Segurança de arquivos na nuvem em escritórios de advogados

Referencia sobre la imagen

A segurança digital nunca foi um assunto tão importante de ser discutido quanto agora. Diariamente centenas, senão milhares de pessoas e empresas são vítimas de vazamento, hackers e terceiros que acabam levando seus arquivos mais importantes, vendendo-os para quem pagar mais dinheiro.

Este tipo de problema não afeta apenas as informações vazadas, mas especialmente as firmas que tinham posse delas em primeiro lugar. Esses desafortunados acabam tomando um golpe tremendo tanto em suas reputações quanto em tarefas do dia a dia.

Isso tudo ainda é mais urgente quando se trata da segurança de arquivos jurídicos ou de comunicações privadas entre advogado-cliente. Imagine só se toda uma estratégia legal vaza por conta de algum hacker ou pessoa mal intencionada, o resultado poderia ser extremamente prejudicial para o cliente e advogado em questão.

Como proteger documentos legais

Uma das táticas mais usuais para resguardar estes tipos de arquivos é guardá-los em um serviço de nuvem como Dropbox, Google Drive ou Microsoft One Drive. Apesar de, inicialmente, parecer uma boa ideia, você estará confiando a segurança de seus arquivos à terceiros que, às vezes, não conseguem protegê-los devidamente.

O Dropbox, por exemplo, foi vítima de hackers em 2012, apenas revelando em 2016 que 68 milhões de contas de usuários haviam sido comprometidas na época. Esse dado é particularmente alarmante se você guarda documentos sigilosos de forma convencional nestas nuvens, pois com o bater de uma tecla algum hacker do outro lado do mundo pode ter acesso aos seus arquivos mais sensíveis!

Mas isso não quer dizer que você precisa deixar de aproveitar a relativa segurança da nuvem, tudo o que você deve fazer é proteger seus arquivos lá dentro com uma criptografia de ponta. Um dos programas que podem te ajudar a executar isso, e algumas outras coisas a mais, é o Steganos Privacy Suite. Este programa permite o uso de criptografia em vários canais, possibilitando tanto a proteção de seus arquivos quanto sua privacidade.

Como usar o Steganos Privacy Suite para proteger arquivos na nuvem

1.º Passo: Primeiramente baixe o Steganos Privacy Suite clicando no botão abaixo e instale-o.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

1.º Passo: Primeiramente baixe o Steganos Privacy Suite clicando no botão abaixo e instale-o.

Referencia sobre la imagen

Assim que o programa estiver devidamente aberto, clique em “Safe” conforme demonstrado na imagem abaixo e aguarde abrir outra janela.

Referencia sobre la imagen

3.º Passo: Clique em “Criar novo Safe...” e espere o carregamento.

Referencia sobre la imagen

4.º Passo: Agora, o programa lhe dará três opções, clique em “Cloud Safe”, para prosseguirmos com a instalação do cofre na nuvem.

Referencia sobre la imagen

5.º Passo: Agora, escolha um nome para seu cofre na nuvem e selecione a letra que ele será exibido, quando aberto, em seu computador. Por exemplo, você em seu Windows tem os drivers, pastas C:, que é a raiz do computador; a D:, que pode ser outra partição de seu HD ou uma unidade de CD-ROM e assim por diante.

Então, entre estas unidades, estará uma nova, que será seu cofre na nuvem, sabendo disto, você pode decidir melhor qual letra colocar a mesma. Tendo escolhido, clique em “Seguinte”.

Referencia sobre la imagen

6.º Passo: Nesta tela você vai escolher o tamanho de seu cofre da nuvem. Ele pode ser gigantesco ou pequeno, a escolha é sua. Perceba que dependendo do tamanho dele, pode demorar um pouco até ele ser gerado na nuvem, pois seu computador irá enviar o mesmo para o armazenamento.

É recomendável que sejam feitos vários cofres tanto para variar o tamanho quanto para diversificar a segurança. Caso esteja utilizando no escritório, utilize um cofre para cada cliente para manter assim os padrões de segurança. Tendo decidido o tamanho de seu cofre, clique em “Seguinte”.

Referencia sobre la imagen

7.º Passo: Após isto, o programa vai te pedir para escolher uma senha. Não utilize senhas repetidas ou que sejam fáceis de adivinhar, como datas importantes. Caso deseje uma dificuldade extra para sua senha, utilize o gerador de senha ou o PicPass da Steganos.

Mas se quiser continuar com uma senha própria, ao menos verifique abaixo da confirmação da mesma se ela é classificada como segura ou não. Tendo terminado clique em “Seguinte”.

Referencia sobre la imagen

Agora o programa vai “construir” seu cofre na nuvem desejada, este processo pode demorar alguns minutos, dependendo do tamanho do seu safe. Aguarde, clique em “Finalizar”.

Para abrir o cofre, é só clicar no nome dele dentro do Steganos Safe do Steganos Privacy Suite. Seus clientes também podem abrir o cofre sem maiores problemas, precisando apenas que eles copiem o arquivo para seus computadores e depois, usando a funcionalidade de “Importar” que está no menu superior do Steganos Safe, abram o mesmo.

Não se esqueça de fechar e instruir todos os que forem utilizar o cofre para fazerem isso, pois assim a criptografia e segurança do safe é mantida em todos os momentos.


Talvez você queira saber:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.