Gerenciamento seguro de arquivos em escritório de advogados

Como lidar com o armazenamento de arquivos legais em computadores


gerenciamento arquivos escritorio advogados

Por mais que a digitalização de arquivos tenha facilitado o gerenciamento dos arquivos em escritórios de advogados, agora a preocupação toma forma em como efetuar a proteção dos dados, uma vez que hackers podem tentar obter acesso aos dados protegidos.

O que muitas pessoas não entendem é que a proteção dos dados não se encontra em processos custosos e complicados, mas sim na aplicação de criptografia ao dia a dia, conforme se lida com os arquivos confidenciais de direito, o que certamente garante a integridade dos documentos digitalizados.

O uso de criptografia de ponta é usado com sucesso por gigantes internacionais como Netflix, Google e outros, então, por que não no escritório de advocacia? Adiante exploraremos as vantagens de utilizar a criptografia sobre outros métodos de proteção de dados.


Razões para usar criptografia no gerenciamento de arquivos em escritórios de advogados

Utilizar a criptografia depende apenas de um programa que a execute, e o processo é tão simples quanto o de criar um e-mail, porém é feito inteiramente na máquina do usuário, permitindo que ele possa posteriormente enviar o arquivo para onde desejar.

A parte mais atrativa da criptografia é que os arquivos criptografados apenas podem ser acessados com uma senha, a qual foi usada no momento da criação. Ou seja, não existem curiosos, agências governamentais ou hackers que possam se valer das informações contidas nos arquivos criptografados. Vamos agora aos motivos pelos quais usar criptografia.

  • Acesso restrito apenas aos interessados

    Não importa quanto um hacker tente ou empregue táticas inovadoras, ao utilizar criptografia de ponta no gerenciamento de arquivos em escritórios de advogados, apenas quem possui a senha específica pode ter acesso às informações armazenadas.

  • Custo x benefício atraente

    Um programa que permite aos seus usuários criarem arquivos criptografados com codificação de alto padrão custa pouco, e a licença costuma ser anual. Se levarmos em conta o Steganos Safe, que goza da confiança de uma empresa com mais de 20 anos no mercado de segurança digital, vemos que o valor é praticamente irrisório pela segurança que ele confere aos arquivos.

  • Fácil compartilhamento

    Ao invés de ajustar uma nuvem e inúmeros acessos aos clientes e associados, tudo o que é necessário fazer com um arquivo criptografado é compartilhá-lo diretamente, seja em um anexo de e-mail ou nuvem, mesmo que seja pública. Apenas quem possui a senha pode acessá-lo.


Mitos da criptografia

Muitas coisas são ditas em fóruns online e por pessoas que desejam vender soluções caras para o gerenciamento de arquivos em escritórios de advogados. Contudo, existe apenas uma informação que devemos nos fiar: A primeira é que uma criptografia forte, de 384 bits por exemplo, não pode ser quebrada contanto que a senha usada no ato da criação seja forte.

A ideia dos anos 90, de que um hacker experiente pode abrir um cofre virtual criptografado com ataque de força bruta, onde o atacante usa todas as combinações possíveis, é um dos mitos mais ultrapassados sobre a criptografia.

Para se ter uma ideia, nem mesmo o FBI conseguiu decodificar o HD de Daniel Dantas no episódio que ocorreu por volta de 2012, e ele apenas usava criptografia de 256 bits.

Outro mito muito veiculado é de que todo programa de criptografia possui uma “porta dos fundos” e que os desenvolvedores podem usá-la como quiserem, e abrir os arquivos de seus usuários.

Isso até pode ser verdade para algumas empresas, mas não para uma criptografia de ponta a ponta, que apenas pode ser desfeita pelo usuário, assim como funciona a do Steganos Safe 18. Resumindo, a senha utilizada para criar o arquivo e esta senha apenas é capaz de descriptografar o arquivo, ou seja, se esta for perdida, o arquivo também fica inacessível.


Steganos Safe

Esse programa simples, permite que o usuário possa gerenciar todos os tipos de arquivos, especialmente os confidenciais com total segurança e privacidade, podendo armazenar seus dados sem a intromissão de terceiros.

Então, para entender melhor como funciona a proteção de dados e inserir esse processo no gerenciamento de arquivos no seu escritório de advocacia, faça o download da versão de teste ilimitada do Steganos Safe abaixo. Após isso, você não terá mais de se preocupar com ataques de hackers e outras pessoas abrindo os arquivos que não devem no e-mail alheio.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Veja outras maneiras e razões para utilizar o Steganos Safe 18 nos textos abaixo:

Porque e como devemos proteger os arquivos contábeis

Como garantir a segurança de arquivos legais na nuvem

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Privacy Suite 18

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.