Os 10 melhores softwares de criptografia

Lista dos melhores programas de criptografia

Segue uma lista dos melhores programas de criptografia existentes. Estes programas permitem que você proteja qualquer tipo de informação digital facilmente, usando um PC rodando Windows. Eles oferecem diversas funções como: vários algoritmos de criptografia como o AES, Triple DES, Rijandel, Blowfish, DESX, Cast 128, Gost, Serpent etc., criptografando arquivos, diretórios e unidades de disco sempre com uma senha/chave de sua escolha.

1. Steganos Safe

Steganos Safe - cofre virtual na nuvem

Melhor software do mercado. Consegue proteger arquivos e pastas no disco local, em memórias USB, CDs, DVDs, HDs externos e também na nuvem (Dropbox, Google Drive e Microsoft OneDrive). Este cofre virtual utiliza algorítimo AES-XES de 384 bits para criptografar os arquivos, oferecendo a criptografia mais avançada desta lista.

Com o Steganos Safe, o usuário pode criar unidades seguras com um tamanho mínimo de 2MB e máximo de 2TB. A criação e configuração das unidades é bastante simples e para o disco local o programa oferece a cofres que se expadem automaticamente em função do volume de arquivos armazenado. O programa inclui uma ferramenta de geração de senhas invulneráveis, permite criar uma senha em imagem para abrir a unidade segura e inclui um teclado virtual para proteger contra a ação de keyloggers. Se quiser baixar a versão de teste, basta clicar no botão abaixo:

Versão de teste

Segurisoft Baixar

2. AxCrypt

Programa simples, porém poderoso. Um exemplo: precisando enviar por e-mail seu número de cartão de crédito? Escreva a informação em um arquivo de texto, utiliza o programa para criptografá-lo, anexe o arquivo criptografado no e-mail e peça para o destinatário instalar o mesmo programa. Depois é só enviar para o mesmo a chave que você utilizou.

Possui interface gráfica bem simples, constituída de duas colunas, sendo que a da esquerda são os arquivos e diretórios que você pode criptografar e a da direita já são os criptografados. Considere este aplicativo como um portável.

3. Gpg4win

Utilizando como centro do seu sistema, o software é uma interface gráfica do GnuPG, que utiliza o algorítimo de criptografia: OpenPGP. Não foi feito para ser fácil, mas, como ferramente ele é bem versátil. Você pode criptografar seus dados no HD, dados na nuvem, seus e-mails entre outras informações. O software é livre, livre de qualquer cobrança, e de código aberto. A interface GnuPG é apenas uma de várias existentes para o OpenPGP. Este software é indicado para usuários avançados e apreciadores de código aberto.

4. DiskCryptor

Ferramenta de criptografia de unidades de disco. Está é uma excelente opção. Tendo uma interface leve, o programa torna o serviço de criptografia muito simples de se fazer. Um detalhe é que ele só pode criptografar discos existentes, não tendo a opção de criar novos. O DislCryptor utiliza algoritmos topo de linha, como o AES, Twofish, Serpent, etc. Você consegue utilizar um ou mais de um ao mesmo tempo. Trabalha com encriptação de discos ópticos, e até sistemas operacionais com bootloader (funcionais em pendrivers).

5. Dekart Private Disk

Programa que promete tomar conta de todas as suas demandas de criptografia.. Ele funciona no conceito de volumes de HD criptografados (ou seja, tudo). Assim que você instala e roda o programa, você consegue acessar todas as suas funções com muita facilidade.

Seu funcionamento básico envolve a criação de volumes criptografados. O software utiliza o algoritmo AES-256. Basicamente ele impede que programas ou usuários não autorizados acessem tais volumes.

6. 7-Zip

Esta ferramenta é muito conhecida como uma compactadora de arquivos. A diferença é que este é de código aberto e gratuito. O mais legal é que ele também tem a opção de criptografar os arquivos que ele cria, usando o AES-256.

