Qual é o melhor software de criptografia para usar em 2017?

Análise comparativa entre softwares de criptografia

programas criptografia 2017

A tecnologia avança em passos gigantes e é no campo da informática que esta evolução mais se reflete, principalmente em se tratando de cibersegurança e crimes cibernéticos, os quais andam lado a lado em sua batalha eterna pelo controle da rede. Diferentemente de outras melhorias tecnológicas, como atualizações de hardware ou de programas de uso diário, tem se tornado cada vez mais imperativo ter um entendimento básico de segurança na rede. Assim sendo, a ameaça dos hackers e de suas táticas pra obter dados confidenciais é algo que ocorre diariamente, o que fez com que este se tornasse um tema chave durante a última campanha presidencial dos EUA. É por isso que, se existe algo com relação à internet que temos sempre de estar afiados, é o campo da segurança de dados.

Para tal, é recomendável revisar e atualizar nosso software de segurança periodicamente, no prazo mínimo de uma vez por ano. Neste artigo falaremos de um dos aspectos mais importantes e utilizados na segurança digital: a criptografia. A criptografia é uma prática que permite ao usuário proteger seus dados mais importantes através de codificações impossíveis de serem decifradas pelo homem. Os programas utilizados por hackers para quebrar este tipo de código também mudam ano a ano, razão pela qual precisamos sempre atualizar anualmente nossos softwares de segurança.

Software de criptografia para 2017: Qual escolher?

Hoje em dia, existe uma ampla gama de opções quando falamos de softwares de criptografia, tanto gratuitos quanto pagos. Entre as opções gratuitas existentes, para entrarmos com o pé direito em 2017, temos o AxCrypt, Challenger ou então o Conceal. Estes programas são, geralmente, fáceis de instalar e usar, e não requerem nenhum tipo de conhecimento específico. Contudo, eles também costumam ter uso bem limitado, com algumas versões desatualizadas dando problemas de compatibilidade, dependendo da versão do Windows que utilizamos.

Já em se tratando de programas pagos, temos ferramentas fortes como o Steganos Safe, Cryptainer LE ou o CryptoForge. Todos os três são ótimas opções, mas com algumas diferenças entre elas. A interface do Cryptainer deixa muito a desejar, assim como também poderia ser reduzido o tempo de codificação dos arquivos no CryptoForge, além de ambos serem um tanto quanto técnicos para usar. Por outro lado, as facilidades de uso somadas com suas várias ferramentas inclusas fazem do Steganos Safe uma opção de excelente custo-benefício. A recém-lançada versão, Steganos Safe 18, permite criar cofres virtuais, conhecidos como “safes”, os quais protegem nossos arquivos com a codificação mais segura e avançada disponível no mercado. O programa também permite a criação de safes dentro de drives USB, na nuvem e em disco externos, como Blu-Rays.


Tutorial: Como criptografara arquivos usando o Steganos Safe.
  • Passo N.º 1: Efetue o download do Steganos Safe 18 clicando no botão abaixo.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo N.º 2: Para começar, iremos criar um safe dentro do computador. Vá até o menu de início, selecione “Criar nova unidade segura...” e clique em “Safe”.

  • Steganos Safe 18

  • Passo N.º 3: A seguir, escolha um nome para seu novo cofre virtual, a letra da unidade onde seu safe será exibido quando aberto e, na sequência, escolha o local onde o cofre ficará armazenado.

  • Software para encriptar archivos

    Criptografar arquivos com o Steganos Safe

  • Passo N.º 4: Para criar o Safe, também é necessário determinar o tamanho da unidade segura. O tamanho dependerá dos arquivos que desejamos criptografar e do espaço disponível no disco rígido. Quanto maior a unidade, mais ela demorará a ser criada.

  • Melhores programas de criptografia de 2017

  • Passo N.º 5: Finalizando, vamos para o passo mais importante: a criação da senha que protegerá seu novo safe. Esta é a senha que utilizaremos para abrir e administrar os arquivos do cofre, logo, sendo de suma importância tanto não esquecer quanto não dá-la para terceiros.

  • criptografia 2017

E pronto! Com estes simples passos poderá criptografar seus arquivos com segurança total, mantendo-se em dia com a segurança digital. Outras formas de continuar protegido em 2017 seriam saber como ocultar arquivos no Windows ou eliminando a impressão digital que deixamos na rede.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.