Top 5 programas de criptografia

Os 5 melhores programas de criptografia do mercado

Sempre vemos notícias como “golpes online”, “ransomware ou vírus de resgate” e “hackers roubam dados pessoais” sempre pensamos que isto é algo que ocorre apenas à grandes empresas e entidades governamentais, mas na realidade não é bem assim. Todos os dias, hackers estão à espreita, procurando por uma brecha nos sistema para explorar e o mais aterrorizante é que eles sempre encontram.

Por isso, é sempre bom ter uma segurança além do antivírus e, por que não, investir na criptografia dos nossos arquivos mais importantes. Contudo, existem centenas de opções tanto no mercado nacional quanto no internacional, o que dificulta um pouco na hora de escolher um programa que irá proteger nossos arquivos. Pensando nisso, analisamos vários softwares de criptografia pessoal e escolhemos os melhores, criando a lista dos 5 melhores programas de criptografia do mercado. Veja o resultado abaixo:

5. 7zip

top 5 programas criptografia

O 7zip é um dos programas grátis mais antigos de criptografia. Inicialmente usado como opção ao WinZip e WinRAR, este software ajuda a proteger seus arquivos com criptografia de AES-256 bits, o que é bastante seguro. Contudo, ele é um programa de código aberto e sua interface não é das mais amigáveis.

4. Axcrypt

axcrypt

O Axcrypt é um programa de código aberto de criptografia que trabalha tanto com o protocolo AES-128 bits quanto com o AES-256 bits, protegendo até mesmo as informações que você deseja enviar por e-mail ou mensagem. Sua interface é simples e fácil de usar, mas tem havido relatos de que ele trava algumas vezes quando executado, o que não ajuda muito na hora de manter seus arquivos à salvo.

3. Veracrypt

veracrypt

O Veracrypt possui um dos mais poderosos sistemas de criptografia baseados no protocolo AES-256 bits, que apesar de antigo ainda consegue guardar bem os dados confiados à ele. Suas funcionalidades vão desde criptografar sistemas até pequenas partições. Entretanto, suas atualizações são cada vez mais escassas e ainda existem relatos de quebra em sua proteção por vários usuários.

2. BitLocker

bitlocker

O BitLocker é a aposta da gigante tecnológica Microsoft na indústria criptográfica. Ele está disponível para todas as versões recentes do Windows na intenção de aumentar a segurança dos discos rígidos dos computadores com esse sistema operacional. Contudo, relatos de quebra na sua segurança se amontoam, o que não dá realmente aquela confiança e na criptografia, confiança é tudo!

1. Steganos Safe

steganos safe

O Steganos Safe da Segurisoft é um dos programas mais confiáveis do mercado quando falamos de criptografia confiável de nossos arquivos. O Steganos Safe pode criar partições fantasmas em seu disco rígido, os quais são protegidos por uma criptografia de protocolo AES-XES de 384 bits (uma evolução do protocolo AES). Este software possibilita a criação de drives de até 2 TB em dispositivos portáteis, nuvem e no seu computador, protegendo com uma cortina de ferro digital todos os seus arquivos importantes.

Como a análise acima demonstra, sua melhor aposta para proteger seus arquivos é utilizar o Steganos Safe. Assim sendo, fizemos um pequeno tutorial abaixo mostrando como você pode proteger seus arquivos com apenas alguns cliques neste programa.

Protegendo seus arquivos com o Steganos Safe

Passo N.º 1: Primeiramente, faça o download do Steganos Safe clicando no botão de download abaixo. Lembrando que esta é uma versão de teste onde você poderá ver como o programa funciona por completo.

Passo N.º 2: Assim que tiver baixado o programa, faça a instalação do mesmo, abrindo o programa quando esta acabar. Assim que abrir o programa, talvez a tela abaixo se abra, mostrando o tempo de teste que ainda lhe resta com ele, mas não se preocupe, explore bem o programa primeiro. Para prosseguir a partir daqui, clique em “Agora não” no lado direito da tela e vá adiante.

primeiro passo para criar um safe

Passo N.º 3: A seguir, clique em “Criar um novo Safe...” para dar início à criação da sua nova partição segura e secreta.

partição segura

Passo N.º 4: Após isso, selecione onde deseja criar esse cofre virtual. Dentre as opções, os passos seguintes são similares, então para este tutorial falaremos da criação de um safe local, ou seja, no computador que está usando.

tutorial safe

Passo N.º 5: Agora, decida qual será o nome do safe e em qual partição ele será exibido quando finalizado. Terminando, clique em seguinte.

nomear safe

Passo N.º 6: Quase terminando, selecionaremos o tamanho suportado inicialmente pelo nosso novo safe, mas não se preocupe muito pois os cofres virtuais do Steganos Safe se expandem conforme adicionamos novos conteúdos.

pasta

Passo N.º 7: Terminada a etapa anterior, vamos agora escolher a senha que será a chave de entrada para nossos dados mais importantes. Aqui existem algumas opções para deixar a mesma mais segura, como: o uso de um gerador automático de senhas, criar uma senha a partir de imagens, usar o teclado virtual para digitar uma boa senha ou digite sua senha normalmente fazendo uso da medição exibida abaixo sobre a força de sua senha.

criptografar arquivo

Passado isso, o programa irá criar seu novo drive seguro, o safe. Pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do seu cofre, mas assim que terminar, seu cofre está feito e pode ser acessado através da interface do Steganos Safe. Ao clicar no nome de seu safe, ele irá pedir a senha e pronto, já pode utilizar como se fosse uma pasta normal do Windows, lembrando de clicar novamente no programa para fechar seu safe e mantê-lo seguro.

finalizar criptografia

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.