Criptografar e ocultar arquivos no escritório

A importância de criptografar e ocultar arquivos no escritório

Referencia sobre la imagen

Você realmente conhece e confia na pessoa que trabalha ao seu lado no escritório? Esta é uma das perguntas que todos se fazem quando precisamos deixar algum arquivo importante ou pessoal no computador de trabalho.

Todos têm uma curiosidade moderada, mas algumas pessoas acabam passando os limites. Não são poucos os relatos de chefes que pegaram funcionários fuçando onde não deviam, buscando pela rede arquivos no computador central. Seja o motivo pessoal ou profissional, este tipo de prática é algo que não deveria ser encorajado.

Espionagem industrial ou falta de educação?

Esta é uma questão muito sensível, pois se alguém está mexendo onde não devia, então, a pergunta acima se torna extremamente relevante. Muitas empresas armazenam com descuido arquivos importantes, contendo informações jurídicas, financeiras e pessoais em seus computadores.

Não há como discernir qual é o verdadeiro motivo dessas pessoas fazerem este tipo de busca nos computadores da empresa. Assim sendo, para evitar a espionagem industrial, demissões desnecessárias e dores de cabeça adicionais, políticas para o manuseio de informações relevantes devem ser impostas para o bem do ambiente de trabalho.

Como a criptografia pode ajudar nessa luta

A criptografia é uma prática conhecida por alguns, que consiste em embaralhar os dados de determinado arquivo, para que ele não possa ser lido de maneira alguma sem uma senha específica, pré-determinada no momento de sua criação.

Entretanto, quando a desconfiança atinge os círculos mais íntimos de uma empresa, essas senhas podem não ser o bastante para manter certos arquivos seguros. Assim sendo, existe outra coisa que pode ser feita, a ocultação dos arquivos criptografados.

Um programa que garante a segurança e camuflagem desses arquivos é o Steganos Privacy Suite. Este software, distribuído e mantido pela Steganos, empresa com mais de 20 anos no mercado de segurança digital, possui uma opção muito interessante que se chama “Crypt & Hide”. Essa alternativa, basicamente, criptografa e esconde o arquivo para que ele não seja encontrado, por mais que o curioso seja muito astuto. Veja abaixo um pequeno tutorial sobre como utilizar esta função do Steganos Privacy Suite a seu favor.

Tutorial de Crypt & Hyde do Steganos Privacy Suite

Passo N.º 1: Clique no botão abaixo e faça o download da versão de teste do Steganos Privacy Suite.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Passo N.º 2: Após instalar o programa, abro-o. Caso você visualize a tela a seguir, ignore-a por enquanto e continue testando o programa ao clicar em “Agora não”.

Referencia sobre la imagen

Uma vez na interface do programa, clique em “Crypt & Hide” e prossiga para o próximo passo.

Referencia sobre la imagen

Passo N.º 3: Agora, selecione o arquivo que você deseja esconder, clicando em “Adicionar arquivo” ou “Adicionar pasta”, caso deseje ocultar uma pasta inteira.

Referencia sobre la imagen

Passo N.º 4: Feito isto, clique em “Ocultar” do lado direito da tela, conforme mostrado na imagem abaixo.

Referencia sobre la imagen

Após isso, o programa irá pedir que você selecione um arquivo que tenha um tamanho apropriado para esconder as informações desejadas. Caso ocorra um erro, escolha um arquivo de tamanho maior ou então, se seu arquivo for muito grande, use um .wav de bom tamanho, mesmo que você tenha que ligar o gravador de voz do Windows e fazer uma gravação dos sons de algum vídeo.

Depois desses passos, você irá escolher uma senha. Guarde bem a palavra chave escolhida, pois sem ela o arquivo ocultado se perderá indefinidamente. Caso tenha alguma dificuldade use as opções deixadas pelo Steganos Privacy Suite, como a geração automática de senha, senha por imagens (PicPass) ou então apenas digite uma senha forte a partir do teclado virtual.

E pronto! Agora, toda vez que quiser abrir seus arquivos ocultos, é só ir até o Crypt & Hide do Steganos Privacy Suite e clicar em “Abrir”, posteriormente selecionando o arquivo onde inicialmente os documentos foram escondidos.


Talvez você se interesse em:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.