Criando e gerenciando senhas

Como criar e gerenciar senhas no Password Manager

No Steganos Password Manager, Suas senhas são distribuídas em QUATRO campos: Senhas, Contas Bancárias, Cartões de Crédito e Favoritos Privados. Quando você abre um chaveiro pela primeira vez, somente verá o nome do mesmo, por exemplo: "Senha privada". Você pode adicionar categorias, subcategorias, atribuir imagens e criar chaves/entradas para cada uma.

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Criar e gerenciar categorias


Criar nova categoria

Clique com o botão direito do mouse no nome do seu chaveiro e selecione a opção "Adicionar nova categoria". Como alternativa, pode clicar em "Editar" na barra de menu depois em "Nova categoria", ex: "Compras". Você também pode criar sub categorias, ex.: "Roupas", "Comida", "Software", etc. Em cada uma você pode criar e gerenciar entradas.


Atribuir um ícone para uma categoria

Você pode atribuir ícones para suas categorias. Clique na pasta de ícones ao lado do campo de entrada e, até quanto estiver criando uma nova categoria ou quando você clicar com o botão direito em "Renomear categoria". O ícone vai ser agora mostrado ao lado do nome da categoria. Para remover este ícone, repita o processo e selecione a pasta de ícones original.


Renomeando uma categoria

Para renomear uma categoria, clique com o botão direito na mesma e selecione "Renomear categoria". Introduza o novo nome e clique em "OK".


Deletando uma categoria

Para deletar uma categoria clique com o botão direito do mouse na mesma, selecione "Excluir categoria" e clique em "Sim". Entradas de senhas que ainda estiverem incluídas nesta categoria serão movidas para a categoria principal.


Criando e gerenciando entradas de senhas:


Criando nova entrada

Para criar uma nova entrada, clique com o botão direito do mouse na categoria que você deseja adicionar a entrada e selecione "Adicionar uma nova entrada". Agora introduza a descrição para a entrada, ex.: "Steganos Online Shop". Coloque seu nome de usuário e sua senha nos campos apropriados. Opcionalmente você poderá usar o Gerador de Senhas para criar uma, clicando no segundo ícone ao lado do campo senha. Você pode colocar um endereço de um site como www.segurisoft.com.br. Se você fizer isso, dados do seu login serão armazenados e organizados automaticamente quando você entrar neste endereço. O campo "Sobre" guarda informações adicionais, ex.: o nome do contato do SAC (serviço de atendimento ao cliente) e outras. Após a adição de todos os dados, salva a entrada clicando em "OK" no canto direito.

Informações: Para melhorar a segurança, todas as senhas são mostradas como oito asteriscos, não importa quantos caracteres ela possua. Desta forma ninguém pode tirar conclusões pelo tamanho da mesma. Se você quiser ver sua senha, clique no ícone ao lado campo senha


Usando entradas

Se você quiser usar uma entrada, clique nela na parte esquerda da estrutura em árvore. Clicando no ícone de globo ao lado do campo de endereço do site, na parte direita da janela, abrindo a mesma. Agora você pode "arrastar" e "soltar" noa campos apropriados , ex.:"Nome de usuário" e "Senha". Se você tiver ativado o auto preenchimento, os campos do site serão preenchidos automaticamente com todas as informações necessárias.


Editando uma entrada

Se você quiser editar uma entrada, clique na parte esquerda da sua estrutura em árvore. Agora clique em "Editar", ao lado do campo descrição. Edite a entrada e salve suas alterações clicando em "OK".


Renomeando uma entrada

Se você quiser renomear uma entrada, clique com o botão direito nela, na visão de árvore, e selecione "Renomear esta entrada". Entre o novo nome na janela que aparecerá e clique em "OK".


Movendo uma entrada

Se você quiser mover uma entrada para uma categoria diferente, clique com o botão direito nela e selecione "Mover entrada para categoria", e então selecione a categoria desejada.


Campos de entradas adicionais, visão expandida

Para ativar a visão expandida selecione "Exibir" -> "Expandida" na barra de menu. Na visão expandida você pode expandir entradas existentes criando novos campos que podem ser arrastados e deixados em formulários de sites. Você pode adicionar um campo de descrição padrão no campo esquerdo e o conteúdo no campo direito, como "Rua", "CEP", "Número de telefone", "Endereço de e-mail", etc. Salve suas entradas clicando em "OK". Você pode arrastar e soltar qualquer nome de login, entrada de senha ou mesmo a descrição do formulário em um site.


Anexando arquivo

Se você quiser anexar um arquivo a uma entrada, clique com o botão direito do mouse na entrada e depois clique em "Anexo" -> "Anexar arquivo". Selecione o arquivo que você deseja anexar e clique em "Abrir". O anexo vai ser exibido na parte de baixo da entrada: abra-o clicando nele.

Informação: Você pode anexar arquivos JPG, PNG e de texto até o tamanho de 64 KB.

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/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 18

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