Privacidade de dados no uso compartilhado do PC

Como compartilhar um PC sem abrir mão da privacidade?

Privacidad de datos en el uso compartido del PC

Não é raro compartilhar computadores, especialmente em um ambiente familiar. Contudo, o ato de compartilhar uma máquina com seu noivo, marido/mulher, irmão ou irmã, pai ou mãe, não significa que você precisa abrir mão de sua privacidade. Na verdade, o primeiro passo é se assegurar que cada indivíduo tenha sua própria conta de usuário.


Por que criar várias contas de usuário?

Ao contrário do que muitos pensam, as contas de usuário não são um estorvo que apenas atrasam o início do computador pedindo uma senha. Na realidade, elas grande importância para o uso de um PC compartilhado. Entenda o porquê:

  • Maior privacidade: como cada usuário define sua senha para iniciar a sessão, e cada conta se carrega com a informação pessoal do indivíduo, os dados armazenados não se misturam. Cada usuário tem acesso exclusivo à sua informação, proporcionando maior privacidade.

  • Melhor segurança: caso alguém que compartilha o PC com você acabe infectando o mesmo ao baixar um arquivo malicioso, seja clicando em links de email ou através de sites da internet, o dano se limita à conta deste usuário. Dessa maneira, seus arquivos permanecem seguros.

  • Maior personalização: cada conta de usuário pode ser personalizada segundo seus gostos. Por exemplo, o escritório pode ter cores, tamanhos de ícone/texto e fundo de pastas que queira em sua conta sem afetar a configuração das outras. Desta maneira, você pode ter seus favoritos guardados no navegador e até mesmo ter programas instalados que apenas podem ser acessados através de sua conta.

Igualmente, as contas de usuário podem ser criadas de tipos diferentes, segundo o uso que cada indivíduo tenha no PC: administrador, limitada e convidado. Também é possível gerenciar as permissões de um usuário para baixar programas, instalar e desinstalar software, criar, editar ou apagar documentos, entre outras opções.

Entretanto, por mais que utilize diferentes contas de usuário, um outro usuário pode acabar acessando sua conta ao decifrar sua senha de entrada. E isso não é algo incomum, já que geralmente não nos preocupamos pela qualidade da senha utilizada e definimos combinações fáceis de recordar, tais como datas de aniversário, nomes de animais de estimação e outras coisas como “123456”.


Então, como garantir a privacidade de meus dados?

Uma forma efetiva de assegurar que seus arquivos não possam ser vistos por ninguém é utilizar uma ferramenta especializada de segurança digital, como o Steganos Privacy Suite. A suite de proteção da Steganos inclui funções que permitem a criptografia de seus arquivos (utilizando o Safe, um cofre virtual que utiliza um dos algoritmos de criptografia mais avançados, o AES-XEX de 384 bits), guardar seus favoritos da internet e mantê-los privados (graças à opção Favoritos Privados), proteger os dados de início de sessão (Password Manager), apagar seus arquivos de forma permanente (Destructor/Shredder), e muito mais.

steganos privacy suite

A suite possui uma versão de teste disponível, que funciona de forma completa por 30 dias. Para testar o programa, clique no botão abaixo.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Não deixe de configurar várias contas de usuários caso compartilhe seu PC. Certamente poderá adicionar alguns segundos ao início da sessão de seu computador para beneficiar sua privacidade.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Safe 19

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.