Por que devemos atualizar o driver da placa de áudio?

Motivos para manter o driver de áudio atualizado


razoes para atualizar o driver placa de audio

Um dos maiores prazeres que existem no mundo é poder ouvir uma boa música ou ver um filme com ótima qualidade sonora. Com os computadores isso ficou ainda mais fácil. Entretanto, um fato pouco conhecido que altera bastante a qualidade do som é o driver da placa de áudio.

Os fabricantes com certa frequência liberam novas versões de seus drivers, o que além de conferir mais qualidade para os cartões de áudio também solucionam problemas de segurança e compatibilidade que podem ocorrer com a atualização do sistema operacional.

Isso é ainda mais evidente nos sistemas Windows, uma vez que pelo menos 1 vez por ano a Microsoft libera uma nova versão que, basicamente, deixa todos os programas instalados no software carentes de uma atualização para que tenham sua utilização otimizada novamente.


Problemática do driver de áudio desatualizado

Quem nunca teve o problema de não ter som no computador logo após uma instalação do sistema operacional? Caso esse não tenha sido seu problema, isso pode vir a acontecer no futuro.

Quando o sistema operacional é instalado, todos os drivers correspondentes precisam ser instalados corretamente, caso contrário existe o risco daquele serviço do computador não funcionar corretamente ou, em raros casos, até mesmo queimar o equipamento.

Isso também é verdade quando ocorre a necessidade de atualizar os drivers, uma vez que por vezes as versões anteriores estão com algum bug, ou até mesmo uma vulnerabilidade que compromete toda a segurança do sistema.

Então, assim que possível, é preciso verificar se seu computador está com todos os drivers atualizados, inclusive o driver da placa de áudio.


Como funciona o driver do cartão de áudio?

Um driver, de modo geral, dá instruções técnicas para o sistema em forma pragmática sobre como o dispositivo se comunica com o sistema operacional, deixando-o, de fato, devidamente funcional.

De forma resumida, o sistema operacional abre os arquivos que por sua vez requerem o acesso ao driver, que subsequentemente se comunica com o equipamento, no caso da música ou vídeo, fazendo o fone de ouvido ou caixa de som emitir o conteúdo sonoro.

Então, se você quiser garantir tanto a qualidade do som de sua máquina quanto a integridade de seu sistema, a melhor opção é manter esse driver atualizado. Para fazer isso, a melhor opção é utilizar um otimizador.


Um otimizador para atualizar o driver da placa de áudio

Enquanto existem vários programas na internet que oferecem essa funcionalidade, nenhum outro permite tanta segurança e ferramentas diversificadas para esse fim quanto o Steganos Tuning PRO.

Com o Steganos Tuning PRO é possível atualizar tanto o driver do cartão de áudio quanto dos outros dispositivos de forma simples e prática, com apenas um clique. O programa verifica todos os driver existentes e lista os que precisam de atualização de acordo com fabricante.

Para saber como funciona na prática o Steganos Tuning PRO, faça o download da versão de teste ilimitada e descubra como é ter seu computador 100% otimizado com as opções do programa.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Artigos relacionados:

Motivos para atualizar os drivers do computador

Saiba o que é e porque você deve desfragmentar os registros do PC

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Tuning PRO

Tuning PRO

  • Limpa mais de 200 aplicativos e apaga dados inúteis
  • Inicia sessão de Windows até 40% mais rápido
  • Atualiza automaticamente mais de 35.000 aplicativos e drivers

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Tuning PRO

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.