Qual é a diferença entre limpeza e desfragmentação de registro?

Entenda quais são essas tarefas de otimização de seu PC

limpiar registro Windows


Em primeiro lugar, o que é o registro do Windows?

Segundo o Microsoft Computer Dictionary, o registro é “uma base de dados hierárquica central utilizada [...] com a finalidade de armazenar a informação necessária para configurar o sistema para um ou vários usuários, aplicações e dispositivos de hardware. O registro contém informação que o Windows utiliza como referência continuamente, por exemplo, os perfis de usuários, as aplicações instaladas no equipamento e todos os tipos de documentos que cada aplicação pode criar, as configurações das propriedades para pastas e ícones de aplicações, os elementos de hardware que existem no sistema e as portas que estão sendo utilizadas”.

A definição evidencia o fato de que o registro tem um papel fundamental no funcionamento do PC. Tanto o sistema como os programas instalados acessam o registro para consultar a informação necessária para sua execução.

Logo, quando o registro acumula informação desnecessária demais, como entradas inválidas geradas a partir da instalação e desinstalação de programas, o usuário pode começar a notar uma queda no rendimento do PC. Isso ocorre pois cada uma das consultas ao registro demorará mais tempo para ser realizada, tornando o processamento mais lento. Aqui é onde entra a limpeza de registro, que se trata de eliminar essas entradas inválidas, possibilitando que o sistema e os programas possam encontrar a informação armazenada no registro mais rapidamente.


Então, o que vem a ser a desfragmentação de registro?

Mesmo depois de eliminar as entradas inválidas com a limpeza do registro, continuam a existir espaços vazios, onde tais entradas estavam armazenadas. Esse espaço vazio é um espaço inutilizado que provoca, o que conhecemos como, a fragmentação do registro. Para compactar o registro e eliminar o espaço inutilizado é feita a desfragmentação do registro.


Como limpar e desfragmentar o registro de forma segura?

Apesar da limpeza e desfragmentação do registro poderem ser feitas manualmente caso o usuário tenha conhecimentos avançados do editor de registro do Windows, o mais recomendável é utilizar uma ferramenta de otimização do PC que inclua essas funcionalidades. Os otimizadores do PC permitem a limpeza do registro ou que sua desfragmentação seja feita de forma simples e segura. O Steganos Tuning PRO, por exemplo, conta com a opção SmartCleaner, que possibilita, entre outras coisas, a limpeza e/ou desfragmentação do registro com apenas um clique. Em ambos os casos, existem opções avançadas para uma limpeza ou desfragmentação mais personalizada. Siga as indicações a seguir para usar o Tuning PRO para limpar e desfragmentar o registro:

  1. Em primeiro lugar, baixe a versão de teste com funcionalidade completa por 7 dias clicando no botão abaixo.

  2. Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  3. Depois de instalar o programa, abra-o em seu PC para que o Tuning PRO inicie a análise de seu sistema e encontre recomendações de otimização. A análise pode demorar alguns minutos dependendo do espaço ocupado em disco.

    Steganos Tuning PRO

  4. Quando a análise terminar, clique em “SmartCleaner” na interface principal para ver as opções de otimização.

  5. SmartCleaner optimizador del PC

  6. Agora, basta clicar em “Limpar” em “Limpar registro” e em “Desfragmentar” em “Desfragmentar registro” para iniciar a limpeza e desfragmentação de registro.

  7. Limpiar registro y desfragmentar registro

Para maiores informações sobre as funções de otimização do Tuning PRO, consulte nossos guias e uso do programa.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Tuning PRO

Tuning PRO

  • Limpa mais de 200 aplicativos e apaga dados inúteis
  • Inicia sessão de Windows até 40% mais rápido
  • Atualiza automaticamente mais de 35.000 aplicativos e drivers

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Tuning PRO

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.