As melhores ferramentas de criptografia para Windows

Os 7 melhores software de criptografia para Windows

Independente do seu uso, seja no trabalho ou em casa, armazenamos nos computadores informações privadas e confidenciais. Desde relatórios de negócios até fotos da viagem de família, quase tudo está guardado em no disco rígido de seu computador. Isso torna muito importante a segurança que você trata sua informações.

Isto é exatamente o que um programa de criptografia faz. Utilizando técnicas como chaves randômicas até algorítimos profissionais, estes aplicativos dão aos seus dados a segurança que eles merecem. Abaixo segue a lista dos 7 melhores programas de encriptação de dados para Windows.


1. Steganos Safe

Proteção anti-hackers com Steganos Safe

o Steganos Safe é um software com interface limpa e de fácil utilização. Consegue proteger arquivos no PC, na nuvem e em mídias portáteis utilizando o algorítimo AES-XES de 384 bits, o mais avançado método de criptografia atual.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Com ele você pode gerenciar seus pen-drivers, criptografar seus diretórios na nuvem como o Dropbox, Microsoft OneDrive e o Google Drive. O programa permite criar cofres virtuais de até 2TB e as unidades seguras são facilmente configuráveis. O software se integra ao sistema do Windows ficando disponível no menu do botão direito do mouse, toda vez que quiser criptografar ou decriptografar algo. Seu gerenciamento USB avançado também trava as informações do pen-drive assim que ele é desconectado do sistema. Além de também poder utilizar imagens reais como chaves criptográficas, o programa integra um gerador de senhas e um teclado virtual.


2. Gpg4win

O software é uma interface gráfica do GnuPG, que utiliza o algorítimo de criptografia: OpenPGP. Não foi feito para ser fácil, mas, como ferramente ele é bem versátil. Você pode criptografar seus dados no HD, dados na nuvem, seus e-mails entre outras informações. O software é livre, livre de qualquer cobrança, e de código aberto. A interface GnuPG é apenas uma de várias existentes para o OpenPGP. Este software é indicado para usuários avançados e apreciadores de código aberto.


3. DiskCryptor

Procurando por uma ferramente robusta para criptografia de disco rígido? Está é uma excelente opção. Tendo uma interface leve, o programa torna o serviço de criptografia muito simples de se fazer. Um detalhe é que ele só pode criptografar discos existentes, não tendo a opção de criar novos. O DislCryptor utiliza algoritmos topo de linha, como o AES, Twofish, Serpent, etc. Você consegue utilizar um ou mais de um ao mesmo tempo. Trabalha com encriptação de discos ópticos, e até sistemas operacionais com bootloader (funcionais em pendrivers).


4. AxCrypt

Este programa é para quem está procurando um simples para criptografar seus arquivos ou diretórios. Um exemplo: precisando enviar por e-mail seu número de cartão de crédito? Escreva a informação em um arquivo de texto, utiliza o programa para criptografá-lo, anexe o arquivo criptografado no e-mail e peça para o destinatário instalar o mesmo programa. Depois é só enviar para o mesmo a chave que você utilizou.

Sua interface gráfica é super simples, constituída de duas colunas, sendo que a da esquerda são os arquivos e diretórios que você pode criptografar e a da direita já são os criptografados. Considere este aplicativo como um portável.


5. Dekart Private Disk

Simples e fácil de usar, o Dekart é um aplicativo sólido que pode tomar conta de todas as suas necessidades de criptografia. Ele funciona no conceito de volumes de HD criptografados (ou seja, tudo). Assim que você instala e roda o programa, você consegue acessar todas as suas funções com muita facilidade.

Seu funcionamento básico envolve a criação de volumes criptografados. O software utiliza o algoritmo AES-256. Basicamente ele impede que programas ou usuários não autorizados acessem tais volumes.


6. 7-Zip

Você deve conhecer este programa como uma ferramente poderosa de empacotamento e compactação de arquivos, como o WinZip ou o WinRar. A diferença é que este é de código aberto e gratuito. O mais legal é que ele também tem a opção de criptografar os arquivos que ele cria, usando o AES-256.

A dificuldade de fazer a criptografia de arquivos ou pastas é a mesma de compactá-las. Nas opções de compactação, onde você escolhe o tamanho, os volumes, o tipo, você pode também acionar a opção de travar o arquivo com senha, que é a mesma coisa de criptografá-lo.


7. BitLocker Drive Encryption

Este software também é uma sólida ferramente de criptografia, com uma característica fundamental: você não precisa instalá-lo no seu sistema. Ele utiliza o AES, consegue criptografar arquivos, pastas e volumes, tudo com simples cliques e sem instalação.

Nota: Além dos programas descritos existem inúmeras outras ferramentes disponíveis, mas os mencionados neste texto são os mais amigáveis para usuários convencionais.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.