Como limpar um PC Windows para melhorar o seu rendimento

Limpar o PC com Windows não é uma tarefa impossível


Como limpar o PC com Windows

A lentidão no computador e falta de espaço são problemas que normalmente andam de mãos dadas. Então, é de primordial importância limpar o PC sempre que possível, excluindo arquivos inúteis, programas não utilizados e entradas de registro que apenas atrapalham. Mas essa tarefa não precisa ser complexa, basta utilizar o auxílio de um otimizador.

Um otimizador é um programa que reconfigura seu PC de forma automática, tornando assim a lida de limpar um PC com Windows mais fácil, simples e tranquila. Tudo o que é necessário é selecionar um bom programa que seja completo o bastante e atenda os requerimentos preestabelecidos que apresentaremos a seguir.


Como escolher um bom otimizador para limpar o PC

  • Facilidade para excluir arquivos desnecessários

    Conforme mencionado anteriormente, o acumulo de arquivos desnecessários no PC faz com que ele acabe ficando lento, já que todos os dados do HD precisam ser indexados pelo Windows antes que possamos acessá-los.

  • Lixeira vazia é sinônimo de velocidade

    Uma das primeiras coisas que um técnico que otimizará o PC de seu cliente busca é saber se a lixeira do Windows está cheia. Por vezes não utilizamos o Shift + Delete, deixando a lixeira repleta de dados, os quais não são mais armazenados no HD, mas sim na memória interna do PC.

    Por sua vez, se a memória estiver muito ocupada com lixo, ela não conseguirá ter o processamento desejado. Contudo, é importante também excluir de forma definitiva esses arquivos, algo que o Windows não permite.

  • Possibilidade de limpar o registro

    O registro do Windows é uma lista onde o sistema “anota” todos os programas instalados e onde eles podem ser encontrados no PC. Mas quando deletamos esses programas, nem todos eles apagam-se automaticamente do registro, deixando o computador à buscar por eles mesmo que não estejam mais lá.

    Isso pode causar um erro de processamento, forçando o equipamento a ficar procurando pelos arquivos correspondentes do registro, gastando poder de processamento que deveria ser utilizado em outro lugar.

  • Além de limpar o registro, também é preciso desfragmentá-lo

    Assim como o disco rígido, o registro guarda seus dados de forma sequencial. Mas conforme ele fica cheio, começa a reutilizar espaço, forçando dados em espaços menores do que o necessário.

    Essa falha pode deixar o Windows ainda mais lento, forçando-o a buscar por registros que estão fragmentados. Para solucionar isso temos de desfragmentar o registro, mas não existe ferramenta nativa no sistema para fazer isso, razão pela qual devemos usar um desfragmentador.

  • Facilitar na hora de gerir os dados multimídia

    Dados multimídia são todos aqueles vídeos, áudios e imagens que, como bem sabemos, podem ocupar um espaço monstruoso no HD. Se considerarmos que um vídeo gravado em uma câmera de 8 MP com alguns minutos pode ter até 600 MB, é fácil de entender a necessidade de um auxílio para localizar e gerir esses dados.


Descubra todo o poder de um otimizador

Um otimizador só é tão poderoso quanto suas opções o permitem. Um exemplo de software que abrange todos os requisitos citados acima é o Steganos Tuning PRO. Esse programa torna simples o manejo e gestão das questões apresentadas aqui, permitindo que você seja seu próprio técnico de informática com uma pequena ajuda.

Além disso, o Steganos Tuning PRO também auxilia você a lidar com outros problemas inerentes ao Windows, como a inicialização dos programas e atualização dos drivers de seu sistema. Para entender na prática como esse programa funciona, clique no botão abaixo e faça o download da versão ilimitada de teste.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Saiba mais sobre como o Steganos Tuning PRO pode te ajudar a deixar seu PC mais veloz, limpo e atualizado:

Otimize a velocidade da sua internet com o Tuning PRO

Saiba como atualizar os drivers do seu PC facilmente

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Tuning PRO

Tuning PRO

  • Limpa mais de 200 aplicativos e apaga dados inúteis
  • Inicia sessão de Windows até 40% mais rápido
  • Atualiza automaticamente mais de 35.000 aplicativos e drivers

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Tuning PRO

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.