Como guardar a carteira de Bitcoin segura

Uma maneira absoluta de manter a segurança da carteira de Bitcoin


como manter segurança carteira bitcoin

O Bitcoin vem se mostrando como uma forma confiável e lucrativa de guardar valores fora do sistema tradicional dos bancos e ações. Contudo, uma carteira de Bitcoin apenas é segura caso seu usuário saiba como mantê-la a salvo.

Um endereço de Bitcoin pode ser monitorado a todo momento, bastando inserir o número criptográfico da carteira em alguma utilidade que checa a Blockchain do Bitcoin. Mas, para retirar valores de dentro de uma carteira é necessária a utilização da chave privada da mesma.

Muitos serviços utilizam uma combinação de palavras, que são chamadas de “sementes de carteira”. A partir delas, é possível obter acesso ao segredo que desbloqueia os fundos em qualquer endereço de Bitcoin.


Senhas, sementes de carteira e a segurança de seus Bitcoins

A própria rede do Bitcoin, a Blockchain, é uma salvaguarda incrível contra hackers e pessoas mal intencionadas que buscam roubar valores. E, essa segurança está garantida, contando que o dono de tal carteira saiba como acessá-la quando necessário.

Muitas pessoas utilizam carteiras de serviços online que podem ser abertas com senhas comuns. Mas, isso leva a outra questão: o que acontece caso o serviço de carteira digital ou corretora venha a falir ou até mesmo roubar os Bitcoins de seus clientes?

Por isso sempre recomenda-se que os Bitcoins devem ser guardados em carteiras individuais, seja no computador ou smartphone, pois desta maneira a única pessoa que pode acessá-los é seu dono.

Visando essa segurança extra, alguns serviços virtuais oferecem aos usuários a possibilidade de acessar seus endereços pessoais de Bitcoin diretamente em suas plataformas enquanto dão a eles suas chaves privadas através das sementes de carteira.

Caso essa semente de carteira caia nas mãos de alguém mal intencionado, seria extremamente fácil tomar posse dos Bitcoins guardados na carteira. Então, torna-se necessária uma camada de proteção a mais para esses dados.


Como proteger as sementes de carteira

Apesar de ser possível memorizá-las, algumas pessoas acham complicado manter na cabeça uma série randômica de palavras, especialmente pela maioria delas estarem em inglês.

Para ter certeza de que você terá acesso aos seus Bitcoins, a melhor coisa a fazer é anotar a semente de carteira. Contudo, fazer isso na vida real e guardar em sua carteira de papel ou cofre pode acabar sendo pouco prático e até mesmo irresponsável.

Uma solução que tem sido bem cotada é a utilização de cofres virtuais. Utilizando essa forma de proteção adicional você pode apenas guardar suas sementes de carteira em um arquivo .txt, .doc ou até mesmo em uma imagem .png ou .jpg, sem medo que qualquer hacker ou curioso possa ter acesso ao segredo que dá acesso a seus Bitcoins.

Um programa que permite a criação fácil de cofres virtuais é o Steganos Safe. A partir dele, em apenas alguns segundos, você pode fazer um cofre virtual, “safe”, personalizado, do tamanho que quiser, onde pode armazenar qualquer documento pessoal com uma proteção absoluta.

O Steganos Safe ainda permite a criação de Safes na nuvem, pen-drive, HD externo ou no próprio disco rígido do PC. Com isso, basta armazenar sua semente de carteira e guardá-la, com a certeza de que ninguém poderá acessá-la sem a senha utilizada no momento da criação do Safe.

Para entender melhor como o programa funciona na prática, clique no botão abaixo e faça o download da versão de teste ilimitada do mesmo. Logo após o botão temos alguns tutoriais sobre como utilizar o Steganos Safe para garantir não apenas a proteção de seus Bitcoins, mas de todos seus dados importantes.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Artigos relacionados:

Como abrir safe no OneDrive

Saiba como proteger seus dados do vírus WannaCry

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 18

Safe 18

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Safe 18

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.