Da mesma forma que você executa a compactação de arquivos, você pode também criptografar. Nas opções de compactação, onde você escolhe o tamanho, os volumes, o tipo, você pode também acionar a opção de travar o arquivo com senha, que é a mesma coisa de criptografá-lo.

7. BitLocker Drive Encryption

Este é um programa que não necessita de instalação, sendo muito útil de colocá-lo em um pen-drive e levá-lo contigo para usa em outros computadores.. Ele utiliza o AES, consegue criptografar arquivos, pastas e volumes, tudo com simples cliques e sem instalação.

8. FlashCrypt

Programa que utiliza chave de 256 bits em sua criptografia. Ele te possibilita travar qualquer diretório com uma criptografia padrão militar de 256 bits: “AES-256” com apenas alguns cliques no mouse. O governo norte americano já admitiu que este tipo de criptografia é praticamente indecifrável.

Ele se encorpora bem ao sistema do Windows. Depois de uma instalação fácil e rápida o programa mostra um menu com um diretório do Windows Explorer com o comando: ‘Protect with GlashCrypt’. É só acessá-lo com o botão direito do mouse e executar a criptografia com a introdução de uma senha.

Ele também comprimi arquivos. Isto é útil na hora de utilizar serviços online de transferência de arquivos. Ele te possibilita também algumas facilidade na recuperação de senhas esquecidas.

9. Idoo File Encryption

Te ajuda a prevenir acessos não permitidos a seus arquivos pessoais. Ele é capaz de criptografar as maiorias dos arquivos como os do Microsoft Office, imagens BMP, JPG/JPEG, Figuras GIF, arquivos PDF, arquivos mp4, vídeos, músicas e muito mais.

O interessante deste programa é que ele exige um endereço de e-mail válido, que poderá ser utilizado para recuperação dos seus dados, caso você esqueça a sua senha. Sua interface é leve e fácil de utilizar e a função de criptografar ficar intuitiva. Um detalhe é que mesmo que o programa esconda um diretório dos seu desktop, o mesmo será visível no Windows Explorer. Resumindo, é um programa com uma interface bem legal, possui proteção de dados por senha que pode ser recuperável via e-mail e utiliza algoritmos AES.

10. TrueCrypt

Software bem interessante em suas diversificadas funções. Com ele os arquivos desejados ficam criptografados e descriptografados somente com a inicialização e o término do aplicativo, não necessitando de nenhuma intervenção. Os dados criptografados poden ser armazenados em arquivos “pacotes” ou partições de disco. Assim que armazenado, o volume do disco criptografado só pode ser acessado com a chave/senha.

Um problema é que ele não fornece ferramentas para recuperação de senha em caso de esquecimento. Seus desenvolvedores dizem que só quebrando todo o sistema, o que, para usuários comuns, é praticamente impossível.

Aplicativo visualmente simples.. Cria partições no disco criptografadas e monta elas. Permite criptografia automática. Trabalha com os algorítimos: AES-256, Serpent e Twofish.

Então

Criptografar seus dados é um método eficiente de segurança dos seus dados contra acessos não autorizados. Os aplicativos discutidos acima são perfeitos para isso. Particularmente, recomendo o Steganos Safe, já que ele é fácil de usar, é seguro e possui a garantia da Steganos, que em mais de 17 anos nunca teve sua segurança vulnerada.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

  • Orlando

    Is there a APP for android or IOS to access the file from my smartphone? Can i use more than one computer or the “cofre virtual” is created in my computer and sync with my cloud account?

  • Rafa Dias

    Olá Orlando, no momento, não há um app para Android ou iOS. Há somente um “companion app” para o gerenciador de senhas da Steganos ou para o Steganos Online Shield VPN. O programa pode ser usado em até 5 PCs com a mesma licença. Ele será sincronizado com a nuvem e poderá ser aberto em qualquer outro PC, mas será preciso ter o Safe instalado no outro PC também. Qualquer dúvida, escreva para suporte@segurisoft.com.br. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.