Saiba a diferença entre HTTP e HTTPS e sua importância

Entenda o que são e as diferenças entre HTTP e HTTPS

diferenca entre http e https

Quando navegamos na internet vemos que os endereços de sites da web que visitamos são precedidos por HTTP ou HTTPS. Mas, o que significam essas siglas?

  • HTTP: A sigla é proveniente do inglês Hyper Text Transport Protocol, ou seja, Protocolo de Transferência de Hipertexto. Basicamente, se trata de um protocolo do tipo de petição de resposta criado com o objetivo de definir e padronizar as comunicações que são levadas a cabo entre os diferentes dispositivos que formam parte de uma rede. Para que o sistema exista, falta a presença de um cliente e servidor. O cliente faz a petição, por exemplo, escrevendo uma URL no seu navegador e o servidor dá a resposta, ou seja, começa a enviar o download dos arquivos pedidos na forma de texto, imagens e etc.

  • HTTPS: essa é a versão segura do HTTP, o Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro (em inglês, Hypertext Transfer Protocol Secure). Esse sistema se baseia na combinação de protocolos HTTPS e SSL/TS. Em suma, trata-se da forma mais segura de acessar a informação disponível na internet. O HTTPS transmite os dados de forma segura usando uma conexão criptografada utilizando uma chave pública, a qual permite que o receptor consiga ler as informações ao recebe-la. Essa chave existe em um servidor e se inclui no que conhecemos como certificado SSL.

Quais são as diferenças entre HTTP e HTTPS?

Uma das principais diferenças visíveis para o usuário é a velocidade. Essa pode ser mais rápida no HTTP do que com uma conexão segura. Isso ocorre pois criptografar e descriptografar os dados faz com que se consuma mais banda, resultando na redução da velocidade. Entretanto, por mais que seja mais lenta, essa é a melhor opção para navegar na internet.

As principais diferenças são:

HTTP

HTTPS

O URL começa com "http://"

O URL começa com "https://"

Não se utiliza conexão segura

Utiliza-se conexão segura

Envio de dados feito através da porta 80

Envio de dados feito através da porta 443

Não requer validação de domínio

Requer no mínimo a validação do domínio e, para alguns certificados, ainda inclui a validação de documentos legais

Funciona no dispositivo

Funciona no transporte dos dados

Sem criptografia

Com criptografia

Não requer certificados SSL

Requer certificados SSL

Como aumentar a segurança das contas online?

Cada vez mais a internet se converte em boa parte de nosso dia a dia. Temos contas de e-mail, redes sociais, sites de compras, entre muitos outros. Apesar do uso cada vez mais difundido do HTTPS, ainda existem muitas formas de acessar de forma ilegal os dados no início de sites da web. Em muitos casos isso ocorre por descuido dos usuários. Por exemplo, repetir a mesma senha em todas as contas online. Assim sendo, se essa conta for comprometida, todas as demais estarão susceptíveis.

Para aumentar a segurança das contas online, principalmente em um ambiente de ecommerce, onde precisamos guardar os dados de nossos cartões de crédito e contas bancárias, o mais recomendável é utilizar um gestor de senhas. O Steganos Password Manager, por exemplo, permite criar chaveiros que criptografam os dados no início do login e os insere automaticamente no navegador. O chaveiro fica protegido por uma senha mestra que pode ser inclusive gerada com o gerador de senhas invulneráveis presente no programa. Para testá-lo, basta clicar no botão abaixo e fazer o download da versão de teste ilimitada do Steganos Password Manager.

Versão de teste

Segurisoft Baixar

Independentemente do site onde você esteja registrado, seja uma loja como Amazon, eBay e MercadoLivre, ou Facebook, Gmail e outros serviços que utilizamos diariamente, o Password Manager tem a capacidade de armazenar todas as contas e dados de login, permitindo categoriza-las para um melhor gerenciamento. O programa também permite guardar de forma segura os dados de cartões e contas bancárias. Por mais que não coloque-os automaticamente na internet, essa é uma forma segura de manter esses dados armazenados em algum lugar, mais protegidos que guardados em um dispositivo móvel que esteja denominado como “logins e senhas”. Para mais informações sobre o produto, visite o site oficial do gerenciador de senhas da Steganos.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

Password Manager 19

Password Manager 19

  • Senhas protegidas em PCs e dispositivos Android e iOS
  • Início de sessão automático
  • Criação de senhas invulneráveis

Versão de teste

segurisoft Baixar

/ Escrito por Thiago Monteiro sobre Password Manager 19

Seguir @6Monteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.