Desvendamos 4 mitos sobre a segurança digital

4 mentiras sobre a segurança online

mitos-seguridad-digital-steganos

Todos já nos sentimos um pouco hackers em algum ponto de nossas vidas apenas por termos ajudado alguém a recuperar sua conta do Facebook ou por termos instalado um bloqueador de anúncio. Entretanto, acreditamos em muitas mentiras ou mitos sobre a segurança online e não estamos conscientes de que existem mais perigos do que imaginamos na net.

Neste artigo faremos um resumo sobre as mentiras, ou mitos, mais enraizados no imaginário do internauta. Siga lendo para descobrir os aspectos básicos da segurança digital.

Mentira nº 1: Minha senha é super segura/tão obvia que ninguém a adivinhará

Sim, temos que lembrar de muitas senhas em nosso dia a dia. Contudo, a melhor opção não é simplesmente optar por uma senha muito simples e reutiliza-la para todas as contas que possuímos. Muito menos as criar de forma tão complicada que as esqueçamos. Por sorte, existem ferramentas que facilitam nossa vida e permitem que tenhamos acesso a todas nossas contas de forma segura e confortável. Uma delas é o Steganos Password Manager, que gera senhas de alta segurança, facilitando o acesso automático às suas contas da internet ao lembrar de seus dados de acesso, sem que você tenha de se lembrar deles. Desta forma, você apenas precisa lembrar-se de uma única senha que te identifique para acessar o programa. Além disso, o Password Manager também está incluído como funcionalidade no programa de proteção digital Steganos Privacy Suite.

password-manager-steganos

Versão de teste

Segurisoft Baixar
Mentira nº 2: Os arquivos apagados em meu computador não podem ser recuperados

Uma vez enviados para a lixeira, os arquivos não estão apagados de forma total e ainda são acessíveis. O ato de apagar dados e arquivos sensíveis é crucial para manter a privacidade empresarial e individual. Mais uma vez, essa vulnerabilidade pode ser superada através da solução Shredder, uma funcionalidade integrante do Steganos Privacy Suite. O Shredder nada mais é do que um destruidor de espaço livre e um destruidor de arquivos, encarregando-se da limpeza profunda de uma unidade e eliminando os dados que se encontram na foram de arquivos em uma unidade. O espaço de armazenamento vazio também pode conter dados ocultos de um arquivo, o que potencialmente faz com que dados apagados possam ser recuperados por programas específicos facilmente encontrados na internet. Aqui você pode ver mais sobre como funciona o Steganos Shredder.

steganos-privacy-suite-schredder

Mentira nº 3: Os hackers não se interessam por mim

Os cibercriminosos se aproveitam dos usuários regulares já que eles não se protegem adequadamente, o que os deixa mais vulneráveis e lucrativos diante dos ataques. Se ignorarmos esse risco, nossa privacidade pode ser seriamente afetada: nossa imagem pode estar sendo distribuída pela rede sem que saibamos através de nossa webcam ou pelo comprometimento de nossos arquivos.

Apenas no último ano, as buscas mensais médias de fotos hackeadas no Google é de 2.400! Os criminosos virtuais lucram através de fotos e vídeos hackeados de pessoas desconhecidas, vendendo-os a páginas de conteúdo adulto, por exemplo, ou então valendo-se de chantagem. Para criptografar os arquivos e proteger os dados da espionagem, existem programas como o Steganos Privacy Suite. A funcionalidade Crypt & Hide é muito simples de usar e não precisa de grandes conhecimentos de informática.

steganos-privacy-suite-encriptar-imagenes-archivos-cifrar imagenes

Dentro da função “Esfera privada” podemos, entre outras coisas, bloquear o acesso ao microfone e webcam de nosso equipamento. Algumas pessoas colocam uma fita adesiva sobre a webcam e o microfone, mas isso não resolve realmente o problema.

esfera-privada-steganos-privacy-suite

Mentira nº 4: Não existem perigos em usar WiFi pública

Como se não bastasse, os criminosos também estão presentes na rede. Ao nos conectarmos às redes de WiFi públicas, enviamos nossos dados sem criptografia: tudo o que fazemos enquanto navegamos nesta rede está ao alcance de todos os que tiverem acesso à essa rede. Existem 3 principais ameaças para os internautas nas redes de WiFi públicas: ataques de intermediário, malware e sniffing. Se quiser entender melhor o que é qualquer uma delas, recomendamos a leitura deste artigo. De modo geral, a maior ameaça das redes públicas é que os hacker se posicionam entre o internauta e o ponto de conexão, de forma que ele acabe tendo acesso inicial às informações enviadas.

Para poder navegar seguro por redes públicas, os usuários devem estar protegidos utilizando uma rede virtual privada criptografada (VPN). O Steganos Online Shield VPN oferece a possibilidade de estabelecer redes VPN que, uma vez ativadas, dirigem todo o fluxo de tráfego de dados através de um servidor seguro da Steganos. Esse programa torna impossível que curiosos, por mais que se conectem através da mesma rede, tenham acesso aos dados do usuário. Por mais que você esteja usando rede pública de biblioteca, hotel, aeroporto ou lanchonete, a conexão criptografada protege o fluxo de dados. Além disso, o Steganos Online Shield VPN detecta possíveis hackers e curiosos, bloqueando-os através da localização de outros dispositivos conectados na mesma rede.

online-shield-vpn

A segurança virtual é a chave na hora de navegar mais de 1000 milhões de páginas ativas na internet. Proteja e controle seus dados seguindo esses conselhos sobre as ameaças digitais.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Privacy Suite 18

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.