Melhorar a segurança de arquivos confidenciais

Quais são as políticas para melhorar a segurança de arquivos confidenciais

Referencia sobre la imagen

Todas as empresas respeitáveis precisam, e devem, ter políticas criadas especificamente para aumentar e manter a segurança dos arquivos confidenciais. Estas políticas nada mais são do que um conjunto de regras e diretrizes que fomentam uma maior proteção para os dados sigilosos e sensíveis da companhia.

Além de saber se preparar para eventualidades, como brechas de segurança, é igualmente importante conhecer os passos adequados que devem ser dados quando esses problemas ocorrem. A chave para um bom funcionamento, mesmo em tempos de crise, é o preparo antecipado.

Trabalhar na prevençõ é o melhor remédio

Como diz o ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar” e essa frase, apesar de antiga, mantém o valor de suas palavras quando pensamos em segurança digital. Políticas de prevenção devem ser as primeiras postas em pauta pelos interessados em manter a empresa livre de vazamentos, roubos e mau uso das informações armazenadas em seu banco de dados.

A primeira coisa a se fazer é designar um conjunto selecionado de indivíduos que irá zelar e agir para manter as políticas de segurança em vigor. O tamanho real do grupo depende do tamanho da empresa, mas é necessário que o(s) proprietário(s) esteja(m) sempre a par das medidas tomadas e tenham acesso irrestrito aos dados armazenados.

Outra solução muito empregada para garantir a segurança dos arquivos é o uso de programas de criptografia que criam cofres virtuais. Esses programas, quando utilizados devidamente e com acesso restrito, ajudam a resolver a maioria dos problemas envolvidos com roubo de informações e brechas de segurança em geral, pois de nada adianta alguém mal intencionado por as mãos em um arquivo que não conseguirá ler.

Além disso, os arquivos mais importantes devem sempre ser enviados, após passarem por uma criptografia de ponta, para um servidor seguro ou nuvem. O uso desses backups, feito de forma regular, protege a empresa de uma série de dores de cabeça, evitando que qualquer dado sensível se perca ou seja comprometido.

O que fazer quando uma brecha de segurança ocorre

Esta é uma seção da política de segurança que dará mais dor de cabeça e problemas para quem quer que deseje criá-la. É muito mais difícil pensar no que fazer quando o problema acontece e/ou está acontecendo. Entretanto, esta tarefa pode ser suavizada caso as medidas de prevenção tenham sido bem executadas em intervalos regulares.

Um vazamento de informações privilegiadas prejudica tanto os clientes quanto a empresa em si, manchando a reputação da mesma pelo caminho. É nesse ponto que o uso de criptografia e cofres virtuais dentro do ambiente de trabalho se torna algo tão primordial, pois por mais que todo o sistema seja comprometido, você terá certeza de duas coisas: 1.ª, nenhuma das informações importantes podem ser lidas e, 2.ª, caso backups diários tenham sido feitos, não há com o que se preocupar.

Qual programa usar para criar cofres digitais seguros?

Referencia sobre la imagen

Dentre as várias opções disponíveis no mercado, recomendamos o uso do Steganos Privacy Suite. Este programa possui inúmeras opções que podem ser inclusas no dia a dia da empresa para garantir a segurança dos arquivos armazenados, enviados ou compartilhados pela mesma.

Levando em conta as funcionalidades do Steganos Privacy Suite, o profissional encarregado pela criptografia dos arquivos pode fazê-lo sem maiores problemas, precisando apenas de alguns cliques para criar cofres seguros em nuvens, servidores e até mesmo em pen-drives.

Além disso, o Steganos Privacy Suite ainda detém várias outras opções que permitem uma maior privacidade e proteção dos documentos empresariais. Por exemplo, caso inclua nas suas políticas de segurança digital que os arquivos devem ser irrevogavelmente destruídos, utilizar a função “Shredder” do Privacy Suite pode fazer isso de modo que nem uma varredura profunda e completa no disco rígido encontraria tais arquivos, diferentemente de quando utilizamos métodos convencionais de deleção.

Outra boa função do Steganos Privacy Suite é o envio de e-mails criptografados, o que torna as comunicações da empresa algo extremamente confidencial, fazendo com que ela não possa ser exposta em meio à tantos vazamentos de e-mails e comunicações confidenciais que vimos serem notícias nos últimos tempos. Resumindo, se Hillary Clinton tivesse usado o Steganos Privacy Suite para enviar seus e-mails, sua reputação não estaria na situação que está hoje.

Dito tudo isto, devemos mencionar que apenas uma licença do Steganos Privacy Suite pode ser utilizada simultaneamente em até 5 computadores, o que torna o programa ainda mais interessante. Caso queira testá-lo antes de comprar, basta fazer o download da versão de teste que dura 30 dias clicando no botão abaixo e descobrir como apenas um programa consegue prover uma proteção tão sólida e duradoura tanto para você quanto para sua empresa.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Talvez você se interesse em:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.