Como eliminar arquivos de forma segura

Como e porque devemos excluir os arquivos definitivamente


razoes eliminar arquivos de forma segura

Uma das questões mais em voga com relação aos arquivos importantes que temos no computador, notebook, tablet e smartphone é a segurança. O problema é que a segurança dos arquivos não deixa de existir ao deleta-los, uma vez que nada é apagado completamente do disco rígido desses dispositivos.

De nada adianta apenas apertar Ctrl+DELETE no computador para apagar um arquivo. Com ferramentas especializadas ainda é possível recuperar as informações contidas nesse arquivo, seja ele um documento escrito, foto ou até mesmo chave privada de Bitcoin.

Desta maneira, para realmente eliminar os arquivos com segurança e apaga-los por completo da existência, a única saída é recorrer a programas especializados que podem executar essa tarefa de forma fácil e tranquila.


A eliminação normal dos arquivos

A eliminação normal dos arquivos, seja enviando-os para a lixeira e esvaziando-a depois ou então apenas utilizando o famigerado Ctrl+DELETE, não apaga realmente os arquivos, mas sim autoriza que o sistema escreva as próximas informações por cima deles.

Entenda da seguinte forma, o disco rígido de um computador tem uma capacidade máxima. Enquanto ela estiver disponível, o computador irá continuar a inserir dados e mais dados. Quando damos o comando para o sistema “apagar” um arquivo, tudo o que acontece é que ele autoriza que aquele espaço seja reutilizado por outros dados que necessitam de gravação.

Então, olhando por esse prisma, temos dois problemas: o primeiro é que enquanto houver espaço vago no HD, essa sobrescrição não ocorrerá, já que o sistema opta por utilizar espaço “virgem”. O segundo é que, por mais que a sobrescrição ocorra, os dados previamente salvos continuam existindo dentro do material magnético do disco rígido, tornando-os passíveis de serem restaurados.


Como apagar arquivos definitivamente

Conforme mencionado anteriormente, a solução mais utilizada, e acertada, é o uso de programas especializados na deleção completa dos arquivos. A função desses programas não é apenas “apagar”, mas sim embaralhar tanto aquele espaço, escrevendo e sobrescrevendo dados inúteis, até que não seja mais possível a recuperação de nenhuma informação previamente armazenada.

Em se tratando da solução desse problema, o melhor é colocar a fé em uma empresa especializada com respaldo de mercado, como a Steganos. Para essa questão específica, a Steganos disponibiliza opções tanto no Steganos Privacy Suite quanto no Steganos Tuning PRO.

Enquanto o Steganos Tuning PRO tem um conjunto de ferramentas mais voltado para a otimização e reconfiguração geral do sistema, o Steganos Privacy Suite é uma solução completa voltada para a privacidade e segurança do usuário.

Entretanto, ambos executam a função de apagar definitivamente arquivos com maestria. Para entender melhor como o Steganos Privacy Suite funciona na prática, clique no botão abaixo e faça o download da versão de teste ilimitada, que funciona sem restrições por 30 dias, e garanta a proteção de seus arquivos, até mesmo na hora de apaga-los.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Artigos relacionados:

Saiba como garantir a confidencialidade entre advogado e cliente

Descubra como evitar que hackers destruam sua empresa

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Privacy Suite 19

Privacy Suite 19

  • Protege a privacidade online
  • Criptografa e oculta arquivos
  • Gerencia e protege suas senhas

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Privacy Suite 19

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.