Diferenças entre Truecrypt e Steganos Safe

Referencia sobre la imagen

Hoje em dia, passamos a maior parte de nosso tempo online, de uma forma ou de outra. Seja tendo uma conta de rede social, com arquivos na nuvem ou até mesmo com mensagens de bate papo. A questão é: por mais que não estejamos efetivamente online, sempre teremos um perfil, conversas passadas ou então nossos arquivos mais importantes na rede, guardados em uma nuvem.

Apesar de haverem maneiras de se proteger contra o mau uso de todas as informações citadas acima, neste texto, trataremos dos seus arquivos pessoais, que estão agora mesmo em seu computador que vive conectado na net e naqueles que estão na sua nuvem pessoal ou corporativa.

Estes arquivos são os que estão sempre mais vulneráveis, pois ficam constantemente na internet, apenas a um passo de caírem em mãos erradas. Para proteger nossos dados mais importantes, temos que tomar medidas extras de segurança, como o emprego de criptografia.

O que é criptografia, esse bicho morde?

Referencia sobre la imagen

Não, ele não morde! Criptografia, palavra derivada do grego kryptós “escondido”, mais graphé “escrita”, significa esconder algo na escrita. Um anagrama, por exemplo, é um tipo de criptografia, pois a informação está lá apesar de escondida. Mas o que precisamos aqui é de muito mais do que um simples anagrama para proteger nossas informações.

Para isso, desde tempos passados o homem foi refinando a criptografia até os tempos atuais. Antigamente, quando pessoas instruídas queriam proteger suas informações, elas usavam um criptógrafo, o que nada mais era do que a ideia de trocar letras e números da informação desejada para deixá-la segura aos olhos alheios. Contudo, o padrão de um criptógrafo é muito desatualizado para os dias de hoje, quando temos supercomputadores que conseguem decifrar códigos em segundos.

Como usar criptografia nos dias de hoje

Referencia sobre la imagenReferencia sobre la imagen

A criptografia ainda é muito utilizada hoje, mas atualmente utilizamos programas de ponta para proteger nossos dados. Esses programas empregam algoritmos em vários níveis de dificuldade, atrapalhando bastante a decodificação dos dados sem a senha específica para eles.

Dentre esses programas estão o Truecrypt e o Steganos Safe. Ambos contam com uma proteção criptográfica de alto nível, que ajuda a proteger seus documentos digitais mais importantes, estejam eles na rede ou em seu computador pessoal.

Para resolver a “disputa” e entender qual protegeria melhor seus arquivos mais sensíveis, fizemos um comparativo entre os dois, mostrando as vantagens de ambos para que você possa escolher em qual confiar quando quiser assegurar que ninguém além de você, leia seus arquivos.

Truecrypt Steganos Safe
Software de código aberto (open source) Software proprietário (código fechado)
Protocolo de criptografia AES-256 bits Protocolo de criptografia AES-XEX 384 bits
Não possui suporte Possui suporte completo da Steganos (empresa especialista em segurança digital)
Tamanho máximo do safe limitado na hora da criação do mesmo Tamanho do safe expansível até o máximo suportado pelo drive
Não cria safes diretamente na nuvem Cria safes diretamente nas nuvens mais usadas
Difícil de configurar em rede Facilmente configurável em rede

Conforme podemos ver, apesar de serem programas com funções similares, o Steganos Safe se mostra superior, tendo muito mais vantagens para o uso do que o Truecrypt, dando ênfase ao fato dele não ser mais suportado pelos seus produtores originais, o que pode complicar as coisas caso haja alguma fala crítica ou brecha em seu protocolo.

A descontinuação do projeto Truecrypt por seus desenvolvedores veio como um choque para uma comunidade acostumada a utilizar seus serviços de criptografia. Ainda hoje existem pessoas que continuam usando este programa, alheias ao risco inerente trazido por um software sem as atualizações necessárias.

Este fato, de acordo com vários analistas, é o motivo pelo qual existem tantos relatos de quebra no protocolo de segurança do Truecrypt, o que já não ocorre com o Steganos Safe em seus mais de 20 anos de mercado.

Para baixar o Steganos Safe, é só clicar no botão abaixo e começar o uso com sua versão grátis de 30 dias. Caso esteja tendo problemas ao utilizá-lo, clique aqui e veja um tutorial completo sobre como extrair o melhor desse programa.

Lembra que eu falei antes sobre proteção enquanto estamos na rede, enviando mensagens e tudo mais? Uma boa opção, da mesma empresa que o Steganos Safe, para proteger sua conexão e dados enviados através dela, até mesmo te dando anonimato online é o Steganos Online Shield, para saber mais sobre esse programa, clique aqui.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Safe 19

Safe 19

  • Cria cofres virtuais de até 2TB
  • Compatível com Dropox, Google Drive e OneDrive
  • Criptografia AES- XEX de 384 bits

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre Safe 19

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.