Como eliminar rastros de Windows

Melhore sua segurança digital se livrando dos rastros do Windows

Como eliminar os rastros do Windows

Quando o assunto é rastreamento, a primeira coisa que normalmente vem à mente é orastreamento web, relacionado com as atividades online. No entanto, no mundo da informática, o rastreamento pode também referir-se às ameaças que estão dentro do nosso próprio sistema. Neste caso, falamos de restos que podem deixar programas desinstalados, arquivos que pensamos ter eliminado, ou arquivos obsoletos que não fazem nada, mas desaceleram o seu computador.

Seguramente tem acontecido que você quer instalar um programa que já tinha desinstalado e o sistema notifica que o programa já está instalado, mas isso não é o caso. Este é um problema comum e frequente especialmente quando o computador tem alguns anos. Isto porque, quando você desinstala um programa, é normal fazê-lo através do Painel de Controle. No entanto, este tipo de remoção manual não é 100% eficiente, pois às vezes ficam vestígios de programas no registro do Windows, que podem então representar dores de cabeça para o usuário. A retenção de dados desnecessários também acaba causando uma desaceleração das funções gerais do Windows, junto com a perda de espaço livre no disco rígido.

Hoje em dia existem programas dedicados a otimizar nosso sistema de forma segura. Entre eles, está Steganos Privacy Suite, um programa de segurança digital que conta com a ferramenta TraceDestructor ("destruidor de rastros", em inglês). TraceDestructor tem uma função de remoção de vestígios do Windows dividido em quatro partes explicadas abaixo.

TraceDestructor: como ele funciona e o que faz

As quatro ações de eliminação de rastros do Windows de TraceDestructor são as seguintes: Arquivos Temporários, Lixeira do Windows, Pasta de Prefetch e Protocolos de conexão de Firewall do Windows. Os arquivos temporários (reconhecíveis pois começam com "~" e terminam com a extensão.TMP) surgem da necessidade de dividir as tarefas que fazemos com um programa. Quando um aplicativo não pode ter várias versões do mesmo documento abertas ao mesmo tempo, ele cria um arquivo temporário para desfazer qualquer edição que realizamos. Os arquivos temporários, juntamente com a ação de esvaziar a Lixeira do Windows são as opções recomendadas para realizar mais frequentemente. A pasta Prefetch permite um início mais rápido dos programas que usamos e a inicialização global do sistema. Windows já regula esta pasta, assim você só precisa remover os arquivos obsoletos de programas que você não usa. Uma boa prática seria a de esvaziar a pasta uma vez por ano. Finalmente, os protocolos de conexão do Firewall do Windows não precisam ser removidos se estamos felizes com a configuração atual.

Tutorial: Como eliminar rastros de Windows com TraceDestructor
  • Passo 1. Baixe Steganos Privacy Suite com o seguinte link.

  • Versão de teste

    Segurisoft Baixar
  • Passo 2. Uma vez aberto o menu principal, abra o TraceDestructor e selecione a segunda guia, "Rastros do Windows".

  • Proteger privacidade em Windows
  • Passo 3. Dentro da guia, vamos nos concentrar em "Rastros de Windows". A seção "Explorer" tem mais a ver com uma questão de organização e usabilidade, portanto, neste caso, não estamos interessados. Como se explicou acima, neste exemplo vamos remover os traços de 'Arquivos Temporários' e a 'Lixeira do Windows'.

  • Segurança digital em Windows
  • Passo 4. Uma vez selecionadas as opções Rastros do Windows que nos interessam, vamos decidir o que queremos fazer "Após a execução" na parte inferior.

  • Steganos Privacy Suite em Windows

Com a ajuda de TraceDestructor, podemos otimizar o desempenho do nosso sistema e ao mesmo tempo proteger a nossa segurança digital e privacidade. Outra opção de segurança do Windows recomendada e possível com Steganos Privacy Suite é a eliminação permanente de arquivos.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 18

Privacy Suite 18

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Victoria Rodriguez sobre Privacy Suite 18

Seguir @vicvictoriar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.