Como manter as suas senhas a salvo de hackers

Como manter nossas senhas seguras?

Nós vivemos vidas digitais, desde compartilhamento de vídeos em redes sociais até o rastreamento online de sua localização para auxílio de navegação. Tudo é transferido em pacotes de dados, passando por fibra ópticas ao redor do mundo.

Enquanto nossa vida cotidiana vem melhorando com isso no século 21, a lei não acompanhou os avanços. Até esta data, o congresso dos Estados Unidos não conseguiram atualizar o ato de 1986 sobre Privacidade de Comunicações Eletrônicas. O congresso também se atolou na lama da NSA, em seus atos de espionagem digital mas ainda não fez nada para proibir que tudo aconteça de novo. Ao invés disso, vem brigando com empresas como a Apple, para que elas deixem uma porta aberta para facilitar tal espionagem.

Neste clima, nós aumentamos nosso interesse em empresas e produtos que oferecem segurança online. Estas companhias devem defender seus usuários, insistindo sempre na transparência institucional e em regras legais bem estabelecidas. O problema é óbvio: Se você é como eu, tem provavelmente dezenas de senhas para todos os sites que você acessa. Levando isso em consideração, perco parte do meu dia com isso. Possuo mais de 100 senhas.

Steganos Password Manager gerenciador de senhas

Mas como melhor gerenciar todas estas senhas, sem escolher senhas simples ou ter que escrevê-las em algum lugar? Aqui está como eu faço e concelho os outros a fazerem. Para começar, para sites de downloads gratuitos ou que não tem muita importância, escolha uma única senha simples. Se alguém descobrir, não fará muita diferença na sua vida. Você não está passando dados pessoais para estes sites.

Agora, para lhe dar com as outras senhas, para todos os sites que seria ruim ter seu login quebrado, como redes sociais e sites onde envolve pagamentos online, a primeira regra é sempre usar senhas diferentes para cada um. Do contrário, se alguém descobrir sua senha em um dos serviços, terá acesso aos demais.

A segunda regra é que não pode haver ligação de nenhuma espécie entre suas senhas. Hacker fazem este tipo de analogia e tem poder computacional para descobrir senhas ligadas. Quando suas senhas são fortes e sem ligação, é quase impossível fazer este tipo de trabalho. Um exemplo: você é fã do Chico Buarque e coloca uma de suas senhas como o nome de uma música, “Olhos$nos!olhos”. Se sua próxima senha for “O-que)será”, um hacker poderá quebrar seu conjunto de senhas.

Regra número 3: Sua senha precisa ser forte! Com isso eu digo que precisa ter vários caracteres, composto por letras, números e símbolos, como: “ta45)&g3çqwd19d4u5p1”. Mas como lembrar de uma senha como esta? E mais, como lembrar de diferentes senhas como esta? A solução está em escrevê-las em um banco de dados criptografado. Assim você só vai precisar lembrar da senha deste banco de dados.

A forma mais simples de se fazer isso é usando um gerenciador de senhas como o Steganos Password Manager. Ele é o melhor que já testei e tem todas as características de um excelente gerenciador de senhas. Não fique tentado a usar um documento de texto ou uma planilha para guardar suas senhas. Tais documentos são muito fáceis de serem quebrados.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

O programa indicado gera e guarda todas as suas senhas. Te avisa quando é necessário trocá-las. Funciona em seus dispositivos iOS e Android da mesma forma que no seu PC. Pode também se ligar ao OneDrive, Dropbox ou Google Drive, para backup de sua carteira criptografada.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 19

Password Manager 19

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Password Manager 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.