Como criptografar e sincronizar arquivos com Dropbox

Medidas para garantir a segurança de arquivos privados ou confidenciais

Dropbox é basicamente um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem. A empresa facilita 2 GB de armazenamento gratuito para qualquer pessoa que se registro no site, capacidade que pode ser aumentada se você o indica para algum amigo. Com Dropbox é possível subir na nuvem e sincronizar arquivos e pastas, de forma que estes se tornam acessíveis desde qualquer dispositivo. Assim, você pode escolher uma pasta do seu computador para deixá-la sempre sincronizada com a sua conta da nuvem.

As vantagens são inúmeras em relação ao armazenamento local, pois desta forma se evita a perda dos arquivos já que sempre há uma cópia de segurança automática. Além disso, a interface é extremamente simples de utilizar e trata-se de um serviço de confiança. Porém, se você pretende subir arquivos com dados confidenciais ou que prefira manter privados, há uma precaução que deve tomar. Certifique-se de criptograr os arquivos antes de subi-los no Dropbox. Desta forma, mesmo que alguém consiga acessar estes arquivos através da nuvem, eles ficarão inservíveis pois a informação não poderá ser lida.

Abaixo ensino como criptografar arquivos de forma fácil com o Steganos Safe.


Como criptografar e sincronizar arquivos com Dropbox
  • Passo 1. Baixe e instale o cofre virtual da Steganos, o Steganos Safe. Abra o programa para criar a sua unidade segura no Dropbox.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Selecione "Criar um novo Safe". Então, só precisará clicar em "Cloud Safe" e escolher o serviço de armazenamento na nuvem, neste caso o Dropbox.

  • Abrir Steganos Safe para criar cofre virtual na nuvem para Dropbox
  • Passo 3. Defina o nome do seu cofre virtual e ajuste o tamanho da unidade segura às suas necessidades.

  • Ajustar o tamanho da unidade segura para que caibam os arquivos que quer criptografar
  • Passo 4. A continuação, determine uma senha que utilizará sempre para acessar o seu Cloud Safe. Você poderá usar a senha criada por você, criar uma senha segura com o gerador de senhas integrado ou utilizar o PicPass, que é uma ferramenta que permite definir uma combinação de imagens como senha.

  • Definir uma senha para proteger os arquivos criptografados
  • Passo 5. Arraste os arquivos para dentro da unidade segura. Ao fechar a unidade segura, esta automaticamente sincronizará o cofre virtual com o seu servidor de armazenamento na nuvem.

  • Fechar a unidade segura para criptografar e sincronizar com Dropbox

Se você configurou a sua unidade segura e quiser usá-la novamente, somente precisará seguir os passos 3 e 4 para criptografar mais arquivos. O Steganos Safe faz todo o trabalho, só é preciso arrastar os arquivos para dentro do cofre virtual e fechá-lo.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.