Por que é importante para destruir arquivos completamente?

Saiba como excluir arquivos permanentemente para uma maior segurança digital

Destruir arquivos completamente

No mundo real, quando queremos livrar-nos de um documento contendo informações confidenciais geralmente escolhemos queimá-lo ou passá-lo através de uma trituradora de papel. Nós nunca pensamos em amassar o papel e jogá-lo numa lata de lixo na rua, já que o mesmo poderia ser facilmente recuperado por qualquer pessoa. No campo da tecnologia da informação ocorre a mesma coisa. Embora possa parecer surpreendente, os arquivos que nós deletamos do nosso sistema podem ser recuperados por programas de terceiros. Estes programas são frequentemente utilizados por hackers, por isso, os nossos arquivos excluídos ainda poderiam estar disponíveis sem o nosso conhecimento.

Quando você apaga um arquivo do Windows, ele se move para a Lixeira. Na verdade, tudo o que fazemos é mover o arquivo de um local para outro. Esvaziar a Lixeira não é muito útil porque o computador sempre mantém arquivos residuais no disco rígido. É por isso que a informação não desaparece, mas simplesmente torna-se mais difícil de encontrar. Ou seja, excluir arquivos normalmente não é seguro. Seja em nível pessoal ou empresarial, o mais recomendável é garantir que esses arquivos sejam destruídos completamente e, portanto, tornando-se irrecuperáveis de qualquer outra forma.

Para fazer isso, podemos usar Shredder, ferramenta incluída dentro do programa Steganos Privacy Suite. Shredder, do inglês "trituradora", é o encarregado de destruir permanentemente os arquivos especificados por nós, de modo que não possam ser recuperados de forma alguma.

Tutorial: como destruir arquivos permanentemente com Shredder.
  • Passo 1. Baixe e instale Steganos Privacy Suite, seguindo o link abaixo.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Uma vez instalado, abra o programa e selecione a ferramenta Shredder.

  • Como excluir arquivos com Steganos Privacy Suite
  • Passo 3. Shredder pode apagar permanentemente os arquivos e pastas. Para este exemplo, vamos destruir um arquivo de texto com "Anexar arquivo ...".

  • Destruir arquivos para maior segurança digital
  • Passo 4. Uma vez selecionado o arquivo que deseja excluir, ele será exibido dentro da lista interior, indicando seu caminho, tamanho e tipo de arquivo. Para removê-lo para sempre, clicaremos em "Destruir" (não deve ser confundida com a opção "Excluir" que simplesmente remove o arquivo da lista). Finalmente, apenas temos que clicar em "OK" na janela de confirmação final.

  • Como eliminar arquivos para sempre

Com este processo rápido é possível destruir permanentemente arquivos de modo que eles não possam ser recuperados com qualquer outro programa. Outras práticas recomendadas para melhorar a segurança do nosso sistema incluem a remoção de rastros do Windows ou a possibilidade de criptografar e esconder arquivos com Crypt & Hide.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Victoria Rodriguez sobre Privacy Suite 19

Seguir @vicvictoriar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.