Senhas seguras

O que define uma senha segura?

Os programas da Steganos incluem um gerador de senhas seguras, mas afinal, o que são senhas seguras?

Enquanto algorítimos de criptografia são hoje em dia inquebráveis graças à utilização de múltiplas chaves (128, 256 bits), as senhas continuam sendo o ponto fraco do sistema. Primeiro porque um humano tem que ser capaz de se lembrar da senha; segundo, você precisa inserir a senha de alguma forma e isso facilita o trabalho de um hacker.

Existem várias formas de se quebrar uma senha:

Bisbilhotagem, espionagem, chantagem e truques cibernéticos são todos bons métodos de se obter diretamente uma senha. Métodos técnicos só protegem em casos isolados. Neste contexto tudo depende de quanto o usuário é cuidadoso.

O processo de adivinhação é possível se a pessoa executora conhecer bem o dono da senha e este não tiver escolhido uma senha forte. Erros típicos neste contexto são nomes de parentes, bichos de estimação ou mesmo o número de telefone e data de aniversário como senhas.

Tentativa e erro: A língua alemã, por exemplo, possui entre 300 mil e 500 mil palavras aproximadamente. O dicionário Duden possui 120 mil palavras. O poeta Goethe usa aproximadamente 80 mil palavras em sua obra. Uma pessoa normal usa um máximo de 10 mil palavras no dia a dia. O jornal alemão Bild usa mil e quinhentas palavras em uma edição. Se uma simples palavra for usada como senha, o processo de se descobrir qual ela é gira em torno de centenas de milhares de tentativas. Isso não é nada para um computador moderno.

A biblioteca integrada ao Steganos Safe (assim como ao Steganos Privacy Suite e Steganos Password Manager) te avisa se a senha que você escolher é fraca, comparando-a com mais de meio milhão de combinações. Aproximadamente 0,3 segundos são necessários para cher a segurança de uma senha, em um Pentium 4 de 3Ghz, ou seja, três senhas por segundo. Assim, se você for utilizar uma palavra de algum jornal nacional, este computador levará no máximo 500 segundos para descobrir a mesma. São nove minutos se o hacker tiver ferramentas de automação para o processo.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Se quatro caracteres aleatórios, deles letras maiúsculas, minúsculas e números, são combinados, o resultado será quase 14 milhões de possibilidades. O mesmo computador precisará de 57 dias para quebrar esta combinação. Logicamente o processo pode ser acelerado aumentando o poder computacional. No caso de 8 caracteres aleatórios, o tempo necessário seriam 2 milhões de anos. Assim uma enorme capacidade computacional seria requerida e mesmo assim, num período longo.

Quando for escolher uma senha, você deve primeiramente levar em consideração de quem você quer se proteger. Se você quiser proteger dados pessoais privados, a complexidade da senha poderá ser menor que a proteção de dados corporativos, que são alvos de espionagem industrial. A complexidade cresce ainda mais se estivermos falando de dados governamentais de segurança nacional.

Existem várias estratégias para gerar boas senhas. A melhor de todas é a utilização de um gerador de senhas para criar um mínimo de dez caracteres aleatórios. Estes devem ser escolhidos dentre dezenas de diferentes possibilidades (letras maiúsculas, minúsculas e números). O problema está, claramente, em como você vai se lembrar de uma senha como esta: " 19E#gqCc9z ". Salvá-la em um arquivo digital ou escrevê-la pode lhe dar uma ajuda bem limitada. Mesmo usando um gerador de senhas você ainda vai ter que se lembrar da senha mestre. E ela torna o processo inútil se você a guardar em um papel perto do seu teclado. Se este não for o caso, o gerador de senhas é a melhor opção para o mundo virtual de hoje, onde dezenas precisam ser lembradas diariamente.

Abreviações de frases são boas alternativas para uma senha segura. "OlhaqueCoisamaisLinda" pode, por exemplo, ser uma boa opção de senha mestre para utilização de um gerenciador e de um gerador de senhas.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.