Porquê você deveria criptografar arquivos do Google Drive?

Como garantir a privacidade de arquivos na nuvem

Google Drive é um serviço que fornece armazenamento na nuvem. O Google Drive conta com a grande vantagem de ser do Google, o que o torna uma solução muito prática. Graças a este fato, pode oferecer integração com diversos outros serviços que provavelmente você já utiliza. Por exemplo, se você é usuário de Gmail, pode utilizar grátis uma conta do Google Drive com a vantagem de estar integrado com o seu e-mail.Além disso, com a app do Google Drive pode guardar as suas fotos, contatos e arquivos e que estejam automaticamente sincronizados com a nuvem. Além disso, é possível trabalhar de forma colaborativa, compartilhar e até mesmo editar um mesmo arquivo em grupo.

Porém (todo serviço na nuvem tem um "porém"), o serviço não garante a sua privacidade. É uma reflexão que talvez você não precise fazer cada dia, mas é imprescindível pensar antes de subir algum arquivo importante, com dados pessoais, dados fiscais ou fotos íntimas. Há medidas que pode tomar para garantir que os arquivos não caiam nas mãos erradas. E com certeza, a sua privacidade ou o sigilo das informações da sua empresa merecem uns poucos de minutos de atenção para tomar as medidas necessárias.

A solução é simples do que soa: criptografia. Se você criptografar os arquivos, só você poderá abri-los, mesmo que estejam sincronizados com a nuvem. Se akgum hacker invadisse a sua conta, poderia ver a quantidade arquivos que já mas jamais conseguirá ver o que contém. No tutorial abaixo explico os passos que é preciso seguir para criptografar e sincronizar arquivos de forma automática. Esta é uma medida de proteção anti-hackers simples que está ao alcance de todos. Para isso, utilizo o programa Steganos Safe


Passo a passo: criptografar e sincronizar arquivos com o Google Drive
  • Passo 1. O primeiro que você precisa fazer é baixar o Steganos Safe no seu dispositivo. Instale-o e abra o programa para criar a sua unidade no segura no Google Drive, onde poderá guardar os arquivos que queira que estejam protegidos por criptografia.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Clique em "Criar um novo Safe". O programa abrirá uma janela, selecione a opção "Cloud Safe" e escolher Google Drive.

  • Abrir Steganos Safe e criar cofre virtual com unidade no Google Drive
  • Passo 3. Escreva um nome para o seu cofre virtual e ajuste o tamanho da unidade segura.

  • Definir o nome da unidade segura
  • Passo 4. A seguir, defina uma senha que utilizará sempre para acessar o seu Cloud Safe. Você poderá usar a senha criada por você, criar uma senha segura com o gerador de senhas integrado ou utilizar o PicPass, que é uma ferramenta que permite definir uma combinação de imagens como senha.

  • Escolha uma senha segura para o cloud safe
  • Passo 5. Arraste os arquivos para dentro da unidade segura. Ao fechar a unidade segura, esta automaticamente sincronizará o cofre virtual com o seu servidor de armazenamento na nuvem.

  • Feche a unidade segura do seu cofre virtual para sincronizar com o Google Drive

Depois de configurar o cofre, para criptografar mais arquivos só precisa trazer os arquivos para dentro do cofre. Desta forma, mesmo que alguém conseguir entrar na sua conta do Google Drive não conseguirá ver o conteúdo destes arquivos! O processo é realmente mais simples do que parece, não é?

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.