Saiba o que é a desfragmentação de registro

Por que devemos desfragmentar o registro do PC?


desfragmentacao de registro do windows

Nosso computador fica lento por uma série de motivos diferentes. Esses fatores são determinantes em quão fluído nosso sistema operacional pode ser. Um dos problemas mais recorrentes é a fragmentação do registro do Windows.

Dentre todos os problemas encontrados nos PCs com sistema operacional Windows, a fragmentação de registro realmente pode ser um dos piores.


Como funciona o registro do Windows

O registro do Windows nada mais é do que uma lista onde o sistema operacional, literalmente, escreve os nomes dos programas, onde eles estão instalados, quais são os outros arquivos de sistema que ele necessita para funcionar adequadamente e etc.

Desta forma, sempre que instalamos um novo programa, uma nova entrada ou várias são criadas para especificar ao sistema que aquele programa “X” utiliza os arquivos “W”, “Y” e “Z” do Windows e que ele se executa a partir do caminho “F:/Arquivos de Programas/Programa X/”.


O que acontece quando um programa é desinstalado

Toda vez que desinstalamos um programa, o desinstalador tenta retirar essas entradas que foram feitas no registro do Windows quando o referido software foi instalado. Por vezes ele não consegue, deixando uma entrada inválida no sistema.

Entretanto, quando ele consegue fazer isso, naquela lista anterior temos um espaço vago, que não será reutilizado pelo sistema ao menos que ele não tenha mais espaço. Quando isso ocorre é que as coisas ficam estranhas.

Assim que o registro do Windows não possui mais espaço para adicionar novos programas, o sistema operacional começa a utilizar as entradas de programas já excluídos de qualquer jeito, fragmentando as entradas dos novos programas.

Ou seja, se o programa “X” for instalado com três entradas de registro e não houverem entradas sequenciais suficientes, ele irá fazer isso onde bem puder. Agora, é nesse momento que o Windows começa a agir de forma estranha.

Pois, como o programa lida com a demora do sistema em ler que ele precisa das outras entradas para trabalhar apropriadamente? E é isso que pode gerar um atraso considerável tanto para sua operação quanto a do sistema operacional.


Como desfragmentar o registro

Desfragmentar o registro do Windows realmente é uma tarefa ingrata. Manualmente é algo praticamente impossível de fazer. Contudo, graças a programas terceirizados como o Steganos Tuning PRO, essa tarefa se tornou muito mais simples de executar hoje em dia.

Com o Steganos Tuning PRO, em apenas alguns cliques, é possível desfragmentar as entradas do registro do Windows de forma simples e rápida. Além disso, o Steganos Tuning PRO também permite que outras otimizações sejam feitas ao sistema para que ele se torne fluído novamente.

Então, para testar o Steganos Tuning PRO, clique no botão abaixo e faça o download da versão de teste ilimitada. Se quiser saber como utilizar o Tuning PRO para desfragmentar o registro do Windows, clique aqui.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Artigos relacionados:

Dicas para reduzir a temperatura da CPU

Maneiras para reduzir o consumo de bateria

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Tuning PRO

Tuning PRO

  • Limpa mais de 200 aplicativos e apaga dados inúteis
  • Inicia sessão de Windows até 40% mais rápido
  • Atualiza automaticamente mais de 35.000 aplicativos e drivers

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Tuning PRO

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.