Proteger arquivos pessoais de ataques de hackers na nuvem

Aprenda a proteger os seus arquivos sincronizados com OneDrive

Além de armazenar arquivos, Microsoft OneDrivevai muito mais além. O serviço permite sincronizar os arquivos de forma quase instantânea com múltiplos dispositivos, fazendo por exemplo um backup automático das fotos que você tira com o celular na sua conta de OneDrive. Além disso, também tem integração com Outlook de forma que é possível mandar um e-mail anexando diretamente os arquivos na mensagem. E para fechar o pacote, os usuários de OneDrive podem utilizar todas as ferramentas de Microsoft Office (Excel, Word, PowerPoint, etc) na sua versão online de forma gratuita!

E a segurança dos arquivos? O serviço é seguro? Obviamente, tratando-se de um serviço da Microsoft, OneDrive tem toda a segurança que se pode ter. O problema é que o armazenamento na nuvem é inerentemente inseguro. Sempre haverá uma possibilidade de que haja uma filtração ou algum hacker tenha acesso aos seus arquivos, às vezes no caminho do servidor durante o upload dos arquivos. Por isso, se você quer continuar utilizando o OneDrive mas não quer correr o risco de expor as informações pessoais ou da sua empresa, o mais indicado é criptografar os arquivos antes de subi-los.

Se os seus arquivos são criptografados, só poderão ser lidos por você ou qualquer outra pessoa para a qual tenha cedido a senha. Em caso contrário, quem quiser acessá-lo verá um código sem sentido. Esta é uma simples, porém efetiva, medida de proteção anti-hackers. Neste artigo ensinarei como criptografar os arquivos antes de subi-los no OneDrive de forma extremamente simples usando o programa Steganos Safe.


Como proteger os arquivos do OneDrive com criptografia
  • Passo 1. Baixe e instale o cofre virtual da Steganos, o Steganos Safe. Abra o programa para criar a sua unidade segura no OneDrive.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Clique em "Criar um novo Safe". Na janela que se abre, selecione a opção “Cloud Safe” e escolha OneDrive.

  • Abra o programa Steganos Safe para criar um cofre virtual
  • Passo 3. Escreva um nome para o seu cofre virtual e ajuste o tamanho da unidade segura que quer criar.

  • Defina o tamanho da unidade segura em função dos arquivos que quiser criptografar
  • Passo 4. A seguir, defina uma senha para acessar seu Cloud Safe. Você terá a opção de usar sua senha, criar uma senha com o gerador de senhas integrado ou utilizar o PicPass, que é uma combinação de imagens como senha.

  • Escolha uma senha para proteger arquivos
  • Passo 5. Traga os arquivos para dentro da unidade segura que criou. Uma vez feche o cofre vistual, este será sincronizado de forma automática com o servidor na nuvem.

  • Feche o cofre virtual para sincronizar os arquivos criptografados com OneDrive

Se você seguiu todos os passos, os arquivos já estão guardados e sincronizados com a sua conta do OneDrive. O bom é que a partir desta configuração, sempre que quiser criptografar arquivos antes de subi-los na nuvem só terá que arrastá-los dentro do cofre. Assim, o programa fará tanto a criptografia como a sincronização automaticamente!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.