O que é e como funciona o ataque de DDoS?

O que é o ataque de DDoS?

O que é um ataque de DDoS?

O ataque de DDoS (Denial of Service) ou ataque de negação de serviço é uma prática hacker que visa derrubar sites e serviços online. Este tipo de artimanha utiliza centenas, às vezes milhares, de computadores requisitando um servidor centralizado, terminando por inundá-lo com requests, o que inevitavelmente o faz tirar do ar seus serviços.

Além de danosa para os sites e servidores afetados, esta prática também pode ser nociva para os computadores que são utilizados no ataque. Utilizando de botnets, ou redes de computadores controlados (robôs), os hackers fazem com que vários dispositivos lancem a ofensiva para eles. Enquanto os computadores são “forçados” a efetuarem o ataque através da botnet, eles também ficam expostos a outros tipos de programas hackers.


Roubo de arquivos em meio a um DDoS

Por pior que seja para os servidores afetados, o DDoS pode ser ainda mais para os computadores que, sem o consentimento de seu proprietário, efetuam o ataque. Os protocolos que executam o ataque de negação de serviço podem facilmente ser usados também para comprometer as informações pessoais contidas nos dispositivos infectados.

Praticamente todo tipo de invasão hacker, e os ataques de DDoS, iniciam com a infecção do dispositivo através de um malware. Este tipo de programa malicioso efetua a conexão entre o criminoso virtual e suas vítimas. Nesse ponto, o nível de domínio do hacker sobre o computador atacado pode ser mínimo ou máximo.

A melhor coisa a se fazer é investir pesado na proteção e prevenção contra malwares e vírus. Outra prevenção interessante que protege os arquivos sensíveis do computador de serem usados contra o usuário é a criptografia dos mesmos. Para saber sobre isso e muito mais quanto a como os malwares funcionam e como a prevenção pode ser feita, clique aqui.


DDoS e o roubo de conexão
Roubo de conexão no ataque DDoS

Como dito anteriormente, o hacker utiliza até milhares de computadores para efetuar um ataque de DDoS, efetuando múltiplas conexões em um site, serviço ou servidor. Muitas vezes o usuário que acaba efetuando o ataque de negação de serviço, o faz sem ter ciência de tal.

A tática para esse roubo de conexão, muitas vezes, ocorre através do sequestro do DNS (Domain Name System) do roteador utilizado pela vítima. Isto faz com que o hacker possa escolher a dedo em quais sites ou serviços seu computador entra, o que pode acarretar até mesmo na tentativa de roubo de senhas e logins com sites falsos.

Este tipo de prática ocorre muito através de redes WiFi, onde o hacker que sequestra o DNS pode fazer o que bem entender com todos os dispositivos conectados àquela conexão. Uma das medidas preventivas mais eficazes é não utilizar WiFi públicas e também alterar a senha do DNS de seu roteador pessoal ou corporativo.

De acordo com relatos, as conexões feitas a partir do protocolo IPv6 também são mais vulneráveis a esse tipo de ataque. Então, para você não fazer parte involuntariamente de um ataque de DDoS e nem correr o risco de ter suas informações digitadas na rede roubadas, é importante ter um sistema que avise quando isso ocorre.


Se protegendo do roubo de DNS

Um programa que consegue identificar quando você está sendo vítima de sequestro de DNS é o Steganos Online Shield VPN, um serviço de VPN. Quando utilizamos um VPN, toda a conexão é redirecionada por servidores seguros ao redor do mundo, aumentando as camadas de segurança da rede particular.

O Steganos Online Shield, em particular, possui uma salvaguarda quando se trata do sequestro de DNS. Digamos que você esteja conectado à rede a partir do Online Shield VPN e haja uma tentativa de sequestro de seu DNS. Caso isso ocorra, no exato momento que as informações são trocadas e você começa a ser redirecionado de forma forçada, o VPN da Steganos corta a conexão na hora, dando a você um valioso aviso de que algo está errado.

Após isso, uma reinicialização aos parâmetros padrões do roteador é necessária. Isso fará com que você tenha a chance de trocar as senhas de seu equipamento, evitando que seja pego de calça curta numa situação cabeluda dessas.

Para descobrir como o Steganos Online Shield VPN funciona e ainda descobrir suas outras vantagens, clique no botão abaixo e faça download da versão de teste do programa. Para saber mais dicas de uso sobre ele, aconselhamos a leitura dos artigos a seguir.

Versão de teste

Segurisoft Baixar
Saiba também como:

Assistir conteúdo exclusivo da Netflix US usando um VPN

As razões pelas quais sempre devemos usar VPN no celular

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Online Shield VPN

Online Shield VPN

  • Evita conteúdos bloqueados
  • Segurança em dispositivos Android e iOS
  • Protege a conexão à Internet

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Online Shield VPN

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.