Como proteger o safe criado na unidade externa

Maneiras de proteger seu safe na unidade externa


como proteger safe na unidade externa

Nunca antes foi tão importante zelar pela segurança de nossos arquivos privados. Seja em um HD comum ou em algum drive portátil, como HD externo, é primordial utilizar a criptografia para assegurar que ninguém possa ler nossos documentos.

Entretanto, existem certas ressalvas para utilizar a criptografia de forma correta, para que nenhuma viva alma consiga acessar nossos dados mais sensíveis. Vamos agora discutir a importância não de apenas criar cofres virtuais, ou Safes, mas também como é imperativo dispor dos arquivos não criptografados adequadamente.


Criando um arquivo criptografado

Vários programas permitem a criação de arquivos criptografados, contudo, nesse manual de segurança digital iremos falar do Steganos Safe e do Steganos Privacy Suite. Com esses programas é possível criar Safes na nuvem, em uma unidade externa ou mesmo em seu computador ou notebook.

A criação de um Safe utilizando o Steganos Safe ou o Privacy Suite pode ser vista nesse link. Entretanto, é importante salientar que após a criação, os arquivos sensíveis, as cópias que ficam para fora do Safe, precisam ser corretamente deletadas.


Proteger Safe

Para proteger seu Safe sempre escolha uma senha forte para guardá-lo. Além disso, no que se trata de um Safe de unidade externa, seja nuvem, pen-drive ou HD externo, é preferível criar o Safe antes de colocar os dados que precisam de segurança na unidade externa.

Digamos que temos dados na nossa unidade externa ou nuvem que desejamos proteger em um Safe. Após criar esse Safe, incluir os dados protegidos e fechá-lo, ainda temos de lidar com os arquivos que ficaram para trás.

Por mais que deletemos esses arquivos de forma simples, para a lixeira, ou com um Ctrl+DELETE, eles podem facilmente ser recuperados com ferramentas disponíveis para qualquer pessoa na internet, comprometendo assim a integridade dos dados.

Desta forma, para deletar os arquivos sensíveis que já estão dentro do Safe, é importante usar uma ferramenta como o Steganos Shredder, disponível também no Steganos Privacy Suite. Assim, não importa o quão bom o hacker seja, não existe possibilidade desses dados serem recuperados por nenhuma ferramenta.


Conclusão

Por mais que manter um safe na unidade externa seja um bônus para muitas pessoas, também é necessário ter cuidado na hora da criação, especialmente se vamos deletar arquivos sensíveis presentes na unidade externa.

Então, sempre que colocar seus arquivos dentro de um Safe, para garantir que ninguém mais possa lê-los, é de importância ímpar deletá-los utilizando uma ferramenta de exclusão absoluta como o Steganos Shredder.

Artigos relacionados:

Como importar safes de versões anteriores

Como abrir um portable safe

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.