O que é a navegação anonima

O que significa navegar de forma anônima

Referencia sobre la imagen

De acordo com a Wikipédia, “Anonimato é a qualidade ou condição do que é anônimo, isto é, sem nome ou assinatura”. Levando este termo para os tempos atuais, temos o tão discutido e, às vezes, condenado tema da navegação anônima na internet. Muitas pessoas buscam por anonimato por uma variedade de motivos, alguns deles legais e legítimos, já outros nem tanto.

Em uma pesquisa conduzida pelo Departamento de Psicologia da Carnegie Mellon University, os estudiosos tentam dar algum sentido para quais são as principais razões que as pessoas busquem ficarem anônimas na rede, explorando também as possíveis causas e repercussões de tais ações.

Mais de 85% das pessoas não sabem o que é navegar anonimanente

Apesar deste tópico ser muito discutido tanto em círculos legais quanto populares, a pesquisa citada acima demonstra que mais de 85% das pessoas não sabe ou não entende a razão para se ter anonimato na rede. Na verdade, as pessoas têm uma ideia vaga sobre como a internet funciona de modo geral e dos perigos encontrados nela.

Ter anonimato na internet é conseguir navegar sem que seus dados ou informações pessoais sejam expostas. Por exemplo, toda vez que nos conectamos, um servidor nos confere um número de IP, este número pode ser facilmente rastreado diretamente para nossa localidade física atual, o que inerentemente expõe o usuário.

Este é apenas um pequeno exemplo de como estamos vulneráveis enquanto online. Outra questão são os resultados diretos da navegação. Para ter uma ideia, toda vez que entramos em um navegador e pesquisamos algo, ou ainda entramos em algum site, várias ferramentas digitais tentam medir nosso comportamento referente a gostos e padrões de comportamento, os quais quando somados ao IP exibem um raio-X completo sobre o que pensamos, comemos, queremos e vivemos e, para completar, nem sabemos quem está lidando com esses dados do outro lado da tela.

Motivos para usar ferramentas que garantam o anonimato

Uma das maiores razões para usuários utilizarem ferramentas de anonimato na rede é o compartilhamento de arquivos p2p. O conceito p2p, apesar de relativamente recente, tem garantido ao público uma liberdade sem limites, onde as pessoas podem repassar o conteúdo desejado para outra diretamente.

Entretanto, muitas leis e regulamentos proíbem ativamente este tipo de prática por conta de direitos autorais e outras questões legais. E esta é a razão pela qual os pesquisadores perceberam que 41% dos entrevistados faziam questão de estarem anônimos ao compartilhar arquivos na rede.

Outro dado interessante é que vários indivíduos relataram preferir o anonimato ao interagir socialmente na rede. As razões pelas quais eles fazem isso são inúmeras, que compreendem desde participar de grupos online a até efetuar compras na net.

Os motivos pelos quais eles decidiram ficar anônimos ao interagir com outras pessoas, entre outros, é o medo de terem suas informações pessoais roubadas e mal interpretadas por terceiros.

Atualmente existem várias discussões correndo no âmbito legislativo e jurídico sobre se o anonimato na rede deveria ser encorajado ou banido por completo. Entretanto, quando se trata de ações pessoais, as medidas legais já se provaram, no mínimo, ineficazes.

Razões pelas quais você deve usar anonimato na internet

Referencia sobre la imagen

Além dos motivos citados acima, o anonimato deve ser usado porque protege a privacidade do indivíduo, deixando que a pessoa navegue despreocupada na rede, sem passar dados pessoais ou comprometedores sobre suas atividades particulares. Isso também é válido para empresas que realizam pesquisas de todo tipo, pois se os entendidos do assunto conseguem entender os padrões de comportamento de indivíduos, imagine o banquete que obtêm quando se deparam com os dados provenientes da navegação corporativa.

Dito tudo isso, é válido explicar que conseguir ficar anônimo na net não é nada complicado hoje em dia, contanto que se utilize as ferramentas corretas. Uma prática que compreende bem todas as facilidades necessárias é o uso de um poderoso programa de VPN. Este tipo de software, além de redirecionar a conexão por outro IP, protegendo o endereço físico da pessoa, também encapsula a conexão, evitando ataques de hackers às informações transmitidas pela rede.

Conheça o Steganos Online Shield

Referencia sobre la imagen

Um desses programas, que faz mais do que apenas funcionar como VPN, é o Steganos Online Shield. Este software faz a utilização de um VPN se tornar algo simples e cotidiano, podendo ser efetuada apenas com um clique.

O VPN da Steganos também oferece outras funcionalidades que fazem do anonimato uma realidade para que você realmente tenha privacidade ao navegar, assim como a possibilidade de apagar cookies automaticamente, bloquear a publicidade, entre outros.

Para fazer o download da versão de teste do Steganos Online Shield, e experimentar como é ficar anônimo na rede, clique no botão abaixo e aproveite uma proteção e privacidade sem limites.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Online Shield VPN

Online Shield VPN

  • Evita conteúdos bloqueados
  • Segurança em dispositivos Android e iOS
  • Protege a conexão à Internet

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Online Shield VPN

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.