Como proteger sua webcam de espionagem

Descubra como proteger a privacidade da sua webcam com estas medidas de segurança

Como evitar espionagem webcam

Se o seu objetivo é melhorar o nível de segurança digital e a privacidade do seu computador, vale a pena lembrar que a proteção do hardware é tão importante quanto a do próprio software. Entre as peças mais sensíveis do hardware para ser hackeadas estão as webcams e os microfones. Neste artigo vamos nos concentrar em falar sobre as vulnerabilidades das webcams, uma vez que a espionagem através destes dispositivos tem vindo a aumentar nos últimos anos para se tornar uma ameaça muito séria. Esta prática mal-intencionada é conhecida como creepware. Na maioria dos casos, o objetivo de um hacker que usa creepware é para espionar suas vítimas sem o seu consentimento e depois chantagear e ameaçar com espalhar o conteúdo privado.

Em frente a esta ameaça, surgiram algumas práticas para minimizar esses riscos, como é cobrir a webcam com um pedaço de fita. No início, isso era uma prática apenas utilizada por pessoas chamadas de "paranoicas". No entanto, cobrir a webcam é hoje algo aconselhado por muitos no mundo da informática. Na série sobre hackers aclamada pela crítica Mr. Robot você pode ver o personagem principal, Elliot Alderson, cobrir sua webcam e microfone. Na verdade, o ator que interpreta o personagem, Rami Malek, aconselhou o público a fazer o mesmo. Além disso, Mark Zuckerberg, programador e criador do Facebook, recentemente postou uma imagem onde você pode ver sua webcam também coberta. A foto foi viral e alimentou ainda mais o debate sobre o espionagem das webcams e da necessidade de medidas para proteger a nossa privacidade.

No entanto, cobrir a webcam não é mais o equivalente a colocar um remendo sobre um ferimento já aberto. Ou seja, ele minimiza as consequências, mas não resolve a raiz do problema. Neste caso, a primeira coisa que deve pensar é proteger sua privacidade para evitar essa lacuna desde o início. Steganos Privacy Suite é um dos programas especializados em proteger os usuários de este tipo de risco para a sua privacidade. Entre outras opções de segurança digital e privacidade, Steganos Privacy Suite impede que os hackers acessem a nossa webcam.


TUTORIAL: como se proteger contra a espionagem de webcam com Steganos Privacy Suite.
  • Passo 1. Baixe Steganos Privacy Suite no seguinte link. A instalação é rápida e fácil.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Depois de instalar, abra o programa e selecione a ferramenta "Esfera Privada".

  • Como evitar creepware

  • Passo 3. Na nova janela, selecione a primeira opção: "Proteção da webcam".

  • Medidas de segurança digitais e criptografia de webcam

Com este processo rápido e fácil poderemos continuar usando nosso computador com a garantia de que ninguém está nos observando. Steganos Privacy Suite oferece outras soluções para problemas comuns de privacidade como evitar rastreamento web, remover restos do Windows ou criptografar e-mail.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.