Conheça os maiores casos de roubos de senha de 2016

roubo de senhasem 2016

Um dos maiores problemas de segurança digital de 2016 foi, sem sombra de dúvidas, o roubo maciço de senhas. Esta questão colocou de joelhos vários gigantes da internet, bem como muitos usuários pessoais, nos mostrando mais uma vez como é importante protegermos nossos dados e sempre trocar nossas senhas com frequência.

Abaixo estamos disponibilizando uma lista dos 5 maiores roubos de senhas ocorridos no ano de 2016, para que você tenha uma pequena noção do tamanho do mercado existente para este tipo de prática nociva. Após a lista, falaremos mais sobre como um usuário comum pode se proteger neste lugar inóspito que a internet se tornou.

Wendy's

filtração de senhas Wendy's

A gigante americana Wendy’s teve sua parcela de problemas com segurança digital no ano de 2016 também, tendo seu sistema infectado com um malware que roubou os dados de cartões de crédito de seus clientes em mais de 5.000 estabelecimentos esparramados por toda a América do Norte. Em uma atualização sobre o problema, eles ainda mencionaram que o roubo de senhas foi ainda maior do que o previsto originalmente, pedindo que clientes ligassem para seu call center caso vissem alguma cobrança indevida em seus cartões.

LinkedIn

perfis de linkedin hackeados

A maior rede social para profissionais do mundo, onde pessoas de todas as nacionalidades podem exibir um perfil profissional completo, foi hackeada, resultando no comprometimento de 117 milhões de senhas e e-mails de seus clientes. Felizmente, no momento do roubo, a empresa pediu que os seus usuários trocassem suas senhas com urgência, contudo como nem todos o fizeram eles invalidaram o acesso de todas as contas afetadas pelo ataque.

Dropbox

ataque contas dropbox

[roubo-senhas-20164.png] O popular serviço de nuvem foi vítima de um roubo em 2012, porém até este ano não se sabia a extensão dos danos. Em agosto de 2016 a empresa revelou que 68 milhões de usuários do serviço tiveram tanto seus nomes de usuário quanto senhas comprometidos. Este roubo de senhas foi maior ataque do tipo sofrido pela empresa, mas eles dizem que aparentemente os hackers não chegaram a se valer do acesso para prejudicar os documentos confidenciais de seus clientes. Você acredita nessa?

Yahoo!

senhas yahoo

No que muito bem ter sido o maior roubo de senhas da história da internet, o Yahoo anunciou que um hacker havia roubado os dados de pelo menos 500 milhões de contas no final de 2014. Acredita-se que o ladrão, à trabalho de um governo estrangeiro, roubou endereços de e-mail, senhas, nomes completos de usuários, datas de nascimento, números de telefones e, em alguns casos, perguntas e respostas de segurança. Até o dia de hoje a empresa ainda trabalha com o FBI para descobrir a identidade do criminoso.

AdultFriendFinder.com

O AdultFriendFinder, um site com conteúdo adulto, foi alvo de hackers pela segunda vez em dois anos. Desta vez, tendo uma quantidade imensa de contas comprometidas, onde aproximadamente 412 milhões de usuários tiveram seus dados pessoais roubados e publicados em sites de leilões criminosos. O roubo não incluiu apenas as senhas, mas também endereços de e-mail, status de membro VIP, informações do browser, última localização de IP ao logar e compras feitas pelos clientes através do site. O mais alarmante é que a empresa não avisou seus usuários do roubo de senhas, apenas o fazendo após ser posta contra a parede por outros serviços da web.

Como você pode ver acima, as empresas digitais, que muitos de nós utilizamos diariamente, não são exatamente “fãs” de falar a verdade quando se trata de admitir um roubo digital bem sucedido em sua base de dados.

Assim sendo, temos mais uma razão para nos protegermos virtualmente, bem como cuidar de nossas informações mais valiosas com todo o esmero possível. Para tal, existem algumas ferramentas que facilitam nossa vida, mesmo se algum serviço que utilizamos acabe sendo hackeado. Veja a seguir como se proteger online.

Como se proteger do roubo de senhas

proteger senha

Dentre as informações cotadas como mais valiosas pelos leilões da deep web temos as senhas, números de cartões de crédito e identidades. Os criminosos farão qualquer coisa para obter esses dados, passando até mesmo por todos os firewalls e contramedidas impostas pelas gigantes tecnológicas de nossa era para consegui-los.

Você pode estar se perguntando: “Se esse povo que tem um mundo de dinheiro não conseguiu se proteger, como é que eu vou?” E estaria correto de se perguntar isso, mas a resposta é igualmente simples. Ao utilizar um pacote completo de ferramentas, você estará se protegendo online, deixando tanto seus dados quanto arquivos seguros, por mais que sejam roubados.

Uma das ferramentas mais completas do mercado para essa função é o Steganos Privacy Suite, que é um somatório de vários programas em um só, possibilitando, tanto ao usuário comum quanto ao corporativo, proteção contra a maioria das arapucas hackers que encontramos diariamente mesmo sem perceber.

Na sua versão atual, Privacy Suite 18, esta ferramenta ajuda a cuidar de suas senhas através do Passoword Manager, de seus arquivos importantes, com o Steganos Safe e ainda com muitos outros problemas. Utilizando um programa como este, você não terá mais complicações, mesmo se suas senhas forem vazadas pelo Yahoo ou Dropbox. Para entender melhor do que estou falando, faça o download da versão de teste do programa clicando no botão abaixo e saiba na prática como este programa pode te ajudar a ficar 100% seguro na rede.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.