Proteja-se usando um teclado virtual

Teclado o quê?

Como driblar keyloggers

Todos já têm uma noção maior ou menor da necessidade de se proteger nas atividades online, enquanto estamos cada vez mais conectados. Anos atrás não era possível imaginar que estaríamos mais conectados do que com um pager ou celular comum. Mas hoje a realidade já é outra, temos acesso à uma conexão ainda mais veloz, disponível no celular, tablet, computador e uma enormidade de outros dispositivos.

No princípio da internet, conforme vimos os seus usos serem ampliados, tivemos uma enxurrada de vírus e invasões de computadores que não passavam de incômodo e brincadeira de criança, tudo facilmente desfeito com uma formatação e um simples antivírus.

Conforme o tempo passou, os hackers ficaram mais maduros e começaram a visar coisas mais valiosas que passamos a utilizar online como banco, contas virtuais, contas de e-mail, drives virtuais,etc. Cada uma destas comodidades oferece sua própria segurança, mas qual é a segurança quando existem programas que registram todas as teclas que pressionamos em dispositivos?

Pensando neste problema em particular, surgiu um novo tipo de segurança, um tipo que pudesse nos proteger a partir de nossa própria máquina, o teclado virtual. Este programa já é disponibilizado como acesso para pessoas deficientes em alguns sistemas operacionais, mas às vezes são complicados de se encontrar ou difíceis de utilizar. E esta é a importância de ter uma ferramenta simples, à mão, que nos dê esta opção a mais.


Quando utilizar o teclado virtual

Imagine que seu computador esteja infectado com um keylogger, um programa invisível que registra todas as teclas que você digita. O programa é capaz de capturar a sua senha durante o login em qualquer serviço que você acesse, incluído o seu banco. Este tipo de programa é chamado de spyware e envia suas informações para pessoas mal-intencionadas que normalmente as vendem ou utilizam para lucro próprio.

É aí que a importância de um teclado virtual de última geração se demonstra. A Steganos, por exemplo, tem esta opção em todos seus programas que utilizam senhas ou que permitem o armazenamento de senhas, como é o caso do Steganos Password Manager.


Como usar um teclado virtual

Vamos agora para um passo a passo sobre como usar um teclado virtual, usando como exemplo o Password Manager, disponível também como parte do pacote Steganos Privacy Suite. Lembrando que esta opção deve ser utilizada sempre que disponível, seja dentro do pacote da Steganos ou não.

  • 1º passo: Clique no botão abaixo e faça o download do Steganos Privacy Suite. Não é um arquivo grande, mas o que ele não tem em tamanho, tem em utilidade. Apesar de ser uma versão teste, vai lhe permitir explorar uma gama inteira de proteção pessoal.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • 2º passo:Abra o programa baixado e o instale. A instalação intuitiva, muito simples de se fazer. Terminada a instalação, abra o programa. Caso apareça uma tela como a exibida abaixo, apenas clique em “Agora não” e siga a utilização do mesmo. Isto pode acontecer algumas vezes durante o processo de uso, mas não se preocupe. Você também pode escolher entre comprar o software e digitar uma chave caso já tenha comprado o mesmo.

  • Como proteger teclado contra keyloggers

    Agora para demonstrar a utilização do teclado virtual, clique em “Password Manager”, onde está indicado abaixo e aguarde a próxima tela abrir.

    Configurar teclado virtual no Steganos Password Manager

  • 3º passo: Após isso, você verá uma tela semelhante com a que está exibida abaixo. Nesta tela você verá 2 campos para digitar e confirmar uma senha. Ao lado destes campos você verá um pequeno ícone parecido com um teclado, clique nele.

  • Teclado anti-hackers

  • 4º passo: Uma tela irá se abrir, com várias “teclas virtuais”, parecendo um teclado. Este é o teclado virtual, toda a informação que for introduzida a partir dele não poderá ser gravada por nenhum keylogger. Lembrando que apesar de estar utilizando um teclado virtual, isto não torna sua senha invulnerável a ataques externos, então, escolha uma senha forte que seja um misto de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como “@#$%¨&*”.

  • Proteção contra keyloggers com teclado virtual

    Pronto! Agora você já sabe como utilizar um teclado virtual e da próxima vez estará protegido contra keyloggers. Caso prossiga explorando o programa a partir deste ponto, você poderá utilizar o Password Manager para guardar e proteger suas senhas e dados pessoais com criptografia de alto calibre, mantendo sua segurança em todos os momentos.

    Leia também:
  • Saiba também como usar o Password Manager .

  • Veja o top 10 dos softwares de criptografia .

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 18

Password Manager 18

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.