Por que devemos limpar o registro do PC com frequência?

Razões para limpar o registro do Windows


limpeza de registro do pc

Problema no registro do Windows é uma grande fonte de atraso no processamento e lentidão em geral do equipamento. Por isso, é tão importante limpar sempre que possível o registro do PC.

O Windows funciona muito bem logo que terminamos uma formatação ou o recebemos do técnico. Mas isso não dura muito conforme vamos utilizando o PC, dia após dia instalando e desinstalando programas.

Isso ainda é mais alarmante quando os programas instalados não são completamente fiáveis, inserindo múltiplas entradas de registro no nosso computador, o que pode causar inúmeros erros e aquela demora em abrir o Skype, Chrome e Firefox.


Como funciona o registro do Windows?

De forma simples, o registro do Windows nada mais é do que o lugar onde o sistema guarda as informações básicas sobre como irá executar certo programa. Digamos que você instale o programa “X”, no registro do Windows são feitas entradas que mostram ao computador a partir de onde executá-lo e as dependências do sistema que ele precisa ter acesso para funcionar bem.

Quase todos os programas adicionam várias entradas de registro quando são instalados. Raros são os casos em que um programa apenas insere uma entrada no registro do Windows. Uma vez que essas entradas estejam inseridas e corretamente sincronizadas com os registros do PC, o dito programa roda assim como foi designado por seus desenvolvedores.


Razões para limpar o registro do PC

Sempre que desinstalamos um programa e, em alguns casos, os atualizamos, algumas das entradas feitas por eles no momento inicial da instalação se tornam inválidas, ou são substituídas por outras entradas que foram feitas posteriormente.

Isso ocorre de forma corriqueira e não é segredo para ninguém que caso as entradas não estejam apontando para algo válido e existente dentro do sistema, erros começam a acontecer.

Veja da seguinte forma: se você desinstalar um programa e as entradas dele não forem apagadas como deveriam, o computador continuará tentando encontrá-lo a partir do registro, gastando processamento e memória na tentativa vã de executar algo que não está mais disponível.

Essa é a razão tão importante por trás de limpar o registro do PC. Ao limpar esse registro do Windows com um programa especializado como o Steganos Tuning PRO você irá eliminar essas entradas inválidas de forma simples e segura.

O motivo pelo qual nunca devemos tentar eliminar essas entradas manualmente é que podemos acabar excluindo acidentalmente alguma entrada de registro ativa, o que consequentemente pode ter resultados devastadores para a estabilidade do sistema operacional.


Como desfragmentar o registro

Se você quiser usar o Steganos Tuning PRO para fazer essa tarefa verá que ela pode ser feita com facilidade ímpar, sem você correr risco algum de excluir nenhuma entrada importante.

Caso deseje testar o Steganos Tuning PRO para limpar seu registro, faça o download da versão de teste ilimitada do programa clicando no botão abaixo e descubra como seu computador pode e deve ficar mais rápido e fluído.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Para saber como usar o Steganos Tuning PRO para limpar o registro do Windows, veja um tutorial clicando aqui.

Artigos relacionados:

Motivos para atualizar os drivers do computador

Saiba o que é e porque você deve desfragmentar os registros do PC

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Tuning PRO

Tuning PRO

  • Limpa mais de 200 aplicativos e apaga dados inúteis
  • Inicia sessão de Windows até 40% mais rápido
  • Atualiza automaticamente mais de 35.000 aplicativos e drivers

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Tuning PRO

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.