Criar um cofre virtual num CD

Mídia frágil ou permanente?

Nos áureos anos 90, o CD foi uma das inovações mais incríveis que todos viram aparecer. Era pequeno, armazenava uma quantidade abundante de dados em comparação aos outros modelos e ainda era estiloso. O tempo passou e depois dele veio o DVD, seguido pelo Blu-Ray, pen-drive e HD externo. Todos estes modelos são fantásticos mas apresentam alguns problemas.

O CD, por exemplo, grava mais ou menos 700 mb, porém continua sendo a mídia mais barata que se pode encontrar, saindo por apenas alguns centavos. O DVD e Blu-Ray armazenam de 4 a 200 GB sendo mídias top de mercado, devido a isto custando o olho da cara. Estas são as mídias chamadas “permanentes” pois na maioria dos casos não se pode apagar o que foi gravado. Diferentemente dos outros dispositivos como pen-drives e HDs externos, estes podem ter seus dados apagados e regravados com relativa facilidade, o que também lhes confere um custo extra na hora da compra.

Então, na hora de escolher seu sistema de arquivamento, é essencial pesar os prós e contras e escolher aquele que terá e melhor custo benefício para seu bolso. Contudo caso queira gravar algo e não deseje que este possa ser alterado de maneira alguma, as mídias permanentes são a solução ideal para você.

Criptografar arquivos


Segurança em primeiro lugar

Existe um mercado imenso para a venda e compra de dados pessoais e confidenciais no mercado negro da internet. Este tipo de lugar é apinhado de hackers que não irão pestanejar antes de roubar, adulterar e sugar até a última gota de seus dados, privacidade e até mesmo processamento que você possa oferecer. Uma boa maneira de manter estas pragas virtuais longe de suas informações é a utilização de cofres virtuais.

Cofres virtuais, de qualidade, são programas de última geração que visam colocar múltiplas senhas calculadas e geradas aleatoriamente em seus arquivos a partir de uma chave, pessoal, fornecida pelo usuário na hora da criação do mesmo. Assim, criptografando suas informações para que hacker nenhum possa tocá-la e fazer de sua vida um inferno. Uma boa opção para isto é o Steganos Safe, que cria estes cofres virtuais de uma maneira fácil e intuitiva.


Utilizando o Steganos Safe

Vamos agora à um passo a passo sobre como fazer sua proteção anti-hacker em um CD. Lembrando que você pode utilizar um DVD e Blu-Ray de qualquer tamanho para este mesmo procedimento.

Download: Clique no botão abaixo e faça o download do Steganos Safe. Esta é uma versão teste que lhe dará uma boa noção de como funciona o programa.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

CRIAÇÃO DO COFRE

  1. Abra o programa baixado e o instale. É uma instalação bem simples de se fazer, é só seguir as instruções na tela. Tendo feito a instalação, abra o programa a partir do atalho da área de trabalho. A seguinte tela irá aparecer, clique em “Criar um novo Safe...”

  2. Criar novo Portable Safe

    Caso ainda não tenha comprado o programa, a tela abaixo vai aparecer em vários momentos durante o processo de criação deste cofre, mas não se preocupe, clique em “Agora não” para seguir testando o produto e vá para o próximo passo.

    Versão de teste Steganos Safe

  3. Após isso, você terá três opções para escolher na próxima tela, clique me “Portable Safe”, para continuarmos com a criação de nosso Cofre no CD.

  4. Cofre virtual portátil

  5. Na tela seguinte, selecione “Mídia Óptica” e clique em “Seguinte”. Após esta tela, virá outra onde você deve escolher o tamanho da sua mídia de gravação. Neste caso específico estamos trabalhando com um CD, mas caso tenha outro tipo de dispositivo de armazenamento, escolha o tamanho de acordo. No envelope do seu CD/DVD/Blu-Ray normalmente está dizendo qual é o tamanho do armazenamento da mídia. Tendo escolhido, clique em “Seguinte”.

  6. Definir tamanho unidade segura

  7. Nesta tela, digite sua senha de preferência ou utilize um dos recursos disponíveis para gerar uma senha de alta segurança, como senha por imagem, senha aleatória ou teclado virtual. E prossiga clicando em “Seguinte”

  8. Senha para proteger arquivos

  9. Aguarde alguns momentos enquanto o programa cria sua pasta de transferência. Assim que ela estiver pronta a seguinte tela se abrirá. Clicando onde está circulado em vermelho vai lhe levar para uma janela do Explorer, onde você colocará todos os arquivos que deseja guardados em seu novo cofre do CD.

  10. Tendo já selecionado e copiado todos os arquivos desejados pra a pasta, volte à janela do Steganos Portable Safe e clique em “Seguinte.

    Criptografar arquivos

  11. Este passo pode se um pouco complicado, mas siga atentamente as instruções e tudo dará certo. Clique em “Exibir arquivos” conforme está circulado em vermelho na imagem. Então agora você deve gravar todos os arquivos da pasta que abriu em seu CD. Com seu programa tradicional de gravar cds mesmo. Caso não possua um instalado, pode realizar esta tarefa facilmente com o próprio Windows. Tendo gravado a imagem no seu CD, pode retornar ao Portable Safe e clicar em “Finalizar”.

  12. Exibir arquivos criptografados

UTILIZANDO O COFRE

  1. Agora que você já fez o Cofre, é hora de utilizá-lo. Abra seu CD normalmente e você então verá que há um arquivo chamado “cdstarter.exe”. Este arquivo abrirá a tela abaixo, nela vamos clicar no cofre, circulado em vermelho, para abrirmos o mesmo.

  2. Cofre virtual em um CD

  3. O cofre lhe pedirá que escolha em qual unidade deseja abrir o mesmo. Basta escolher a letra de sua preferência, isto não altera em nada o resultado final. Após ter escolhido clique em “Seguinte”.

  4. Abrir unidade segura portátil

  5. Uma janela se abrirá para que você digite aquela senha escolhida no 4.º passo da criação do cofre. Assim que fizer isso o cofre estará aberto e pronto para uso no drive que escolheu no passo anterior. Para abri-lo clique onde o círculo vermelho indica abaixo. Para fechar o cofre é só clicar no cofre que está demonstrado na tela seguinte e aguardar alguns instantes.

  6. Fechar cofre virtual portátil

Pronto, agora você já sabe como criar e utilizar um cofre virtual num CD. Mantenha sempre seus dados seguros deixando seu cofre fechado e o CD fora da bandeja quando não estiver utilizando o mesmo. O cd com o cofre gravado pode ser visualizado em qualquer computador com toda a segurança que você e seus dados merecem.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.