Segurança de arquivos na nuvem em escritórios de contabilidade

Referencia sobre la imagen

Escritórios de contabilidade possuem requisitos de segurança elevados, especialmente para os arquivos na nuvem. Seja em casa ou no escritório, sempre que estamos online somos expostos à uma miríade de ameaças virtuais que incluem desde trojans, malwares até a ataques diretos daqueles autointitulados hackers. Isto faz com que, às vezes, as tentativas de invasão sejam demais para os antivírus suportarem, sendo necessário que empreguemos outras medidas para manter tanto a nossa integridade quanto a de nossos arquivos intactos.

Uma defesa adicional é especialmente desejável quando lidamos com empresas, pois estas entidades transmitem, editam e armazenam arquivos sensíveis de vários outros indivíduos e companhias. Assim sendo, discutiremos a seguir a importância de utilizar uma criptografia de ponta em escritórios.

Proteção com criptografia na empresa

Tanto a reputação quanto a fluidez do trabalho de empresas, como as contábeis, estão diretamente ligadas ao nível de segurança dos arquivos que estas armazenam a todo tempo. A responsabilidade de manter o sigilo da documentação é grande, um programa de criptografia acaba sendo a opção mais prática e segura.

Documentos fiscais, de pessoal, bem como os dados administrativos e financeiros de uma empresa sempre são repassados para que a empresa contábil possa lidar com as questões de taxas e encargos. Agora imagine se um terceiro, hacker ou pessoa mal-intencionada pusesse as mãos nestes arquivos tão delicados, qual seria o golpe tomado tanto pela empresa de contabilidade quanto pela instituição inicialmente dona de tais arquivos.

Pensando assim, uma das melhores maneiras de assegurar a integridade desses documentos na era digital é criptografá-los utilizando uma ferramenta robusta, que esteja sempre disponível e feche com cadeado as informações mais importantes. Um programa especialmente capaz e testado para efetuar essa função é o Steganos Privacy Suite, que utiliza na sua ferramenta Safe o algoritmo de criptografia AES-XEX de 384 bits para criar um cofre virtual.

Produzido pela Steganos, empresa com mais de 20 anos no mercado de segurança digital, o Steganos Privacy Suite consegue guardar os arquivos contábeis de forma que nenhuma pessoa sem a chave específica possa acessá-los, seja para roubá-los ou para qualquer outro fim. Depois de criar um Safe ou cofre virtual, é possível acessar os arquivos de forma normal inserindo uma senha. Enquanto ele estiver aberto e autenticado com a senha, funcionará como uma pasta mais do sistema, mas depois de fechá-lo só poderá ser aberto novamente com a senha correta.Vamos agora a um pequeno tutorial sobre como utilizar o Steganos Privacy Suite e entender como este software simplifica substancialmente a penosa tarefa de proteger nossos arquivos empresariais.

Como proteger or arquivos contábeis na nuvem usando o Steganos Privacy Suite

1.º Passo: Para começar, faça o download da versão de teste do Steganos Privacy Suite clicando no botão abaixo e instale-o.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

2.º Passo: Depois de instalar o programa, abra-o e se a tela abaixo aparecer, clique em “Agora não” e continue a testar o produto.

Referencia sobre la imagen

Após isso, você verá uma tela semelhante a exibida abaixo, então para começar a criar seu cofre virtual na nuvem, clique em “Safe” e aguarde alguns segundos.

Referencia sobre la imagen

3.º Passo: Conforme demonstrado abaixo, clique em “Criar novo Safe...” e prossiga.

Referencia sobre la imagen

4.º Passo: Agora, você verá três opções, clique em “Cloud Safe”, e vá para o próximo passo.

Referencia sobre la imagen

5.º Passo: Depois disso, escolha um nome para seu cofre virtual na nuvem e selecione a letra que ele exibirá quando aberto em seu computador. Esse drive será exibido ao lado da unidade C:, D: e etc. Após ter escolhido a letra, vá adiante.

Referencia sobre la imagen

6.º Passo: Depois de clicar em “Seguinte” na tela anterior, você terá diante de você o que está sendo exibido na imagem abaixo. Nessa tela você decidirá o tamanho inicial de seu cofre na nuvem. Tenha em mente que quanto maior ele for, mais tempo demorará para que ele seja gerado na nuvem.

Recomenda-se que você faça vários cofres para manter os arquivos separados e com um nível alto de organização. Tendo decidido o tamanho de seu cofre, clique em “Seguinte”.

Referencia sobre la imagen

7.º Passo: Prosseguindo, você terá a tela abaixo, onde o programa está pedindo a senha que vai tornar esse arquivo criptografado verdadeiramente seguro. Não use senhas repetidas ou simples. Se quiser, o programa oferece opções como geração automática de senhas, senha por imagens (PicPass) ou a opção de digitar com o teclado. Você pode checar o nível de segurança de sua palavra chave na parte inferior da tela. Tendo terminado clique em “Seguinte”.

Referencia sobre la imagen

Passado isso, o programa vai criar seu cofre no serviço desejado de nuvem. O processo pode demorar alguns minutos dependendo do tamanho escolhido. Após acabar, clique em “Finalizar”.

Se quiser abrir o cofre, clique no nome dele que está disponível no Steganos Safe do Steganos Privacy Suite. Caso deseje abrir em outra máquina, basta instalar o Steganos Privacy Suite lá e selecionar a opção “Importar” que está no menu superior do Steganos Safe. Sempre instrua todos que tiverem acesso às chaves a fecharem os cofres. Vale mencionar que o Steganos Privacy Suite pode ser usado simultaneamente em 5 máquinas com apenas uma licença, o que facilita o compartilhamento dos arquivos criptografados.


Talvez você queira saber:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.