Conheça os riscos do uso de um Wi-Fi público e como se proteger com uma VPN

Uma VPN é a proteção mais eficaz contra os perigos de WiFi público

Riscos do wifi público

Longe estão os dias em que as conexões à Internet eram feitas com uma rede telefônica e tínhamos que ir a um cibercafé para continuar trabalhando fora de casa. Com o avanço da tecnologia e a disseminação da Internet, hoje em dia é fácil encontrar redes sem fio onde quer que vamos. Já não é simplesmente em cafés ou restaurantes que encontraremos conexão, mas também lojas, aeroportos, ou mesmo no transporte público. Os espaços de Wi-Fi abertas (ou "Wi-Fi spots" no Inglês) estão se expandindo muito rápido, o que é uma grande vantagem para os trabalhadores que precisam se mover, e para quem quer reduzir o consumo de dados móveis. No entanto, tudo tem suas desvantagens, e a Wi-Fi pública não é a exceção. Neste caso, falamos de questões de segurança e privacidade.

Sendo redes abertas sem qualquer exigência de autenticação, este tipo de conexão sem fio é muito fácil de interceptar por hackers. Os hackers podem fazer várias coisas com essas redes, começando por espiar a atividade de todos os usuários conectados à elas, até roubar suas informações. Os dados utilizados para conectar-se a serviços, seja abrir sessão no Facebook, ou fazer compras online (nunca realize compras online em sistemas portáteis, e muito menos fora de casa!) podem ser capturados. Mais tarde, os hackers podem usar os mesmos dados para se passar por você. Além de espionagem e roubo de tais credenciais, os hackers também podem usar a Wi-Fi pública para a distribuição de malware.

Isso significa que usar redes públicas não é seguro? Não, isso simplesmente significa que devem-se tomar certas precauções. A maneira mais eficaz para se proteger contra esta ameaça são as VPNs. Este tipo de hackers se dedicam a atacar uma vítima fácil, por isso uma pessoa protegida por uma VPN seria descartada. Isso ocorre porque as VPNs são usadas para tunelizar a conexão do nosso sistema até o servidor, de modo que ninguém possa interceptá-la no meio do caminho. Um dos programas que permitem protegerse com uma VPN é o Steganos Online Shield. Sendo um programa especializado em segurança digital, o Online Shield VPN protege a conexão em espaços públicos de forma rápida, fácil e segura para que nossos dados pessoais fiquem protegidos contra tais ameaças.

Tutorial: como proteger informações pessoais durante a navegação com Wi-Fi pública com Steganos VPN
  • Passo 1. Baixe e instale Steganos Online Shield com o link a seguir. Há também disponível uma app no Google Play e na App Store.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Após instalado, abra o programa e veja que existem cinco opções de segurança disponíveis.

  • Proteger conexão do wifi público
  • Passo 3. A opção que deve ativar neste caso é a primeira, "Proteger conexão VPN". A conexão leva alguns segundos para se completar.

  • Utilizar VPN para wifi público

É simples assim. Uma vez conectado a uma VPN, nossa conexão será segura e não vai ser alvo de hackers. Steganos Online Shield também permite usar VPNs para navegar com mais segurança com outros dispositivos portáteis, como iPads.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Online Shield VPN

Online Shield VPN

  • Evita conteúdos bloqueados
  • Segurança em dispositivos Android e iOS
  • Protege a conexão à Internet

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Online Shield VPN

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.