Como proteger os arquivos confidenciais com criptografia

Uma forma simples de proteger os arquivos confidenciais


Como proteger arquivos confidenciais

Todos possuímos arquivos pessoais, confidenciais, que precisam, seja por uma necessidade pessoal ou empresarial, serem mantidos sob sete chaves. Então, como estamos na era da informática, é importante conhecer a criptografia e descobrir como ela pode ajudar, e muito, a proteger seus arquivos confidenciais.

O tempo em que para roubar arquivos confidenciais um indivíduo precisaria se infiltrar num comércio ou banco e quebrar a codificação de um cofre praticamente acabou. Hoje em dia, esses criminosos se associam mais e mais com a informática, onde hackers presunçosos invadem milhares de computadores por dia roubando informações pessoais.

E, na maioria das vezes, o que eles mais buscam são nossos arquivos confidenciais. Logo, é uma boa prática de proteção manter esses dados sob forte criptografia, uma metodologia que garante a segurança de forma absoluta, não permitindo que ninguém consiga abrir o arquivo sem uma senha específica.


Afinal, o que é a criptografia?

Digamos que os arquivos salvos em um computador sejam sequências intermináveis de zeros (0) e uns (1). Enquanto esses dados estão alinhados perfeitamente conforme o projetado, eles podem ser lidos pelo programa que os criou sem problema algum.

Mas isso não é ideal, pois não são todos os arquivos que criamos ou informações que armazenamos que desejamos deixar que todos possam ler. É aí que a criptografia entra, embaralhando esses zeros e uns para que ninguém mais possa acessá-los.

A criptografia se baseia em protocolos. De grosso modo, é como se uma simples regra fosse imposta ao arquivo que desejamos criptografar, por exemplo, digamos que essa “regra” seja que a cada 5 “zeros”, o código mude a informação para “1”. Isso irá embaralhar o código do arquivo, tornando-o ilegível caso não se saiba como quebrar o código.

Mas uma fórmula simples como essa não é viável, ainda mais quando possuímos computadores e até mesmo redes de computadores que podem quebrar criptografia. Então, é aí que entram os programas especializados, que aplicam uma criptografia de ponta com senha forte aos arquivos.

Peguemos como exemplo o Steganos Safe 18, com ele os arquivos são criptografados com 384 bits. Para você ter uma ideia, caso alguém queira quebrar uma senha de 128 bits, teria de conseguir encontrar a senha dentre uma quantidade de combinações de senhas que tem como grandeza o número 3 seguido de 38 zeros!

Então, com 3x isso, podemos garantir que você estará com seus arquivos protegidos o bastante contra qualquer hacker, agência governamental e etc, que deseje se apoderar de seus arquivos pessoais.


Como usar um programa de criptografia

Conforme mencionado acima, um dos programas com melhor criptografia do mercado é o Steganos Safe 18, uma vez que ele emprega 384 bits ao criptografar qualquer documento. Assim sendo, esta é uma escolha segura para você proteger seus arquivos mais confidenciais. Para que você possa entender melhor como pode ser simples o processo de criptografia, vamos a um rápido tutorial usando o Steganos Safe.

  • Passo n.º 1. Baixe e instale a versão de teste do programa clicando no botão abaixo.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo n.º 2. Após isso, abra o mesmo na área de trabalho, clicando em “Criar um novo safe...” E aguarde o programa carregar.

  • criando cofres virtuais invioláveis para guardar arquivos confidenciais

  • Passo n.º 3. Agora, vamos criar um cofre virtual, o que nada mais é do que um local seguro em seu HD onde você pode armazenar seus arquivos confidenciais. Prosseguindo, clique em “Seguinte”.

  • armazenando arquivos confidenciais com o auxílio de criptografia

  • Passo n.º 4. Após isso vamos escolher o nome do Safe e em qual drive o sistema mostrará ele no Windows Explorer. Assim que tiver feito suas opções, clique em “Seguinte”.

  • como usar criptografia para assegurar dados sensíveis

  • Passo n.º 5. Nas próximas telas você escolherá onde seu arquivo criptografado será guardado e qual será o tamanho de seu cofre digital. Não se preocupe muito com o tamanho, uma vez que o cofre se expande automaticamente conforme você adiciona arquivos nele.

  • usando o Steganos Safe para proteger dados confidenciais

  • Passo n.º 6. Nesse momento selecionaremos uma senha forte e segura para nosso Cofre virtual. Lembre-se, caso você se esqueça dessa senha, não será possível entrar mais sem seu cofre, então, guarde-a bem na memória ou então use o PicPass (senha por imagens), e se for digitar o faça através do teclado virtual para evitar spywares.

  • como usar o Steganos Safe para criar cofres virtuais


Agora é só aguardar a criação do cofre, o que pode demorar ou não dependendo do tamanho selecionado. Para acessá-lo, vá até o Windows Explorer e abra o drive que você selecionou (por padrão é o Z:). Sempre que terminar de adicionar seus arquivos confidenciais, feche o cofre na tela do Steganos Safe.

É isso! Você já pode respirar aliviado com a certeza de que nenhum hacker ou curioso poderá sequer saber que seus arquivos mais confidenciais existem, e que nenhuma agência, nem o FBI, conseguirá abrí-lo.

Saiba mais sobre como aumentar a segurança de seus arquivos:

Descubra uma forma fácil de proteger os arquivos contábeis na nuvem

Saiba como minimizar os riscos no caso de um ransomware

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.