O quê é e como funciona uma VPN?

O que é uma VPN?

VPN ou rede privada virtual

Uma VPN, ou rede privada virtual, é um método usado para dar mais segurança e privacidade à redes públicas e privadas, como pontos de acesso Wi-fi e a Internet. As VPNs são mais frequentemente usadas por empresas para proteger dados confidenciais. No entanto, usar uma VPN pessoal é cada vez mais popular, pois as interações estão passando cada vez mais do meio presencial para a Internet. A privacidade aumenta com uma VPN porque o endereço de IP inicial do usuário é substituído com o de um fornecedor de VPN. Este método permite aos assinantes obter um endereço IP de qualquer local que o serviço VPN oferece. Por exemplo, você pode viver em San Francisco, mas com uma VPN, você pode parecer como se morasse em Amsterdam, New York ou numa infinidade de outras cidades.

Segurança com a VPN

Segurança é a principal razão porque as corporações vem utilizando as VPNs por anos. Existem métodos cada vez mais simples para interceptar dados trafegando em uma rede. Os métodos de Spoofing e Firesheep são duas maneiras fáceis de hackear informações. Uma analogia útil é que um firewall protege seus dados enquanto estão no computador e uma VPN protege os seus dados na rede. As VPNs usam protocolos avançados de encriptação e técnicas seguras de encapsulamento para encapsular todas as transferências de dados pela rede. A maioria dos usuários experientes de computador experientes nem sonharia em conectar à Internet sem um firewall e um antivírus atualizado. Ameaças crescentes à segurança e confiança cada vez maior na Internet fazem de uma VPN uma parte essencial de um sistema bem ajustado de segurança. Checagens de integridade garantem que nenhum dado seja perdido e que a conexão não foi desviada. Já que todo o tráfego é protegido, este método é preferível ào proxy.

Fornecedores de VPN

Existem muitas opções quando se trata de provedores de VPN. Existem alguns fornecedores de VPN que oferecem serviço gratuito e há alguns que cobram pelo serviço VPN. Verificamos que os fornecedores de VPN pagos, como Steganos Online Shield VPN, são preferíveis em vez dos fornecedores de VPN grátis. Eles oferecem gateways mais robustos, segurança comprovada, e velocidade incomparável.

Steganos Online Shield VPN

Versão de teste

Segurisoft Baixar
Configurando uma VPN manualmente

Configurar uma VPN é um processo simples. Geralmente é tão simples quanto inserir um nome de usuário e um endereço de servidor. Os melhores smartphones podem configurar VPNs usando protocolos PPTP e L2TP/IPsec. Todos os principais sistemas operacionais que existem podem configurar conexões de VPN por PPTP. Já OpenVPN e L2TP/IPsec requerem uma pequena aplicação de código aberto (OpenVPN) e download do respectivo certificado.

Protocolos de VPN

A variedade de protocolos e recursos de segurança disponíveis continua a crescer cada dia mais. Os protocolos mais comuns são:

  1. PPTP - PPTP existe desde os dias do Windows 95 O argumento chave para uso do PPTP é que ele pode ser simplesmente configurado em qualquer dos principais sistemas operacionais. Em suma, PPTP cria um túnel de uma conexão ponto-a-ponto sobre o protocolo GRE. Infelizmente, a segurança do protocolo PPTP foi posta em causa nos últimos anos. Ele ainda é forte, mas não é o mais seguro.

  2. L2TP/IPsec - L2TP sobre IPsec é mais seguro que o PPTP e oferece mais recursos. L2TP/IPsec é uma forma de implementação de dois protocolos em conjunto a fim de obter as melhores características de cada um. Neste caso, o protocolo L2TP é usado para criar um túnel e IPsec fornece um canal seguro. Isso contribui para um pacote que traz uma segurança impressionante.

  3. OpenVPN - OpenVPN é uma VPN baseada em SSL que está crescendo bastante. O software utilizado é de código aberto e está disponível gratuitamente. SSL é um protocolo de criptografia maduro, e OpenVPN pode rodar em uma única porta UDP ou TCP, sendo assim, extremamente flexível.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Online Shield VPN

Online Shield VPN

  • Evita conteúdos bloqueados
  • Segurança em dispositivos Android e iOS
  • Protege a conexão à Internet

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Online Shield VPN

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.