Ferramentas para criptografia de arquivos

Software de criptografia para proteger os seus dados.

Você provavelmente já sabe que criptografia de dados é uma das melhores táticas para manter seus arquivos seguros. Então colocamos juntos vários softwares de criptografia que você poderá usar, cada um com suas respectivas especificações. Se você já for um usuário avançado poderá pular esta parte.

Programas para criptografar arquivos

Achei que seria interessante compartilhar alguns detalhes para aqueles que estão começando a utilizar a criptografia como ferramenta cotidiana. As ferramentas são muito úteis em manter dados privados escondidos de cyber criminosos, pois eles embaralham as informações de seus arquivos de uma forma que o deixa inacessível para quem não possuir uma chave de segurança. A utilização de criptografia começou a se tornar um assunto de interesse público desde que o Edward Snowden revelou como uma agência de estado consegue se infiltrar em computadores de pessoas comuns e acessar todos os seus dados sem maiores problemas.


Mas por que a criptografia?

Está técnica consiste em uma forma de pegar dados normais, embaralhá-los e torná-los inacessíveis para outras pessoas. Este embaralhamento segue regras definidas por uma chave de segurança, que só o dono dos dados deve possuir. Com esta chave o dono consegue desembaralhar os dados e acessá-los.

Simplificando o processo, imagine que você gostaria de esconder a frase: “EU GOSTO DO MEU CACHORRO”, usando uma chave de um dígito numérico. Assim escolhemos o número 3. A regra utilizada pega o caractere da frase e, alternadamente, avança no abecedário para frente e para traz, 3 letras. Assim a frase ficaria sendo: “HR JLVQR AR JHR FXFFROUL”. Sem saber como a regra funciona e o mais importante, sem saber o valor da chave, que é 3, fica bem difícil de alguém decifrá-la.


As ferramentas de criptografia que você pode começar a utilizar hoje

Poderíamos pular diretamente para as melhores formas de criptografar seus arquivos, mas criptografar seus dados não é tão útil quando a senha é fraca e facilmente decifrável. Quando você estiver no processo de criptografia de seus dados, o software que estiver utilizando vai te solicitar uma chave/senha. A qualidade desta senha é muito importante para a qualidade da criptografia. Por isso que você precisa ter certeza de usar sempre senhas fortes, que contenham diferentes caracteres, maiúsculos e minúsculos, números e símbolos. Você também precisa pensar que não pode em hipótese nenhuma esquecer a senha, ou seus dados ficarão indisponíveis para sempre.

Você deve estar se perguntando: “como vou fazer isso, já que tenho tantas senhas para lembrar?”

A solução está em obter um bom gerenciador de senhas. Se você não sabe muito bem o que esperar de um software de criptografia, clique aqui para conferir uma análise dos melhores softwares.

Particularmente, eu recomendo o Steganos Safe. Se trata de um cofre virtual, que criptografa os arquivos com o algoritmo AES-XES de 384 bits, o mais seguro dos métodos de criptografia atualmente. O programa também é compatível com criação de unidades seguras na nuvem e em mídias portáteis. Para baixar a versão de testes, basta clicar no botão abaixo:

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Além disso, uma solução mais completa seria a suíte de aplicações de segurança da Steganos: Steganos Privacy Suite. O privacy Suite inclui a ferramenta Safe, além de um gerenciador de senha, o Steganos Password Manager, assim como funções para aumentar a privacidade online, criptografar emails e muito mais.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.