Por que e como usar um gerenciador de senhas

Como e porque instalar e usar um gerenciador de senhas

Vamos começar com o porque. A razão que você precise usar um gerenciador de senhas é direta: Isto torna sua vida online mais segura, e, mais fácil no processo.

Um gerenciador guarda as senhas de todas as suas redes sociais, lojas online, etc. e te salva de ter que lembrar de todas toda vez que você as visita. Suas senhas são encriptadas e guardadas pelo gerenciador, que por sua vez é protegido por uma senha mestre (a única que você deve lembrar). Já que você está livre de lembrar de todas as suas senhas, você não será tentado a péssima ideia de ter uma senha para todos os sites e serviços. Com o gerenciador você cria senhas fortes para todas as suas contas e deixa todas elas salvas de baixo da senha mestre, deixando a você o único trabalho de lembrá-la.

A maioria dos gerenciadores de senha do mercado possuem serviços gratuitos, mas limitados e serviços pagos com todas as funções liberadas. Eles te permitem o sincronismo do seu PC com todos os demais dispositivos, como celulares e tablets. Aqui apresento o Steganos Password Manager, que é o gerenciador de senhas que utilizo porque considero que tem o melhor custo benefício. Posso guardar minhas senhas em um PC e sincronizá-las com meus dispositivos móveis, além de oferecer a segurança a máxima segurança de criptografia de senhas. Para usar a ferramenta, basta baixá-la clicando no botão abaixo:

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Configurando o gerenciador de senhas

Com o Steganos Password Manager, você pode criar uma conta pelo seu computador. Nele você tem várias opções de criação de senha mestre, podendo utilizar até mesmo fotos (PicPass) como chave da criptografia utilizada. Sua senha mestre não deve nunca ser uma repetição ou ser derivada de alguma outra senha que você já utilizou na vida. Lembre-se que você só precisará usar ela a partir de agora então crie uma senha forte, com letras, números e símbolos, e memorize-a. Alternativamente, pode usar o gerador de senhas incluído no programa.

Por que usar um gerenciador de senhas


Usando o gerenciador de senhas da Steganos

Depois de configurado, você pode utilizar as extensões para navegadores para adicionar suas contas online. O programa da Steganos pode guardar mais do que somente senhas. Você tem a opção de cadastrar contas bancárias, cartões de crédito e documentos pessoais. O programa vai gerar todas as senhas para todos os seus serviços e fazer o login nos respectivos sites automaticamente, deixando a você somente o trabalho de lembrar-se da senha mestre.

Se isso for muito fácil para você, você pode desabilitar o auto-login para certas contas, o que vai requerer que você insira mais de uma vez a senha mestre. Se você possuir várias contas para o mesmo site, o Steganos te dar a opção de escolha em um menu suspenso.


Uma palavra sobre segurança

Todos os gerenciadores de senha usam algum nível de encriptação para proteger sua identidade. O Steganos por exemplo utiliza o AES de 256 bits para criptografar seu chaveiro de senhas. Também não guarda sua senha mestre (chave da criptografia), o que significa que não há possibilidade de alguém, com sua carteira digital em mãos, possa acessar seus dados. Também, por outro lado, não tem como você acessar sua carteira caso tenha esquecido a senha.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 18

Password Manager 18

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.