Saiba quais são as vulnerabilidades de seu smartphone

Quais são as vulnerabilidades de um smartphone?

Quais são as vulnerabilidades de um smartphone?

Muitas pessoas pensam que pelos smartphones serem uma tecnologia relativamente nova, estes dispositivos não estão tão sujeitos a serem hackeados e explorados por criminosos virtuais tanto quanto os computadores desktop e laptops. Infelizmente, dentro do mundo digital de hoje, os smartphones e tablets estão tão passíveis de serem invadidos quanto qualquer outra máquina.

A diferença primária entre as vulnerabilidades de um computador comum para um smartphone são mínimas, se é que existe alguma, pois no final das contas o smartphone nada mais é do que um computador de mão. A única coisa que muda do ataque de um dispositivo para outro é o método de entrada preferido pelos hackers, mas no final o resultado é o mesmo e a vítima acaba igualmente prejudicada.

Listamos agora as vulnerabilidades mais explícitas dos smartphones e tablets que todos nós corremos o risco de encontrar um dia.


Vulnerabilidades do sistema

A despeito das melhores intenções que as empresas fabricantes destes dispositivos possam ter, é fato conhecido que seus softwares, especialmente o sistema operacional, sempre possuem algum bug ou falha sistêmica que pode muito bem ser utilizada como porta de entrada por hackers.

Para se prevenir deste tipo de problema, sempre instale as atualizações do fabricante tão logo quanto possível, pois uma vez que tal falha é anunciada, até mesmo os hackers que não a exploravam passarão a fazê-lo. Então, fique sempre atento às atualizações do Android e iOS para não ser pego de calça baixa.


Aplicativos maliciosos

Por mais que os aplicativos possam adicionar múltiplas funcionalidades aos smartphones e tablets, eles também podem aumentar significativamente tanto o risco quanto a exposição a práticas hackers conhecidas. Malwares, spywares, entre outros estão na lista dos programas maliciosos que podem, com até certa facilidade, estar inclusos de forma oculta dentro do seu app preferido.

Infelizmente, a quantidade de aplicativos publicados tanto na PlayStore quanto na AppStore faz com que seja impossível de que todos eles sejam profundamente investigados antes de ter seu download liberado. Assim sendo, até mesmo os aplicativos baixados de lojas oficiais podem acabar comprometendo seu dispositivo.

Desta forma, a única maneira de se proteger é escolher muito bem quais e quantos aplicativos você realmente precisa instalar em seu smartphone. Adicionalmente, você sempre pode verificar o distribuidor do app e buscar saber um pouco mais, para ter certeza de que o aplicativo é seguro e que representa um serviço legítimo e livre de sub-programas criminosos.


WiFi insegura

As redes WiFi disponibilizadas em locais públicos como rodoviárias, cafés e livrarias podem facilmente serem inseguras, deixando com que hackers atentos possam conferir cada passo que você dá digitalmente enquanto conectado à este hotspot.

Um hacker experiente pode, com até certa facilidade, invadir o sistema de seu smartphone através de uma rede WiFi pública. Isso permite obter acesso ao seu e-mail, contatos, saber onde você está através do GPS, com quem se encontra, seus dados bancários, número de cartão de crédito e todo tipo de dados relacionados com os acessos e usos através do seu dispositivo.

Alguns especialistas da segurança digital aconselham nunca acessar redes de WiFi públicas. Entretanto, existe outra opção que pode acabar com este problema e acessar uma rede pública de forma segura, que é o uso de um VPN que criptografará a conexão.


Como um VPN completo funciona
Protegendo o smartphone com um VPN

Um bom programa de VPN efetua o tunelamento dos dados enviados e recebidos através de servidores seguros e criptografados, evitando que o hacker possa se aproveitar dos dados trocados entre o usuário e a rede. Mesmo que ele conseguir ter acesso aos dados, não poderá descobrir o seu conteúdo graças à criptografia.

Dentre as opções existentes no mercado para VPN pessoal e corporativo, recomendamos o uso do Steganos Online Shield VPN. Este programa faz mais do que apenas promover a segurança de seus usuários através de uma rede criptografada, ele também possui várias funcionalidades para garantir a privacidade virtual de seus usuários.

Além disso, o VPN da Steganos também possui inúmeras vantagens, como possibilitar o desbloqueio de serviços e websites com restrição geográfica. Para saber na prática como um VPN pode salvar você de um ataque hacker, é só entrar na AppStore ou na PlayStore e baixar a versão para dispositivos portáteis do Steganos Online Shield.

Caso queira usufruir dessa proteção em seu computador pessoal também, é só clicar no botão abaixo e fazer o download da versão de teste do software. Após o botão temos alguns artigos sobre como você também pode usar o VPN da Steganos para conseguir mais vantagens, segurança e privacidade.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Saiba também como:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Online Shield VPN

Online Shield VPN

  • Evita conteúdos bloqueados
  • Segurança em dispositivos Android e iOS
  • Protege a conexão à Internet

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Online Shield VPN

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.