Conheça os riscos de guardar senha no navegador

Problemas que podem surgir ao armazenar senha no browser


risco de guardar senha no navegador

Os navegadores como Chrome, Firefox, Opera e Safari facilitam muito a vida de seus usuários ao guardar as senhas. Entretanto, depois uma brecha de segurança confirmada no Opera, vale a pena repensar se você “deseja salvar sua senha”.

É realmente muito conveniente sempre salvar as senhas que utilizamos no nosso dia a dia, como a do Facebook, Twitter, e-mail e etc. Mas vamos a partir de agora ir um pouco mais fundo para entender se nossas senhas estão realmente seguras.


Suas senhas estão realmente seguras?

Todos os navegadores citados acima confirmam que suas senhas guardadas, e muitas vezes redistribuídas para todos seus dispositivos que usam a mesma conta, estão protegidas sob forte criptografia.

Contudo, em 2016 a equipe de desenvolvimento do navegador Opera admitiu que uma brecha de segurança havia ocorrido e os recursos do browser, inclusive as senhas de seus usuários que utilizavam o serviço de sincronização, haviam sido comprometidos.

Assim como o Opera, tanto o Chrome quanto o Firefox também armazenam as senhas de seus usuários, sem realmente dizer que tipo de processo criptográfico é utilizado. Isso, de acordo com Evan Johnson, desenvolvedor de sistemas da CloudFlare, “deveria ser documentado em algum lugar”.

Mas isso não acontece, assim como Johnson reitera que apesar do “Chrome dizer que ‘suas senhas sempre estão criptografadas’ não diz nada além disso.” E a mesma coisa acontece com o Safari e o Firefox.


Conveniência x Segurança

Realmente é algo magnífico ter de entrar a senha de algum serviço online apenas uma vez em seu navegador e deixá-lo executar todo o trabalho de digitar suas credenciais para você sempre que vai logar.

Mas, tendo em vista o hack do Opera, até que ponto a conveniência supera a necessidade em manter as senhas seguras? Imagine que, por um momento, suas senhas de redes sociais, e-mail, contas bancárias e dados de cartão de crédito que você salvou em seu navegador sejam obtidas por um hacker. Qual seria o tamanho do dano possível tanto a sua vida pessoal quanto financeira?

E esse dano deve ser considerado em vista do tempo que a empresa desenvolvedora pegasse o hack, isso é, se pegasse e ainda tivesse o colhão para avisar seus usuários que sua “criptografia de ponta” foi incapaz de proteger seus dados mais sensíveis.

A própria CloudFlare foi vítima de hack e demorou um pouco para avisar aos seus usuários que alguns de seus dados haviam sido comprometidos.

Todavia, não é necessário abandonar a conveniência de um gerenciador de senhas de uma vez por todas, mas sim utilizar um programa especializado, para o qual a segurança de suas senhas seja algo realmente primário, o que não é o caso dos navegadores.

Essa opinião também é compartilhada pelo analista da Malwarebytes, Jérôme Segura, que disse em declaração que “é uma ótima troca, se considerarmos segurança versus conveniência, a utilização de gerenciadores de senha no lugar daqueles utilizados em navegadores”.

Pensando nisso, a Steganos criou o Steganos Password Manager, um programa que, com facilidade, pode armazenar todas suas senhas de forma segura e ainda sincronizá-las em seus dispositivos portáteis.

Então, garanta a segurança de suas senhas sem guardar elas no navegador e migre para um gerenciador de senhas como o Steganos Password Manager. Desta forma, você realmente estará coberto de qualquer tipo de exposição, mantendo sua vida digital fácil sem sacrificar sua segurança por isso.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Artigos relacionados:

Como importar safes de versões anteriores

Como abrir um portable safe

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 19

Password Manager 19

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.