Quais são os riscos dos VPNs grátis?

Quando o grátis sai caro

Usar VPN

Os VPNs abriram um mundo de novas possibilidades para todos aqueles que desejam proteger seus dados, utilizar serviços fora de seu país, os quais anteriormente estavam bloqueados, e ainda podem navegar anonimamente com estas ferramentas. Devido a isto, hoje existem muitas opções gratuitas que oferecem seus serviços, mas muitas vezes o que não vemos são as letras miúdas nos termos de serviço e como ele nos afeta.

Como diz uma frase muito famosa, o barato (neste caso o grátis) sai caro. Estes VPN grátis têm seus custos como, por exemplo, o custo de manutenção, banda de internet, suporte técnico, folha dos trabalhadores, etc. Então, como eles fornecem um serviço grátis?

Abaixo estão algumas das maneiras como eles ganham dinheiro com seu acesso sem que você faça a menor ideia dos riscos envolvidos:

Vendendo sua banda de internet

Exatamente, e assim como leu, muitos destes VPN gratuitos vendem sua conexão à internet e a capacidade de processamento de seu computador para outros usuários do serviço pago desta mesma companhia. Entre os maiores riscos, está o de uma pessoa mal-intencionada ou hacker usar seu computador para questões ilícitas, fazendo assim que você seja legalmente responsável pelas ações deles, já que a conexão utilizada saiu do seu computador.

Coletando suas informações

Muitos VPNs gratuitos coletam suas informações como, por exemplo, que sites você navega, o que compra online, quais são seus gostos, etc. Todos os dados conseguidos são vendidos posteriormente para empresas de marketing para amostras de publicidade.

Exibindo publicidade

Esta tática é muito similar à anterior, pois uma vez que eles têm controle de sua conexão, eles te exibem publicidade em suas páginas ou até mesmo em seu computador, o que pode ser um risco já que esta publicidade pode conter vírus ou malwares difíceis de tirar que infectariam seu computador.

Monitorando sua atividade digital

Este é o modo mais perigoso modo deles fazerem dinheiro, pois quando você se conecta a estes VPNs gratuitos, eles têm toda a capacidade para ter acesso irrestrito ao seu computador, tendo informações importantes como contas bancárias, senhas, dados confidenciais e etc.

Além de tudo isso, é preciso lembrar que pelo VPN ser grátis, eles são muito lotados de conexões, o que os torna extremamente lentos, então nem pense em assistir à Netflix ou outros tipos de vídeo via streaming.


Como evitar os riscos ao usar um VPN?

Como pode ver, é muito perigoso usar serviços gratuitos de VPN quando existem no mercado opções como o Steganos Online Shield VPN, que são acessíveis para os usuários. O VPN da Steganos oferece uma criptografia segura com o algoritmo AES de 256 bits, que é completamente indecifrável até mesmo para agências de inteligência ou grupos de hackers. Outras características do Steganos Online Shield são: apagar qualquer dado de navegação, ocultar seu navegador, bloquear a publicidade e deixar o rastreamento impossível, para que você possa navegar anonimamente e com a mais alta segurança.

Para usar o Steganos Online Shield VPN siga os passos a seguir:

  • Passo N.º 1: Primeiramente, faça o download do aplicativo clicando no botão abaixo. Também existem versões disponíveis para seu celular, seja ele Android ou Apple.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo N.º 2: Ao terminar a instalação do arquivo baixado, abra-o e selecione em que país deseja parecer que está conectado. Lembre-se de também ativar as opções que preferir.

  • Ativar proteção VPN

    Steganos Online Shield VPN - conexão segura

Simples assim e já está usando um VPN pela Steganos. Não deixe de lado a proteção de seus dados com um VPN gratuito, cuide-se e não se esqueça que o grátis pode sair muito caro.

Talvez os artigos a seguir sejam de seu interesse:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Online Shield VPN

Online Shield VPN

  • Evita conteúdos bloqueados
  • Segurança em dispositivos Android e iOS
  • Protege a conexão à Internet

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Online Shield VPN

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.