Os problemas em ter um HD lotado

As maiores consequências de se ter um HD cheio


problemas pc hd lotado

O HD é fundamental para o bom funcionamento do computador. Responsável pelo armazenamento e integridade de arquivos, esse periférico, quando fora de seu desempenho ótimo, causa tremendas frustrações dentre os usuários.

Contudo, para entendermos como solucionar uma situação, devemos primeiro entende-la a fundo. Por isso, veremos adiante alguns dos problemas mais comuns relacionados à sobrecarga dessa peça tão importante:


Desempenho comprometido

Um dos problemas mais associados ao HD cheio é o desempenho comprometido, principalmente no que remete ao sistema operacional. Imagine que você tem que passar objetos por uma porta. Quanto mais objetos, mais estreita parecerá a abertura e, portanto, mais tempo levará para que tudo atravesse.

Nesse sentido, entenda que, ao iniciar o computador, vários programas e arquivos precisam ser executados, se o HD estiver muito cheio, o sistema ficará sobrecarregado ao iniciar, fazendo com que o computador fique lento ou que os programas não funcionem corretamente.


Fragmentação de disco

Seguindo a mesma linha sobre desempenho e bom funcionamento, um dos motivos que pode levar o seu HD a ficar sobrecarregado é a fragmentação de arquivos. Isso ocorre ao instalar e desinstalar programas e jogos, ou quando o sistema operacional tenta salvar um arquivo muito grande e não consegue executar a ação de uma vez só (ele parte o arquivo em vários segmentos menores para tornar o armazenamento mais fácil).

Como consequência, a performance desses programas fica prejudicada, já que a grosso modo, o computador lê cada porção em partes diferentes do disco e demora mais para fazê-lo.


Memória virtual

A memória virtual, basicamente, é um meio que o sistema operacional tem de diminuir a sobrecarga da memória principal (RAM). Quanto a RAM do seu computador é limitada, o HD “ativa” essa memória virtual para que as funções do software fiquem mais otimizadas, contudo, quando ele está muito cheio, ela não funciona direito e o computador fica com problemas de lentidão e travamentos.

Quando algum desses problemas surge, é necessário arrumar uma solução o mais rápido possível, para que nenhum arquivo ou programa importante seja comprometido e para que a máquina volte ao funcionamento normal.


Uma maneira simples de solucionar esses, e outros problemas que causam a lentidão, travamento e dificuldades adversas do computador, é a utilização de um otimizador que faça o trabalho pesado em seu lugar.

Dentro desse âmbito, um programa que resolve essas, e outras questões, é o Steganos Tuning PRO, um programa de limpeza inteligente que, com apenas alguns cliques, possibilita a limpeza do HD.

Com sua opção “Limpar PC”, o Tuning PRO pode ajudar você a identificar os arquivos que estão sobrecarregando seu sistema e até mesmo desfragmentar sua unidade com apenas um clique. Para saber mais sobre o software na prática, clique no botão abaixo e faça o download da versão de teste ilimitada. Além disso, abaixo do botão colocamos alguns tutorias sobre como você pode utilizar exatamente essas opções para aproveitar um computador mais rápido, leve e limpo.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Artigos relacionados:

Motivos para atualizar os drivers do computador

Saiba o que é e porque você deve desfragmentar os registros do PC

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Tuning PRO

Tuning PRO

  • Limpa mais de 200 aplicativos e apaga dados inúteis
  • Inicia sessão de Windows até 40% mais rápido
  • Atualiza automaticamente mais de 35.000 aplicativos e drivers

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Tuning PRO

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.