Como proteger as suas contas com um gerenciador de senhas

Fique organizado: Por que você ainda não usa um gerenciador de senhas?

Desde quando entendi de verdade o que um gerenciador de senhas fazia, virou minha missão convencer a todos que conheço a usar um. Não estou brincando. Me sinto muito seguro com gerenciadores de senhas.

Se você não usa, deveria. Me deixe dizer porque:


Benefícios de se usar um gerenciador de senhas

Existem tantas vantagens em usar um gerenciador de senhas que fica difícil começar, mas me deixe falar de três delas:

Primeira: Um gerenciador de senhas te livra de ter que lembrar suas senhas. Quando você tenta memorizar todas as suas senhas você acaba criando as piores senhas possíveis. Não faça isso.

Segunda: Pelo fato de você não ter que lembrar de todas as suas senhas, será possível ter uma bem forte, para todos os serviços online que você utiliza. Deixe eu lhe dizer como criar uma senha forte: No mínimo oito caracteres, contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, como “to9(Rfa7”. O bom é que esta é a única senha que você precisará usar a partir da instalação do software e nunca mais você precisará troca-la. Após isto, o gerenciador criará, modificará com o tempo e gerenciará todas as demais senhas para seus serviços como webmail, Facebook, Twitter, Google Drive, etc.

Terceira: Os gerenciadores de senhas vão preencher automaticamente os campos de usuário e senha quando você entrar nos sites que precisem de identificação. Você vai ganhar tempo. Para certas pessoas, como profissionais na área de TI ou marketing digital, é possível que um profissional tenha centenas de logins e senhas, onde um gerenciador de senhas não é mais um auxílio e sim uma exigência.


Começando a usar um gerenciador de senhas

Os gerenciadores mais populares são pequenos aplicativos que você instala em seu computador. Esta instalação irá se estender para seus dispositivos móveis também. Quando você configurar uma nova conta online no seu computador do trabalho, você quer que as mesmas credenciais apareçam quando chega em casa.

Com um gerenciador de senhas, você só precisa lembrar de uma, que será a senha mestre do gerenciador. Isso quer dizer que você poderá fazer uma bem forte. O gerenciador vai acompanhá-lo neste processo e deverá impor certas características nesta senha para garantir que a mesma é segura.

Depois de instalado o aplicativo deverá ter acesso aos seus navegadores. A partir daí, toda vez que você estiver em um site de login, o aplicativo entrará em ação, oferecendo para fazer isto para você. Ele guardará as informações de forma criptografada e te lembrará todas as vezes que for fazer um novo login.

Alguns gerenciadores vem com outras funções, como preencher dados de cartão de crédito quando você faz compras online. Se uma senha forte for utilizada, um crack no seu pc não será capaz de roubar tais informações. E, como nos logins de sites, a compra se dará de forma mais rápida.

Outros dados que um gerenciador pode guardar pra você são seus documentos pessoais. Você pode ter cadastrado seu passaporte, carteira de motorista, CPF, etc. com os respectivos números e deixar que o gerenciador preencha formulários online automáticamente, de forma fácil e segura.


Os melhores gerenciadores de senhas

Steganos Password Manager gerenciador de senhas

Depois de muitos testes e análises, meus gerenciadores favoritos são: Steganos Password Manager, Dashlane e Robform Everywhere. Esles são todos excelentes mas possuem algumas diferenças que podem definir a sua escolha.

Minha escolha pessoal é o Steganos Password Manager. Com ele seus logins e senhas (e tudo mais que você puser no chaveiro) é encriptado e guardado em seu computador. Quando seus detalhes de login são sincronizados entra computador e dispositivos, as informações são sempre criptografadas. Quando os dados estão parados no seu disco rígido, eles estão com uma encriptação tão boa que mesmo o pessoal da empresa criadora não consegue abrir a carteira, o que significa que a empresa fica impedida de enviar suas informações para uma NSA da vida.

Parte do que amamos sobre o software da Steganos é que ele pode guardar seus dados com diferentes tipos de autenticação, como a de dois passos ou mesmo usando fotos reais. Quando você utiliza estas funções avançadas, fica virtualmente impossível de qualquer um hackear seus dados mesmo roubando seu HD.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Três dicas após baixar e instalar seu gerenciador de senhas
  1. A sua única senha mestre, a única que você realmente terá de lembrar, tem de estar de alguma forma disponível em caso de esquecimento. Deixe anotado na sua agenda dicas que só você possa identificar. O problema de esquecer esta senha é que você terá que resetar todas as contas controladas pelo gerenciador. A senha é a chave de encriptação, e por segurança, o software não a guarda com ele. Assim, sem ela, é impossível abrir sua carteira, da mesma forma que é impossível outros tentarem.

  2. Separe cinco ou dez minutos para colocar algumas de suas principais senhas no gerenciador. O programa vai pegar suas senhas como você as usa mas eu recomendo ir a todos os serviços que você utiliza e deixar que o gerenciador crie as suas próprias senhas. Ao invés da sua senha do Facebook ser: “I_Love_Martha_32”, ela vai parecer mais como “1°#$rbfdUHj))7gGGq”.

  3. Agora você pode usar o gerenciador para te ajudar a limpar e trocar todas as suas senhas. Todos os seus logins terão senhas distintas e muito fortes mas você só precisará lembrar de uma, a senha mestre.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 19

Password Manager 19

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.