Como navegar de maneira segura em redes Wi-Fi públicas

Como tirar proveito das Wi-Fis públicas com segurança

Navegar em uma Wi-Fi pública pode comprometer nossos dados se não é feito corretamente. Antes de utilizar estas redes abertas, devemos tomar uma série de precauções para evitar o roubo de dados.


Dicas para aproveitar as redes abertas

  • Use uma VPN

  • A maneira mais fácil de navegar de forma segura em redes Wi-Fi públicas é usar uma VPN que criptografe nossa conexão à internet. Isso criará um túnel virtual entre o nosso dispositivo e o servidor para que seja impossível acessar os dados que são enviados através dele. Além disso, para maior segurança, esses dados serão criptografados.

    Steganos Online Shield é a opção mais recomendada se quisermos usar uma VPN. Baixe sua versão de teste abaixo:

    Versão de teste

    Segurisoft Baixar

    VPN Steganos

  • Use o modo de navegação anônima

  • O modo de navegação anônima impede o navegador de salvar os dados do nosso histórico, cookies e cache, então, uma vez que tivermos terminado a sessão, todos os traços de navegação serão excluídos.

  • Evite links suspeitos

  • Existem muitas páginas dedicadas ao roubo de dados ou a intrusão em nossos dispositivos. Se estiver navegando em redes inseguras, é aconselhável não acessar links suspeitos ou provenientes de uma fonte desconhecida.

  • Use senhas variadas

  • Não repetir senhas é um fator chave na nossa segurança. Se um hacker pudesse obter alguns de nossos dados, o uso de senhas diferentes garantiria que o hacker só pode acessar os lugares onde a senha roubada servir.

Devemos também ter em conta outros fatores para garantir nossa segurança. Nossos dados podem ser comprometidos não só ao usar redes abertas, mas também após o seu uso.

Os dispositivos móveis registram as redes às quais nos conectamos e geralmente estão configurados para tirar o máximo proveito das redes Wi-Fi, dando-lhes prioridade sobre os dados móveis. Isso pode provocar que nosso dispositivo se conecte automaticamente a redes Wi-Fi às quais nos conectamos anteriormente sem que nós percebamos. Portanto, como uma proteção extra, podemos desativar a opção de pesquisa de rede Wi-Fi se deixamos uma zona Wi-Fi conhecida.

Seguindo estes passos simples, podemos aproveitar ao máximo as redes abertas e minimizar os riscos.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Online Shield VPN

Online Shield VPN

  • Evita conteúdos bloqueados
  • Segurança em dispositivos Android e iOS
  • Protege a conexão à Internet

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Online Shield VPN

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.