Como proteger o conteúdo de uma unidade USB

A importância de proteger um pen drive


proteger pendrive com steganos safe

Seja no âmbito pessoal ou profissional, a proteção dos dados é algo de suma importância. Vivemos em uma época onde a informação é tão importante quanto vulnerável, por isso é extremamente recomendável que todos aqueles que lidam com dados importantes tenham a mínima noção de segurança digital. O objetivo aqui é de sermos capazes de proteger-nos de qualquer tipo de ameaça, seja ela através de hackers maliciosos ou de acidentes corriqueiros. Uma das melhores armas que existem na batalha pela proteção digital é a criptografia.

A criptografia é uma medida de segurança que se baseia num processo onde os dados são codificados para que eles não possam ser acessados sem uma senha. Esse processo é tão refinado e complexo que, até há pouco tempo, apenas profissionais e experts utilizavam. Com o avanço da tecnologia e da conscientização quanto a segurança digital, a criptografia se popularizou, chegando ao alcance de todos. Da mesma forma, a criptografia não se encontra apenas disponível para os computadores desktop, mas também é possível criptografar os dispositivos menores, que usamos no dia a dia, como os pen drives ou unidades USB.

A segurança dos pen drives é algo mais importante do que parece a primeira vista, já que estamos falando aqui de dispositivos de armazenamento projetados para serem levados de um lado para outro. Diferentemente dos PCs, que sempre estão em casa ou no escritório, os pen drives são mais susceptíveis de perda, furto ou interceptação por qualquer pessoa mal intencionada. Se precisarmos carrear informação pessoal, privativa ou confidencial em um dispositivo USB, é responsabilidade nossa nos assegurar de que todas as possíveis ameaças de segurança sejam neutralizadas. Por mais atentos que estivermos, nunca podemos garantir 100% que um objeto não será extraviado, mas podemos adotar certas medidas para que, caso isso ocorra, ninguém possa acessar o conteúdo do USB.

Conforme mencionado, nos últimos anos apareceram certos programas que possibilitam o uso da criptografia para usuários com todo nível de conhecimento técnico. O Steganos Safe é um desses softwares de segurança digital, que fazem da criptografia um processo mais simples, tranquilo e fácil de entender. O Steganos Safe cria cofres virtuais, chamados de “safes”, onde a informação pode ser armazenada e criptografada.

Tutorial: criptografar o pen drive USB com o Steganos Safe


  • Passo n.º 1. Baixe e instale o Steganos Safe 18 clicando no botão abaixo.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo n.º 2. Assim que o programa estiver instalado e aberto, selecionaremos no menu principal a opção “Criar nova unidade segura”. A seguir, introduziremos o USB para que o programa possa reconhecê-lo. Na janela seguinte, selecionamos “Portable Safe”, a ferramenta usada para criar safes em pen drives.

  • como criptografar usb

  • Passo n.º 3. Uma vez selecionado nosso pen drive na lista de unidades disponíveis para encriptação, determinamos o tamanho que desejamos que o safe tenha, levando em conta o tamanho do conteúdo que desejamos criptografar.

  • encriptar pen drive usb

  • Passo n.º 4. O passo seguinte é, talvez, o mais importante: devemos introduzir uma senha. Essa senha deve ser forte, mas também temos de ter em mente que não podemos esquecê-la. Apenas com essa senha poderemos abrir e gerenciar os arquivos dentro da pasta criptografada.

  • como por senha no usb

  • Passo n.º 5. Finalmente, determinamos a unidade onde nossos arquivos serão criptografados no pen drive.

  • criptografar usb com Steganos Safe

Com esses 5 passos podemos criptografar qualquer arquivo ou pasta que desejamos proteger em nosso dispositivo USB de forma rápida e eficaz. O Steganos Safe também permite usar a criptografia em outros dispositivos, como criptografar os arquivos em um PC ou então os arquivos que serão enviados para a nuvem.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.