Criar e armazenar senha segura para o Gmail

Login seguro no Gmail

O Gmail é o serviço de Webmail criado pelo gigante Google. Com sua chegada ao mercado em 2004, inicialmente oferecendo um espaço de armazenamento de 1GB, provocou uma revolução, obrigando os demais serviços a revisarem suas políticas de espaço para poder continuar sendo competitivos. O Gmail cresceu rapidamente e não demorou muito para deixar para trás os dois principais serviços existentes no momento, o Hotmail e o Yahoo! Mail, que já estavam presentes no mercado desde 1996 e 1997 respectivamente. É certo que parte do êxito do Gmail se deve ao sucesso dos dispositivos Android, que já integram o serviço de e-mail do Google. No entanto, uma das principais razões para a popularidade do Gmail foi conseguir modernizar um serviço que até entãoe stava ficando bastante desatualizado.

O Gmail chegou com uma interface mais intuitiva e limpa, oferendo mais espaço de armazenamento e com várias outras novidades. No entanto, durante os três primeiros anos o serviço somente esteve disponível mediante convite. Somente em 2007 o Google liberou o acesso ao Gmail para toda a população.

Claro que ao ser um serviço popular e que armazena dados de milhões de usuários o Gmail passa a ser alvo de hackers que querem ter acesso a estas informações. Mesmo com avançadas medidas de segurança, ocasionalmente ocorrem vazamentos de senhas e outras informações de usuários do Gmail. Isso é suficiente para deixar o usuário preocupado e perguntando-se o que fazer para proteger sua informação. Infelizmente, na Internet a única proteção 100% é não utilizá-la. E está claro que isso não é uma opção. Por isso, recomendo utilizar um gerenciador de senhas para criar senhas seguras e armazená-las com segurança, como o Steganos Password Manager. Abaixo mostro como salvar os dados de login do Gmail com o programa.


Como criptografar dados de acesso do Gmail
  • Passo 1. Faça o download do gerenciador de senhas no botão abaixo. Depois de baixar o programa, instale-o e execute-o em seu PC.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Clique em “Arquivo”, entre as opções, selecione “Abre chaveiro” e a seguir clique no botão “Adicionar”. Também é possível criar um novo chaveiro clicando em “Arquivo” e depois em “Novo”.

  • Administrador de senhas para conta do Gmail
  • Passo 3. Coloque uma senha maestra no seu chaveiro para abri-lo quando queira acessar os dados de login das suas contas online. Clique em "OK" para continuar.

  • Senhas seguras com Steganos Password Manager
  • Passo 4. A seguir, crie uma categoria para armazenar suas entradas de senha. Clique com o botão direito no nome do chaveiro e selecione "Adicionar nova categoria".

  • Gerenciador de senhas para proteger senha Gmail
  • Passo 5. Nomeie a categoria e clique em "OK". Você verá a nova categoria exibida debaixo do nome do chaveiro, à esquerda da interface.

  • Proteção anti-hackers com gerenciador de senhas
  • Passo 6. Crie uma nova entrada de senha com os dados de acesso da sua conta do Gmail. Clique com o botão direito no nome da categoria à esquerda da interface e selecione a opção "Adicionar uma nova entrada".

  • Acesso seguro e privado ao Gmail com Password Manager
  • Passo 7. Complete os campos (nome de usuário, senha, URL, etc) e clique em "Salvar".

  • Salvar dados de acesso do Gmail no gerenciador de senhas

Simples, não é? Agora sua informação de login ficará guardada no gerenciador de senhas com a criptografia AES de 256 bits. Para iniciar sessão automaticamente e com a máxima segurança, utilize a extensão do programa para os principais navegadores (Chrome, Firefox ou Internet Explorer).

Se além de utilizar o Gmail, você também utiliza o Google Drive, o serviço de armazenamento na nuvem do Google, não deixe de dar uma olhada neste artigo para conferir como criptografar seus arquivos na nuvem: Como proteger arquivos no Google Drive?

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 18

Password Manager 18

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.