Prós e contras de usar um gerenciador de senhas

Você deve utilizar um gerenciador de senhas?

Para alguns, gerenciadores representam um ponto falho: um tesouro de informações importantes armazenadas por uma única senha mestre que pode ser perdida, roubada ou hackeada. Então, quem está certo? Vários experts em segurança digital, queimando neurônios em cima da questão, dos pós e dos contras, chegaram a algumas conclusões que sito abaixo.

Pontos positivos

Nem todos os experts gostam de usar gerenciadores de senhas, mas existem os que não conseguem imaginar um mundo sem eles. Robert Siciliano, analista e CEO da IDTheftSecurity.com, que disse possuir mais de 650 senhas ativas, disse que simplesmente não conseguiria “funcionar” sem tal aplicativo.

“Sem um gerenciador de senhas, consumidores utilizam senhas ruins sem nenhum gerenciamento.” “Eles usarão a mesma senha para todos os serviços críticos e vão inevitavelmente ser hackeados”. Mas Siciliano, que também falou que não existe um único argumento legítimo para se utilizar um gerenciador de senhas, tomou medidas para suavizar os riscos de ter todas as suas senhas em um único lugar. Ele disse que memoriza as senhas para os serviços mais importantes, como senhas bancárias, mas guarda o restante de suas senhas em um provedor na nuvem.

Morris Tabush, que gerencia sua empresa, a IT Consultancy, do Tabush Group em New York, também citou a vulnerabilidade inerente em ter sua identidade protegida por um gerenciador de senhas online. Mas em sua opinião, pessoas precisam melhorar muito seus sistemas atuais de gerenciamento pessoal de senhas e a solução é mesmo um software gerenciador. “ Ter um nome de usuário e uma senha universal é impossível, já que todos os sites tem seus próprios padrões e requerimentos”, “ninguém consegue lembrar de todas as combinações pessoais de usuário e senha”. Tabush diz que utiliza e indica gerenciadores de senhas para seus clientes, que são donos de pequenas e médias empresas de tecnologia, que possuem dezenas de contas onlines.

Desvantagem digital

Claro, para cada expert que fala que não consegue viver sem um gerenciador de senhas, existe outro que diz que viverá feliz sem nunca usá-lo. Este é o caso do Terry Cutler, cofundador e CTO da filial de Montreal da consultoria de segurança cibernética da Digital Locksmiths. “E não sou fá de gerentes de senhas como um todo” disse Cutler em uma entrevista: “Se a ferramenta for hackeada então todos as suas informações estarão em mãos alheias”

“Gerenciadores de senhas são uma forma de mover hábitos errados da vida física para a vida digital, é tão ruim escrever suas senhas em uma folha de papel quanto mantê-las todas reunidas em um software. Eu não confio em gerenciadores de senhas. Não por causa deu pensar que não são seguros, é só o caso deu não saber qual segurança estão usando, como eles lidam com minhas informações e se meus dados estão devidamente criptografados.”

Christopher Burgess, CEO e presidente da Prevendra, uma empresa de segurança digital de Seattle, sugere que quem não confie em gerenciadores pode usar um sistema próprio manualmente. “Um sistema manual é simples de ser implementado com dois Notebooks. Em um você coloca as informações da conta, com um número serial. No segundo você coloca a senha perto do número serial. Guarde o segundo notebook em um local secreto e só mecha nele se você não conseguir lembrar sua senha.

Usando de forma segura

Enquanto todos os experts dão suas fortes opiniões sobre gerenciadores de senhas, vários parecem utilizá-los de forma paralela com uma outra forma segura. Para eles, gerenciadores de segurança são ferramentas seguras mas longe de serem infalíveis.

Dos gerenciadores encontrados e analisados do mercado, o mais indicado é o Steganos Password Manager. Um dos detalhes importante deste gerenciador é que ele não coloca suas informações na nuvem.

Steganos Password Manager gerenciador de senhas

Versão de teste

Segurisoft Baixar

No mais, ele possui todas as características de segurança de um bom gerenciador: ferramenta para geração de senhas invulneráveis, senha em imagens (PicPass), teclado virtual para evitar a ação de keyloggers, criptografia AES de 256 bits, extensões para os principais navegadores e app para dispositivos Android e Apple.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 18

Password Manager 18

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.