Dicas para comprar online com segurança

Aumente a sua segurança na hora de comprar online

A internet se torna parte cada vez mais importante das nossas vidas. Passamos grande parte do tempo conectados, tanto em nossas vidas profissionais como pessoais. Inclusive nosso entretenimento está cada vez mais relacionado com a internet, com o uso de serviços de streaming de vídeo e áudio. O espaço virtual tem ganhado espaço inclusive no que se refere à maneira como consumimos. O e-commerce, ou comércio eletrônico, cresce a um ritmo acelerado no mundo todo. Mas, como comprar online de forma segura? Preparamos uma lista de recomendações que ajudarão você a se sentir mais seguro ao acessar um site e realizar uma compra online. Confira!

Conselhos para comprar online com segurança:
  1. Certifique-se que seu PC esteja atualizado

  2. Manter o PC e seus componentes atualizados, principalmente o navegador e os softwares antivírus e antispyware, é essencial para aumentar a segurança na hora de comprar online. Você pode fazer isso manualmente ou usar ferramentas que indiquem quando os programas precisam ser atualizados, como o Steganos Tuning PRO.

  3. Utilize softwares de segurança

  4. Certifique-se de ter instalado um bom firewall com um nível de segurança alto. Além disso, não deixe de usar um antivírus, anti-malware e antispyware. Outra ferramenta que pode ajudar neste caso, é uma VPN, que criptografa sua conexão à internet, como o Steganos Online Shield VPN. O programa, além de proteger a conexão, ajuda a aumentar sua privacidade online graças às suas outras funções, como o bloqueio de anúncios e o anonimizador de navegação.

    Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  5. Certifique-se que o site use o protocolo HTTPS

  6. Se o site tiver um "s" após http na URL ou um pequeno cadeado no início, é sinal de que o mesmo utiliza o protocolo HTTPS para a transferência de dados. Isso significa que sua informação é criptografada e por isso há maior segurança para preencher os formulários de compra. Outros sinais de segurança que podem ser observados são os selos de garantia e confiança, como os selos da Ebit ou do PCI DSS.

  7. Confira sites de opiniões

  8. Sites como o ReclameAqui no Brasil ou o Trust Pilot, mundialmente conhecido, são excelentes fontes de informação sobre as lojas online. Estes sites disponibilizam espaço para que os usuários possam contar como foi sua experiência nos sites e deixar suas opiniões, reclamações ou elogios. Se você estiver olhando um site pela primeira vez, não hesite em buscar na internet o que outros usuários falam da loja. As redes sociais também podem ajudar com isso.

  9. Criptografe seus dados de login

  10. Se o site pede que você crie uma conta de usuário, como a Amazon, por exemplo, certifique-se de que seus dados de logins estejam sempre seguros. Para isso, uma boa maneira é usar um gerenciador de senhas, como o Steganos Password Manager. Além de criptografar os dados de login, o programa também preenche o formulário de login automaticamente. Assim você não precisa se preocupar em ter que lembrar sua senha. Lembrando que para cada site, você deveria usar uma senha diferente. Para ajudar com isso, o Password Manager inclui uma ferramenta para gerar senhas invulneráveis.

  11. Cuidado com páginas criadas para phishing

  12. Na hora de criar formas de roubar nossos dados, os hackers são muito criativos. Sempre verifique que uma página de compra seja verdadeira. Se você recebeu o link por e-mail, não clique nele e nem preencha nada antes de verificar a veracidade do mesmo. Além disso, tenha cuidado na hora de comprar através de banners online, já que nem sempre estes são confiáveis. Se você seguir todos os passos anteriores, será mais fácil identificar as tentativas de phishing.


Também pode lhe interessar:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Online Shield VPN

Online Shield VPN

  • Evita conteúdos bloqueados
  • Segurança em dispositivos Android e iOS
  • Protege a conexão à Internet

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Online Shield VPN

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.